quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

As vantagens do cultivo orgânico de açaí

Marcadores: , , , ,

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Dieta de baixo carboidrato pode ser mais eficiente do que medicamentos antipsicóticos, afirma um psiquiatra de Harvard

Dieta de baixo carboidrato pode ser mais eficiente do que medicamentos antipsicóticos, afirma um psiquiatra de Harvard

Os benefícios de uma dieta de baixo carboidrato para o equilíbrio do sistema nervoso já é um fato bem solidificado na ciência. A dieta cetogênica, por exemplo, é utilizada para o tratamento de epilepsia e desordens parecidas há décadas, com resultados positivos comprovados.

Recentemente, numa conferência de Psiquiatria, o Dr. Chris Palmer apresentou resultados terapêuticos surpreendentes em casos de uma desordem psicótica esquizoafetiva.

Ele relatou em detalhes o caso de dois pacientes, que já estavam sob tratamento convencional há anos, sendo que um deles já havia tentado doze medicamentos diferentes e o segundo, dezessete. A dieta de baixo carboidrato resultou em melhorias bem superiores aos medicamentos, e diferentemente destes, com “efeitos colaterais” positivos, como perda de peso e redução nos níveis de insulina.

Durante sua apresentação, o Dr. Palmer afirmou que os resultados foram dramáticos e começaram a aparecer depois de 3 semanas, melhorando ao longo do tempo. 

Embora surpreendentes dentro do paradigma convencional da medicina, estes resultados não são raros e esta abordagem terapêutica incluindo mudanças na alimentação e no estilo de vida certamente ainda vai revolucionar a vida de muita gente.

Vale a pena relembrar o antigo conselho de Hipócrates: “Faça do seu alimento o seu remédio”. 


Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

'Estamos comendo veneno'

[...] o dossiê mostra que, das 50 amostras testadas, 30 continham resíduos tóxicos. Dessas, 13 apresentavam agrotóxicos não permitidos no Brasil. Caso do procloraz, encontrado em duas amostras de mamão.
Duas amostras de pimentão apresentaram sete tipos de substâncias diferentes, incluindo agrotóxicos proibidos para este alimento. Além disso, banana e laranja vieram com níveis de agrotóxicos acima do limite máximo permitido pela Anvisa.

Marcadores: , , , ,

O Congresso Internacional de Nutrição deveria dar Coca aos participantes?

[...] No manifesto, os delegados do congresso lamentavam a qualidade da alimentação servida aos mais de três mil participantes, que haviam se deslocado de todas as partes do mundo e pago até US$ 1.150 para ter acesso às palestras. No primeiro dia, a caixa de lanche e fruta veio acompanhada por uma garrafa de Coca-Cola.

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Knorr: "Me conheça melhor"?

Recentemente, a Knorr, da Unilever, lançou uma campanha publicitária com o mote "Me conheça melhor", no intuito de convencer os consumidores a deixar de lado o "preconceito" contra seus temperos industrializados. Num video todo alto astral e musicado, a marca usa uma série de exemplos de preconceitos que merecem ser derrubados, como os de gênero, sexualidade, etnia, religião ou estética, pra traçar um falso paralelo. Ela quer nos convencer de que, assim como a gente deixa de olhar torto para quem é diferente da gente quando se aproxima afetivamente, bastaria saber um pouquinho mais sobre a marca, por meio do site, pra concluir que o caldo Knorr é superlegal.

.

Tem pegadinha aí. Várias.


1) Não temos preconceito com tempero industrializado. Temos "pós-conceito". Após ler a lista de ingredientes e a tabela nutricional, e depois de provar comida de padaria temperada com esse tipo de produto, concluímos facilmente que tempero feito em casa é estupendamente mais saboroso e mais saudável. 

.

2) O site da marca segue o padrão da falsa transparência adotado por grandes marcas: muito blá blá blá pra pouca informação comprovada. 

.

3) A publicidade faz parecer que a Knorr tem algo de novo a oferecer, mas o produto permanece o mesmo. O glutamato monossódico continua lá.

.

4) A lista de ingredientes não declara qual tipo de gordura vegetal foi usado, o que não nos permite confirmar se contém gordura trans nem se a origem dessa gordura é transgênica. 


