quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O hábito das sacolas reutilizáveis na Alemanha

Marcadores:

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Os detentos do interior de São Paulo que começaram a ler literatura na cadeia

Desde 2013 juízes do país têm autorização para reduzir o tempo de cadeia de presos que escrevam resenhas sobre os livros que leram; ao todo, já foram escritos mais de 6.000 textos.

Marcadores:

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Obsolescência programada

Tudo é feito às claras, pelo menos desde os anos 1920: empresas projetam produtos programados para durarem pouco, para obrigar o consumidor a comprar outro. Chama-se obsolescência programada. Mas o jogo está virando, pois governos e cidadãos começam a tomar providências contra esse abuso. 
O Parlamento Europeu aprovou um relatório no qual pede medidas contra os fabricantes que adotam o expediente e na França um coletivo de consumidores entrou com uma ação contra grandes fabricantes de cartuchos de impressoras, como Epson, HP, Canon e Brother. Porque dinheiro não é capim e o planeta não é uma lata de lixo.
Via EL PAÍS Brasil
Foto: JC
Saiba mais: https://tinyurl.com/yalemhxr
#CadaGotaConta #ObsolescênciaProgramada #LixoEletrônico #

Marcadores: ,

domingo, 22 de outubro de 2017

Como a Junk Food está transformando o Brasil

Marcadores: , , ,

sábado, 21 de outubro de 2017

Campanha criativa sobre bullying

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Knorr: "Me conheça melhor"?

Recentemente, a Knorr, da Unilever, lançou uma campanha publicitária com o mote "Me conheça melhor", no intuito de convencer os consumidores a deixar de lado o "preconceito" contra seus temperos industrializados. Num video todo alto astral e musicado, a marca usa uma série de exemplos de preconceitos que merecem ser derrubados, como os de gênero, sexualidade, etnia, religião ou estética, pra traçar um falso paralelo. Ela quer nos convencer de que, assim como a gente deixa de olhar torto para quem é diferente da gente quando se aproxima afetivamente, bastaria saber um pouquinho mais sobre a marca, por meio do site, pra concluir que o caldo Knorr é superlegal.

.

Tem pegadinha aí. Várias.


1) Não temos preconceito com tempero industrializado. Temos "pós-conceito". Após ler a lista de ingredientes e a tabela nutricional, e depois de provar comida de padaria temperada com esse tipo de produto, concluímos facilmente que tempero feito em casa é estupendamente mais saboroso e mais saudável. 

.

2) O site da marca segue o padrão da falsa transparência adotado por grandes marcas: muito blá blá blá pra pouca informação comprovada. 

.

3) A publicidade faz parecer que a Knorr tem algo de novo a oferecer, mas o produto permanece o mesmo. O glutamato monossódico continua lá.

.

4) A lista de ingredientes não declara qual tipo de gordura vegetal foi usado, o que não nos permite confirmar se contém gordura trans nem se a origem dessa gordura é transgênica. 


Eu não consumo tempero industrializado, mas como jornalista defensora da causa da transparência no setor de alimentos, gostaria de conhecer a Knorr melhorrrr, de verdade. Então, Knorr, declare na lista de ingredientes qual gordura vegetal você usa e aplique o selo dos transgênicos, que aí talvez a sua campanha faça sentido, e eu talvez possa reconhecer publicamente que você está se tornando de fato mais transparente.

#queremossaber #averdadesobreacomida

Marcadores: , , , ,

Por que os vagalumes brilham?

Marcadores:

Os problemas trazidos pela extinção de alguns insetos

Marcadores: , ,

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Que tal aproveitar o Dia Mundial da Alimentação para dar início a uma dieta saudável?

Que tal aproveitar o Dia Mundial da Alimentação para dar início a uma dieta saudável? Confira 10 dicas para facilitar sua vida!

Marcadores: , , ,

domingo, 15 de outubro de 2017

Não se produz para atender necessidades, mas para gerar lucro

Fonte

Marcadores: , ,

sábado, 14 de outubro de 2017

Tecnologia pode criar elite de super-humanos e massa de inúteis

Os avanços em tecnologia, genética e inteligência artificial podem transformar a desigualdade econômica em desigualdade biológica? O autor e historiador Yuval Noah Harari se fez essa pergunta.

[...] Os governos não forneciam educação e vacinação porque eram bondosos. Eles precisavam que as massas fossem úteis. Mas agora isso está mudando novamente.
Os melhores exércitos da atualidade demandam poucos soldados, mas altamente treinados e com equipamentos de alta tecnologia.
As fábricas também estão cada vez mais automatizadas.
Esse é um dos motivos pelos quais poderemos - num futuro não tão distante - ver a criação das sociedades mais desiguais que já existiram na história humana. E há outros motivos para temer esse futuro.
Com rápidos avanços em biotecnologia e bioengenharia, nós podemos chegar a um ponto em que, pela primeira vez na história, desigualdade econômica se torne desigualdade biológica.

Marcadores: ,

domingo, 8 de outubro de 2017

Que todos os seres vivam em igualdade

"Que todos os seres vivam em equanimidade(igualdade) livres de paixões, de agressões e de preconceitos."

