sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Knorr: "Me conheça melhor"?

Recentemente, a Knorr, da Unilever, lançou uma campanha publicitária com o mote "Me conheça melhor", no intuito de convencer os consumidores a deixar de lado o "preconceito" contra seus temperos industrializados. Num video todo alto astral e musicado, a marca usa uma série de exemplos de preconceitos que merecem ser derrubados, como os de gênero, sexualidade, etnia, religião ou estética, pra traçar um falso paralelo. Ela quer nos convencer de que, assim como a gente deixa de olhar torto para quem é diferente da gente quando se aproxima afetivamente, bastaria saber um pouquinho mais sobre a marca, por meio do site, pra concluir que o caldo Knorr é superlegal.

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Tem pegadinha aí. Várias.


1) Não temos preconceito com tempero industrializado. Temos "pós-conceito". Após ler a lista de ingredientes e a tabela nutricional, e depois de provar comida de padaria temperada com esse tipo de produto, concluímos facilmente que tempero feito em casa é estupendamente mais saboroso e mais saudável. 

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2) O site da marca segue o padrão da falsa transparência adotado por grandes marcas: muito blá blá blá pra pouca informação comprovada. 

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3) A publicidade faz parecer que a Knorr tem algo de novo a oferecer, mas o produto permanece o mesmo. O glutamato monossódico continua lá.

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4) A lista de ingredientes não declara qual tipo de gordura vegetal foi usado, o que não nos permite confirmar se contém gordura trans nem se a origem dessa gordura é transgênica. 


Eu não consumo tempero industrializado, mas como jornalista defensora da causa da transparência no setor de alimentos, gostaria de conhecer a Knorr melhorrrr, de verdade. Então, Knorr, declare na lista de ingredientes qual gordura vegetal você usa e aplique o selo dos transgênicos, que aí talvez a sua campanha faça sentido, e eu talvez possa reconhecer publicamente que você está se tornando de fato mais transparente.

#queremossaber #averdadesobreacomida

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