Eu não consumo tempero industrializado, mas como jornalista defensora da causa da transparência no setor de alimentos, gostaria de conhecer a Knorr melhorrrr, de verdade. Então, Knorr, declare na lista de ingredientes qual gordura vegetal você usa e aplique o selo dos transgênicos, que aí talvez a sua campanha faça sentido, e eu talvez possa reconhecer publicamente que você está se tornando de fato mais transparente.

#queremossaber #averdadesobreacomida

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Que tal aproveitar o Dia Mundial da Alimentação para dar início a uma dieta saudável?

Que tal aproveitar o Dia Mundial da Alimentação para dar início a uma dieta saudável? Confira 10 dicas para facilitar sua vida!

Marcadores: , , ,

sábado, 7 de outubro de 2017

Consumo excessivo de carne está devastando o planeta, diz relatório

[...] De acordo com o documento intitulado “Apetite por destruição”, a agricultura intensa e industrial também resulta em comida menos nutritiva: para conseguir o mesmo percentual de ômega 3 encontrado em um frango criado para consumo humano na década de 1970, são necessários, hoje, seis frangos. [...]

Um levantamento encomendado pela ONU em janeiro já alertava que, devido à agricultura, a Humanidade já ultrapassou quatro dos nove limites definidos como fundamentais para manter o desenvolvimento sustentável. [...]

— Os cientistas alertam que estamos enfrentando um evento de extinção em massa não visto desde os dinossauros. Grande parte da atual perda de biodiversidade é impulsionada pela forma como produzimos alimentos.

Marcadores: , , , , ,

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Dissipando mitos: Gordura faz mal? (Dr. Victor Sorrentino)

Marcadores: , , , , ,

terça-feira, 3 de outubro de 2017

JP Sears - O Óleo de Coco quer te matar! Veja como

Marcadores: , , , ,

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Estudo alerta para extinção em massa de alimentos

[...] Em relatório divulgado nesta terça-feira (26/09), o grupo aponta que, das estimadas 7 mil espécies vegetais comestíveis, majoritariamente 30 são usadas para alimentar o mundo. [...]

Mundo afora, apenas três culturas agrícolas – arroz, milho e trigo – fornecem cerca de 50% do total de calorias consumidas. Em quase 80% das áreas dedicadas ao cultivo de cereais, são plantadas apenas essas três variedades vegetais. Qualquer ameaça a esses alimentos provocada pelas mudanças climáticas poderia ser devastadora, alerta o grupo de pesquisadores. [...]

Outra solução para a extinção de alimentos seria criar demanda por diferentes culturas agrícolas. "Hoje temos demanda por café da Etiópia, por quinoa da Bolívia e dos Andes", diz Tutwiler. "Essas eram culturas que haviam sido completamente esquecidas. E em parte por meio dos nossos próprios esforços elas foram conservadas e agora têm um valor econômico." [...]

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Entenda por que o Brasil pode ter a melhor rotulagem nutricional do mundo

A informação nutricional vai aparecer nos rótulos de um jeito novo. Pra que esse jeito novo seja o melhor pro Brasil, a gente precisa convencer a Anvisa a escolher o modelo certo. 

A indústria e o comércio de alimentos certamente serão afetados pela mudança na rotulagem nutricional. Algumas empresas poderão se sentir prejudicadas, outras poderão tirar vantagem dessa novidade. 


Entenda por que o Brasil pode ter a melhor rotulagem nutricional do mundo

Conheça em detalhes a melhor proposta de rotulagem nutricional frontal apresentada até agora à Anvisa, baseada em evidências científicas e na experiência de outros países.
O que vai mudar na rotulagem tradicional

Essa mulherada é parte do grupo de rotulagem nutricional da Anvisa, coordenado pelo único rapaz na foto. Saiba como essa turma estudou o tema e quais conclusões levaram à nova proposta de rotulagem nutricional divulgada na semana passada.
A melhor do mundo


Você não precisa esperar a Anvisa colocar a novidade em vigor para saber quais alimentos serão rotulados com o triângulo negro. Aqui você fica sabendo de tudo antes de todo mundo.

A mudança na rotulagem nutricional é muito importante e deve causar um grande impacto positivo nas escolhas alimentares dos brasileiros. Mas há outros problemas a evitar nos rótulos. Se você não quer perder o bonde da história, vem comigo.

Marcadores: , , , ,

sábado, 2 de setembro de 2017

O que as pessoas comem nas regiões com as expectativas de vida mais altas do mundo?

Pessoas que moram nas regiões com as maiores expectativas de vida do mundo têm alguns hábitos em comum

E é justamente a alimentação que chama a atenção em cinco regiões do planeta onde a população atinge uma idade média superior a cem anos.

"O que descobrimos é que as pessoas nessas regiões não só vivem mais tempo - cerca de dez anos acima da média - mas vivem melhor a sua velhice"

[...] apenas 20% da nossa longevidade média pode ser atribuída à genética. "Os 80% restantes (se devem) ao estilo de vida e ao ambiente."

Uma das coincidências nas dietas é a ausência total de refrigerantes e produtos derivados do leite de vaca.

"Eles consomem cerca de três porções de peixe por semana, a mesma frequência dos ovos. Mas comem pouca carne vermelha, cerca de cinco porções por mês"

Seu consumo se limita muito ao que eles são capazes de produzir localmente. [...]

Marcadores: , ,

sábado, 5 de agosto de 2017

Qual sua seita?

Qual a sua seita ? Sim , eu me sinto assim ao abrir o Instagram ! Antes era uma briga dura para convencermos as pessoas à ter um estilo de vida saudável. Hoje ? Passou disso faz tempo ! É a seita do Low Carb, a seita do Jejum Intermitente , a seita do Carb Cycle , a seita do Bulking/Cutting , a seita ... a seita ... Sabe qual o mais interessante disso tudo ? Eu respeito e admiro todos estes protocolos MAS tem algo importantíssimo em todos estes : a individualidade biológica ! Ahhh ... esta não tem jeito ! É imutável ! Todos estes protocolos podem ser saudáveis ou não . Embora eu defenda claramente que há um excesso de carboidratos na população mundial e por conta disso estamos vivendo uma pandemia de doenças crônicas por conta disso , ou que eu saiba que longos períodos sem se alimentar seguido de uma dieta equilibrada em uma janela reduzida de tempo possa melhorar as taxas hormonais , ou que eu saiba que alguns dias de Low Carb seguido de um High Carb te fará perder gordura e manter a massa muscular como é o Carb Cycle . O que todos eles têm em comum ? Não foram feitos pra você ! Vejo pessoas e desculpe se for agressivo sem estudo algum na área , estudado por posts de instagram , leitura de blogs tendenciosos e artigos sem saber interpretar defendendo com unhas e dentes um estilo de alimentação , uma "seita " praticamente influenciando pessoas Ainda mais humildes intelectualmente pra aquilo .... só esqueceram de avisar : pessoa você é única , existe individualidade ! Por exemplo, se você fizer um Low Carb / High Fat temos duas opções : ou você se adaptará muito bem e ganhará anos de vida OU vai reduzir sua expectativa de vida por conta de alterações hormonais , de composição física . E olha que sou um dos maiores defensores de Low Carb ! Ou seja , antes de seguir uma "seita bloguiana ou Instagraniana" vá procurar o auxílio de quem realmente estudou pra isso ... ahhh e importantíssimo : PESSOALMENTE ! Ah , mais uma coisa : você não precisa de grupos , você é ÚNICO !

Marcadores: , ,

Individualidade biológica!

Você já se questionou por que uma dieta pode funcionar tão bem para uma pessoa, enquanto outra se frustra com os resultados alcançados? Ou, por que em estudos científicos quanto à suplementação de cafeína, por exemplo, a maioria de um certo grupo de indivíduos, apresenta resultados excelentes, enquanto alguns indivíduos do mesmo grupo podem apresentar resultados negativos? O que faz um nutriente ser relevante para a saúde de uma pessoa, mas não para todas as pessoas? Por que mesmo tendo um fator de risco de uma doença expresso nos genes, uma pessoa pode não manifestá-la? [...]
Contrariando o ditado “está nos genes” – antes utilizado para dizer que nossa saúde era herdada da família, predeterminada pela genética –, hoje sabemos que isso é apenas parte da verdade. A outra parte é que também podemos influenciar os genes, reduzindo sua expressão ou manifestação clínica com o uso de nutrientes, trazendo para nós mesmos a possibilidade do controle de nossa saúde – o conceito de medicina e nutrição personalizada. [...]
Linus Pauling, no início da década de 1950, demonstrou que a origem da doença era influenciada por radicais livres e que existia uma dose adequada de nutrientes para cada pessoa e não uma dose padrão para todos. Com esta noção da individualização da nutrição, Pauling trouxe à tona a “medicina ortomolecular”. Em sua publicação na revista Science, relatou a primeira prova da relação entre uma doença humana e uma alteração numa proteína específica. [...] Já em 1956, o Dr. Roger Williams introduziu o princípio da “individualidade bioquímica”, anunciando uma nova era na nossa compreensão da etiologia da doença e o papel dos nutrientes como ferramentas de intervenção. Notavelmente, o Dr. Williams reconheceu que o estado nutricional pode influenciar a expressão de características genéticas, embora na época não houvessem ferramentas disponíveis para determinar a individualidade bioquímica e genética. Assim, o conceito de “medicina individualizada” começou a ser introduzido e marcou o pioneirismo dos campos da Nutrigenômica e Nutrigenética.

Marcadores: , ,

Mistificação da genética...

Descobriram agora que com zinco podem-se recuperar crianças que se consideravam como: “deficientes mentais” incapazes de aprender, como foi feito agora na China. E com selênio recuperam-se músculos fracos mesmo se estes eram “genéticos” na família. Também um cachorrinho “pequinês” com seus ossos fracos e tortos, um bichinho de quem se tem dó e que se gosta de pegar no colo, desenvolve-se normalmente dando um cachorro bem maior e forte, se lhe for administrado mais manganês do que aquele que se encontra normalmente na alimentação dele.
Cordeiros nascem paraplégicos ou como se diz “com trem traseiro” paralítico se a ovelha mãe não recebeu o suficiente em cobre ou se a mãe necessitava mais cobre do que as outras ovelhas, como ocorre facilmente na Nova Zelândia.
Ou, uma planta torna-se mais resistente ao frio quando receber implantado um gene de um peixe do ártico. Este gene induz a maior absorção de ferro, que dá à planta sua maior resistência. Portanto, não é o gene que faz resistente ao frio, mas o ferro.
Diz-se que é genético quando crianças nascem com um arco dentário muito estreito, tão estreito que às vezes nem cabem todos os dentes. Na África isso é comum em regiões com solos muito decaídos ou em populações muito famintas. É certo que está na família, é genético é somente o fato de que estas famílias não estão ainda adaptadas aos solos e seu gasto em minerais é maior. É como existem automóveis que necessitam mais óleos lubrificante que outros, para fazer o mesmo serviço. Hereditário é somente a pré-disposição de uma pessoa, animal ou variedade vegetal precisar de mais ou menos de algum mineral do que outros e quem induz esta necessidade é o gene.
Usa-se a mistificação da genética para não precisar dizer que tudo, em última análise, depende do solo.
Ana Primavesi

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Quando a sua filha está acostumada com outros ingredientes e transforma a tarefa da escola

Fonte

Marcadores: ,

sexta-feira, 28 de julho de 2017

O cultivo "convencional" não fecha a conta... (Flávio Passos)

Estamos em 2017. Já temos um grande numero de demonstrações de que é possível e ideal cultivar em larga escala sem o uso de pesticidas tóxicos e outros elementos nocivos.
Sendo assim, porque ainda consideramos esta antiga tecnologia rudimentar que envenena os alimentos como o cultivo "convencional"?
"Ah, mas os orgânicos ainda são muito caros."
Isso é uma ilusão. No dia em que adicionarmos na conta do alimento a poluição e degradação do solo, das águas e da saúde de animais e pessoas, perceberemos que o cultivo "convencional" não fecha a conta.
O produto limpo, artesanal, orgânico e cultivado com amor tem o verdadeiro preço do alimento. O "convencional" é artificialmente baixo.
Ame a SUA Natureza. Enxergue além da ilusão.

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Colesterol: um mito a menos pra medicina.

(recebi no whatsapp)

* O colesterol * é oficialmente removido da Lista Negra. 
  
O governo dos EUA finalmente aceitou que o * Colesterol * não é mais um nutriente preocupante. Numa mudança radical em seus avisos para se evitar alimentos ricos em Colesterol desde a década de 1970 ( para se prevenir de doenças cardíacas e artérias obstruídas ).

Isto significa que os ovos, a manteiga, os produtos lácteos integrais, as nozes, o óleo de côco e a carne foram agora classificados como * seguros * e foram oficialmente removidos dos nutrientes da "lista de preocupação".

O Departamento de Agricultura dos EUA, que é responsável pela atualização das diretrizes a cada cinco anos, declarou em suas conclusões para 2015: "Anteriormente, as Diretrizes Alimentares para os americanos recomendavam que a ingestão de colesterol fosse limitada a não mais de 300 mg / dia.

"A DGAC de 2017 não apresentará esta recomendação porque as evidências disponíveis não mostram uma relação apreciável entre o consumo de colesterol dietético e o colesterol sérico ( no sangue), consistente com o AHA / ACC (American Heart Association / American College of Cardiology)

O Comitê Consultivo das Diretrizes Dietéticas, em resposta, não mais advertirá as pessoas contra o consumo de alimentos ricos em Colesterol e, em vez disso, se concentrará "NO AÇÚCAR" como a principal substância preocupante na dieta.

O cardiologista norte-americano Dr. Steven Nissen disse: "É a decisão certa. Temos as orientações dietéticas erradas. Eles estão errados há décadas".

"Quando comemos mais alimentos ricos neste composto, nosso organismo acaba compensando e produzindo menos. Se nos privamos de alimentos ricos em colesterol - como ovos, manteiga e fígado - o nosso corpo faz um "revs up".

A maior parte do colesterol circulante é produzido pelo fígado. Seu cérebro e até seus hormônios são compostos principalmente de colesterol. É essencial que as células nervosas funcionem. O colesterol é a base para a criação de todos os hormônios esteróides, incluindo estrogênio, testosterona e corticosteróides. Colesterol elevado no corpo é uma indicação clara de que o fígado do indivíduo está saudável.

Dr. George V. Mann M.D. diretor associado do estudo de Framingham para a incidência e prevalência de doenças cardiovasculares (CVD) e seus fatores de risco afirma: gorduras saturadas e colesterol na dieta não são a causa da doença cardíaca coronária. "Esse mito é o maior engano do século".

* O colesterol é o maior golpe médico de todos os tempos *


Então "a não ser q ele esteja em níveis extremamente altos" vc pode parar de se preocupar tanto com o seu nível de colesterol!
Os estudos definitivamente provam: o colesterol não é a causa da doença coronariana. 
A maioria das pessoas que têm ataques cardíacos têm níveis normais de colesterol.

NOSSO CORPO PRECISA 950 mg DE COLESTEROL PARA O METABOLISMO DIÁRIO E O FÍGADO É O PRINCIPAL PRODUTOR.

SOMENTE 15% DE COLESTEROL é oriundo da nossa alimentação. Se o teor de gordura for menor em nossos alimentos o nosso fígado terá que trabalhar mais para manter o nível de 950 mg. Se o nível de colesterol é elevado em nosso corpo, ele mostra é que o fígado está trabalhando corretamente.

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Como reconhecer um genuíno Azeite Extra-virgem?

[...] É difícil afirmar se a marca de azeite que você está comprando é realmente extra virgem. Porém, existe uma dica que pode lhe dizer se o seu produto é real ou falso.

O azeite extra virgem solidifica quando está frio. Para realizar o teste, basta colocar um pouco de azeite dentro de um recipiente de vidro, e mantê-lo dentro do refrigerador por um prazo de 48 horas. Ao abrir a geladeira, verifique se o azeite está turvo ou endureceu. Qualquer óleo que não engrossar na geladeira, não é puro – simples assim.

O ponto de fusão (transformação de líquido para sólido) do azeite acontece na temperatura de 13-14° C, ou seja, com a redução da temperatura o azeite deverá solidificar e apresentar-se na forma pastosa.

Por fim, só nos resta confiar nos órgãos de fiscalização e no respeito das empresas com o consumidor.

Marcadores: , ,

quinta-feira, 20 de julho de 2017

O Glúten nosso de cada dia - Flávio Passos

O pão é bíblico. Símbolo do próprio alimento, de prosperidade e, para muitos, até de comunhão com o divino.

No entanto, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem pela incapacidade de digerir este tipo de alimento, ou ainda de qualquer tipo de alimento que seja derivado do trigo, do centeio ou da cevada, em especial pela presença de uma certa proteína altamente alergênica denominada Glúten.

A sensibilidade ao glúten é variável de acordo com cada indivíduo, e existe num amplo espectro de possibilidades e sintomas. De um lado temos os indivíduos celíacos, que são incapazes de processar sequer infinitésimas partículas de glúten que ficaram como resíduo em um utensílio que foi usado para preparar um prato com glúten. Do outro lado, temos os indivíduos que não tem qualquer tipo de problema com o glúten. E entre um e outro extremo, uma enorme quantia de indivíduos sofrendo mais ou menos com sintomas diversos de intolerância a esta substância. [...]

Um dos maiores problemas com a intolerância ao glúten é sua natureza insidiosa. Cerca de 75% das pessoas intolerantes não demonstram qualquer sintoma aparente de algo que com o tempo e o consumo frequente pode vir a se tornar uma doença autoimune, um dano permanente no sistema nervoso e até um câncer intestinal. Algumas destas condições desenvolvem-se silenciosamente sem sintomas iniciais de fácil identificação. [...]

[...] o onipresente trigo é o mais problemático de todos os cereais. Bem diferente das variedades ancestrais, como o Einkorn (o grão bíblico), o Kamut ou o Espelta, o altamente hibridizado trigo utilizado em 99% das preparações (como pães, biscoitos, massas e etc.) possui 3 elementos inadequados para a saúde humana, os quais conheceremos a seguir. [...]

O Einkorn, trigo original do Crescente Fértil (onde a própria agricultura teve início), foi aquele servido por Abraão aos seus convidados. O Einkorn é diferente em diversos aspectos. Seus grãos são menores e mais estreitos do que o trigo moderno. O teor de glúten chega a ser quatro vezes menor, e de um tipo diferente – é um tipo de glúten que possui 14 cromossomos, contra 28 do trigo moderno. Com o Einkorn você consegue criar um pão crocante, mas não uma massa de pizza molenga e maleável, cookies ou mesmo o pão francês. [...]

O glúten, (do latim “glúten”, significa “cola”) é muito desejável para a culinária moderna pelo fato de que ele, como uma boa cola, aglutina a massa. É mesmo uma cola – misturando farinha de trigo com água você pode fechar envelopes com esta cola! [...]

O homem que desenvolveu esta variedade em meados do século XX, o cientista norte americano Norman Borlaug, foi laureado com o Prêmio Nobel e prometeu alimentar milhões de famintos ao redor do globo. E de fato o fez, assim como nutriu em milhões a obesidade e a doença. A doença celíaca é hoje 4 vezes mais comum do que há cinquenta anos atrás, e a principal razão é a mudança de qualidade do trigo, que ocorreu justamente neste período.

A primeira diferença principal deste trigo-anão é o elevado teor de um tipo de amido concentrado chamado amilopectina A. É graças a ele que obtemos pães tão fofos. Mas é um amido tão glicêmico que bastam duas fatias de pão integral para elevar o teor de açúcar no sangue em maior medida do que o fariam duas colheres das de sopa cheias de açúcar refinado.

Perceba que não há uma diferença significativa entre a farinha de trigo integral ou refinada (a famosa farinha branca) no quesito glicemia. Em pessoas com diabetes, tanto o pão branco quanto o integral elevam a glicemia sanguínea em 70 a 120 mg/dl sobre os níveis iniciais. [...]

A doença celíaca ocorre em indivíduos que tem uma predisposição genética conhecida como HLA DQ2 ou DQ8, a qual ocorre em cerca de 30% da população, sendo que 99% das pessoas que sofrem com intolerância severa ao glúten e ao trigo não são diagnosticadas como tal. Estamos falando de um problema que afeta muita gente que passa a vida sofrendo com sintomas que não são atribuídos à real causa. É, sem dúvida, algo a se considerar.

Marcadores: ,