Marcadores:

Os plásticos e as tartarugas

Um desses frascos contém sacos plásticos, o outro contém uma água-viva. Agora imagine que você é uma tartaruga com fome.
Fonte

Marcadores:

sábado, 7 de outubro de 2017

A Agroecologia é a resistência da comida de verdade para todos!

A Bela Gil postou essa foto que mostra o Cerrado devastado para dar espaço à monocultura (monocultura NÃO é produção de alimento). Ela - e nós também - apostamos na Agroecologia como forma de resistir à esse modelo e transformar essa realidade. "Acredito que só a Agroecologia com sua visão ética e justa consegue colocar alimento de qualidade e de verdade na mesa de TODOS os brasileiros. E para que esse sistema mude, precisamos virar o jogo enquanto há tempo, e repensar as monoculturas que destroem a nossa biodiversidade para alimentar porcos na China e a indústria alimentícia de produtos ultraprocessados. A AGROECOLOGIA É A RESISTÊNCIA DA COMIDA DE VERDADE PARA TODOS!!! 💚"

Marcadores: , , ,

Consumo excessivo de carne está devastando o planeta, diz relatório

[...] De acordo com o documento intitulado “Apetite por destruição”, a agricultura intensa e industrial também resulta em comida menos nutritiva: para conseguir o mesmo percentual de ômega 3 encontrado em um frango criado para consumo humano na década de 1970, são necessários, hoje, seis frangos. [...]

Um levantamento encomendado pela ONU em janeiro já alertava que, devido à agricultura, a Humanidade já ultrapassou quatro dos nove limites definidos como fundamentais para manter o desenvolvimento sustentável. [...]

— Os cientistas alertam que estamos enfrentando um evento de extinção em massa não visto desde os dinossauros. Grande parte da atual perda de biodiversidade é impulsionada pela forma como produzimos alimentos.

Marcadores: , , , , ,

O Poder da Meditação: 7 Benefícios Extraordinários

Marcadores: , ,

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

How Bacteria Rule Over Your Body – The Microbiome (legendado)

Dissipando mitos: Gordura faz mal? (Dr. Victor Sorrentino)

Marcadores: , , , , ,

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

"Hotel Zero Estrela" não tem teto nem paredes

Marcadores:

terça-feira, 3 de outubro de 2017

JP Sears - O Óleo de Coco quer te matar! Veja como

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Unidade - Minimalismo aplicado ao vestiário (Caciano Camilo Compostela)

Unidade .:.
❝Não há nada de errado em você ter um closet com trezentas blusas, mais duzentos e cinquenta e sete pares de sapatos {na verdade há, mas não entraremos nessa celeuma}, é muito bom que a vida tenha lhe proporcionado isto; no entanto, caso deseje refinar tua postura, estilo e guarda-roupa, tens aqui um ponto de reflexão.
Em virtude dos sacrifícios impostos ao planeta e da agonia fomentada pelo insaciável coração consumista do mundo, talvez lhe seja oportuno trocar o Scarpin vermelho pelas sandálias da humildade e mudar.
A filosofia minimalista aplicada ao vestuário lhe apontará algumas possibilidades que podem ser proveitosas no todo ou em parte; eu mesmo tenho feito uso destes preceitos nos últimos anos e - posso afirmar - multiplicado tempo, energia e serenidade.
1- Escolha uma única cor (predominante ou absoluta) para tuas vestes, esse minimalismo nas cores lhe poupa tempo de escolha, fixa um estilo e reduz a ansiedade.
2- Tenha um padrão mais ou menos único de roupas, uma espécie de uniforme que lhe seja confortável, simples e elegante ao mesmo tempo.
3- Estabeleça como meta não usar roupas oriundas de trabalho escravo ou de corporações descompromissadas com o bem-estar animal, ambiental e humano.
4- Nunca compre nenhuma peça de roupa ou calçado pela moda, impulso ou para impressionar outros. Confiança não se compra, se desenvolve.
5- Se necessário, mande fazer tuas roupas. Não use ou guarde nada rasgado, velho ou inutilizado por mais de dois meses.
6- Faça com que todo teu guarda-roupa pessoal caiba em compartimentos cada vez menores. Lave as peças diariamente (é como tomar banho...) e ficará perfeitamente habituado a algo, num primeiro momento, incomum.
7- Não te preocupe, verá que sempre terá recursos para renovar teu pequeno vestuário, e não será surpreendido pela necessidade d'algo a mais porque, na verdade, te surpreenderá com o muito mais quando ousares ter bem menos.
Sim, é um desafio, mas destes cuja conquista fortalecem o corpo, clareiam a mente e enobrecem o espírito!❞

Marcadores: ,

Poluição por microplásticos é encontrada em organismos no mar profundo

Fonte e mais informações

Marcadores:

O que realmente é meditar? Como a mente humana funciona? (Monja Coen)

Marcadores: , ,

domingo, 1 de outubro de 2017

23 ganhadores do Prêmio Nobel pedem em carta a Temer o fim dos cortes na ciência

[...] O grupo de cientistas afirma que os cortes orçamentários resultarão na "fuga de cérebros". A carta ainda afirma que outros países em crise econômica fizeram cortes orçamentários de 5% a 10%, e que ""um corte de mais de 50% é impossível de ser acomodado, e irá comprometer seriamente o futuro do país".

A redução orçamentária para a ciência brasileira já foi divulgada em periódicos de prestígio como a Nature.

Marcadores: