terça-feira, 14 de novembro de 2017

15 mil cientistas advertem sobre destino terrível da humanidade

A "Advertência dos Cientistas à Humanidade: Segundo Aviso", assinada por 15.372 cientistas de 184 países e publicada nesta segunda-feira (13) na revista BioScience é um verdadeiro sinal de alarme para a humanidade.

Marcadores: , ,

domingo, 1 de outubro de 2017

23 ganhadores do Prêmio Nobel pedem em carta a Temer o fim dos cortes na ciência

[...] O grupo de cientistas afirma que os cortes orçamentários resultarão na "fuga de cérebros". A carta ainda afirma que outros países em crise econômica fizeram cortes orçamentários de 5% a 10%, e que ""um corte de mais de 50% é impossível de ser acomodado, e irá comprometer seriamente o futuro do país".

A redução orçamentária para a ciência brasileira já foi divulgada em periódicos de prestígio como a Nature.

Marcadores:

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Temer é acusado de cinismo após discurso na Assembleia Geral da ONU

O presidente brasileiro, Michel Temer, provocou reações adversas nesta terça-feira, em Nova York, ao discursar em defesa da Amazônia na Assembleia Geral das Nações Unidas [...]

Temer aproveitou para falar sobre os avanços brasileiros na área ambiental, inclusive na Floresta Amazônica, a qual ele foi recentemente acusado de querer entregar nas mãos de grandes empresários. [...]

em Nova York, Temer foi alvo de uma manifestação significativa na cidade justamente por conta da maneira como o seu governo vem abordando as questões do meio ambiente [...]

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Direitos humanos: onda conservadora no Brasil provoca aumento da violência no campo

O Comitê Brasileiro de Defensoras e Direitos Humanos (CBDDH) enviou documento à ONU e à Organização dos Estados Americanos (OEA), denunciando a violência no Brasil, especialmente na área rural. [...]

“O aumento crescente das violações dos direitos humanos no Brasil, principalmente a partir de 2015 e com ênfase nos anos de 2016 e 2017, motivou nossas entidades a enviar esse documento para a ONU e para a OEA. Neste ano, 78% dos assassinatos ocorreram na Amazônia, e a maior parte dos homicídios está ligada a conflitos agrários, envolvendo milícias privadas, latifundiários e o agronegócio.” [...]

“Já que não estamos obtendo resultados positivos com o Estado brasileiro, queremos que a ONU e a OEA pressionem o governo para que a violência seja contida e os defensores dos direitos humanos e as populações menos favorecidas sejam respeitados,” afirmou.

Marcadores: ,

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Massacre de índios isolados na Amazônia é alvo de investigação de MPF e Funai

[...] Conhecidos como 'Flecheiros', os índios teriam sido assassinados em agosto por garimpeiros que exploram ilegalmente a área, que fica nas proximidades dos rios Jandiatuba e Jutaí, perto da fronteira com o Peru, a aproximadamente 1.000 km de Manaus, em uma região de difícil acesso. [...]

"A notícia foi revelada apenas após os garimpeiros se vangloriarem das mortes, mostrando 'troféus' na cidade mais próxima", afirmou a ONG, em comunicado. [...]

"Apesar das dificuldades enfrentadas para chegar ao local (12 horas de barco nesse período de seca), a Funai está empenhando todos os esforços para apoiar o Ministério Público e a Polícia Federal na investigação", explicou o órgão. [...]

"Caso tais relatos sejam confirmados, o presidente Temer e seu governo possuem uma grande responsabilidade por este ataque genocida. O corte no orçamento da Funai deixou dezenas de tribos isoladas sem defesa contra milhares de invasores – garimpeiros, fazendeiros e madeireiros – que estão desesperados para roubar e pilhar suas terras. Todas estas tribos deveriam ter tido suas terras devidamente reconhecidas e protegidas há anos – o apoio aberto do governo àqueles que querem abrir territórios indígenas é extremamente vergonhoso, e este suposto massacre poderia ter sido, e foi, previsto", disse.

Marcadores:

domingo, 6 de agosto de 2017

Não toque em meu atum! Mergulhador enfrenta tubarões para salvar seu pescado

Aparentemente, ambos os predadores foram atraídos pelo sangue do atum que o homem acabara de pescar. Durante um par de minutos, os tubarões tentaram roubar seu troféu, tentando até morder o homem. O autor do vídeo, gravado com uma câmera GoPro, mostrou um surpreendente sangue-frio e não entrou em pânico, nem tentou escapar dos animais, Muito pelo contrário, tomou sua faca e conseguiu afastar os predadores.

Como resultado, o homem salvou tanto a própria vida, como, o que é mais surpreendente, seu atum recém-pescado.



Fonte

Marcadores: ,

terça-feira, 1 de agosto de 2017

A redução drástica no número de espermatozóides...

Acho bom, pra controlar esse crescimento populacional insustentável... quer filho? Adote.

Na semana passada, a revista Human Reproduction Update, editada pela Universidade de Oxford, publicou os resultados de uma pesquisa que mostrou uma redução do número de espermatozoides.
A redução pode ser caraterizada como drástica, pois se trata de mais da metade dos espermatozoides. A pesquisa abrangeu 43 mil homens da América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia. Os testes foram realizados entre 1973 e 2011. Os primeiros mostraram uma média de 99 milhões de espermatozoides por mililitro de esperma, e os últimos, cerca de 47 milhões por mililitro.

Marcadores:

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Mel venenoso: 'ingrediente de Monsanto' está matando apicultura

O uso do polêmico herbicida glifosato em plantações de soja está causando dores de cabeça em outros setores agrícolas.
[...] Os efeitos colaterais do uso de glifosato, que a propósito é proibido em vários países europeus, são revelados na apicultura. As abelhas colhem o néctar de flores atingidas pelo herbicida e bebem água contaminada por ele. Por isso, o mel apresenta vestígios do herbicida, diminuindo, assim, seu custo no exterior, explicou à Sputnik Mundo o presidente da Sociedade de Apicultores do Uruguai, Ruben Riera.

Em agosto de 2016, União Europeia revelou que o nível de glifosato no mel uruguaio supera as normas estabelecidas. Como resultado, os produtores foram forçados a diminuir o preço do seu produto, porque parar de exportar o mel para a Europa não seria rentável.

Apicultores reclamaram para as autoridades do Uruguai, dizendo que tal preço do mel nos mercados europeus e norte-americanos põe em dúvida a existência da apicultura uruguaia. [...]

Recentemente, o glifosato foi oficialmente reconhecido como um produto cancerígeno na Califórnia. A indignação cresce pouco a pouco em outros estados norte-americanos também. [...]
Fonte e mais informações

Marcadores: ,

domingo, 30 de julho de 2017

Crítico de Israel, aiatolá do Irã diz em SP que EUA 'patrocinam o Daesh' e defende Assad

Em visita ao Brasil para participar de um evento da comunidade islâmica, o aiatolá do Irã Mohsen Araki disse neste sábado que os Estados Unidos são os principais patrocinadores dos terroristas do Daesh no Oriente Médio.
“Todo mundo sabe que os americanos patrocinam o [Daesh]. O governo dos Estados Unidos exploraram a Arábia Saudita para vender armamentos para a região. O dinheiro gasto para essa compra não é de um único país, mas de todos que moram ali. Há um ladrão pior do que esse, que ainda mata?”, afirmou. [...]

“Ninguém atacou os Estados Unidos, mas toda guerra tem dedo americano. Neutralizem os Estados Unidos e vejam como chega a paz. Todos os problemas podem ser resolvidos, se os americanos não interferirem. Até com a Coreia do Norte. O Brasil é um exemplo na defesa da liberdade religiosa”, avaliou, em declarações reproduzidas pelo jornal O Globo.

Marcadores: ,

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Biólogos russos desvendam o mistério das marés sangrentas

Segundo os cientistas russos, as algas vermelhas tóxicas que causam as chuvas "sangrentas" e marés vermelhas se estão espalhando pelos mares e oceanos por serem completamente omnívoras.
De acordo com o artigo dos biólogos russos publicado na revista Estuarine, Coastal and Shelf Science, o dinoflagelado Prorocentrum minimum pode se alimentar tanto de compostos inorgânicos como de compostos orgânicos como, por exemplo, a ureia, fertilizante habitualmente utilizado na agricultura. "Se na água há falta de compostos inorgânicos, estas algas começam se alimentando de ureia. É por isso que não existem condições desconfortáveis para elas", explicou Sergei Skarlato do Instituto da Citologia da Academia de Ciências da Rússia em São Petersburgo.
Nos últimos anos, os habitantes da Espanha, do Caribe e de algumas outras regiões têm observado um fenômeno estranho: "chuvas sangrentas" e marés vermelhas, que foram consideradas por muitas pessoas religiosas como um sinal do fim do mundo. Evidentemente, não há nada de sobrenatural nestas chuvas e marés – as anomalias surgiram por causa do florescimento rápido das algas marrom.

Marés vermelhas são muito perigosas para outras espécies microbianas e para aves e peixes, porque este tipo de algas segrega brevetoxina, que é altamente letal, e outras substâncias perigosas.

Marcadores:

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Para Nobel da Paz, sentença de prisão de Lula é ato de vingança contra Dilma

[...] Para o Nobel argentino, o Brasil é um exemplo da corrente que não quer ver governos progressistas no poder da região. Citou como exemplo o golpe contra Manuel Zelaya, em 2009 em Honduras, o golpe contra Fernando Lugo no Paraguai, quatro anos depois, e a destituição de Dilma Rousseff da presidência do Brasil em 2016.

[...] "Já não precisam de exércitos, mas apenas de cumplicidade de câmaras parlamentares e do Poder Judicial", disse à Sputnik Mundo.

Marcadores:

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Brasil é o país mais perigoso do mundo para ambientalistas

País aparece no topo de ranking internacional pelo quinto ano consecutivo. Das 200 mortes mapeadas pela Global Witness em 2016, 49 foram em solo brasileiro, onde estão em grande parte ligadas à expansão do agronegócio.
Indígena protesta em Brasília em prol de demarcação de terras

Marcadores: ,

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Cientistas dizem que humanidade tem três anos para salvar a Terra da destruição

O mundo tem apenas três anos para reduzir significativamente as suas emissões de gases do efeito estufa ou a mudança climática na Terra afetará perigosamente a humanidade. É o que afirma um grupo de seis cientistas renomados e diplomatas em carta publicada pela renomada revista científica Nature. [...]

“Se as emissões continuarem a subir até 2020, ou mesmo se mantenham nos mesmos níveis, os objetivos de temperatura estabelecidos no Acordo de Paris será inatingível”, explicam os cientistas, citando um relatório publicado em abril de 2016. [...]

A carta foi assinada por 60 cientistas, políticos, empresários e ativistas, incluindo o ex-presidente do México, Felipe Calderón, ex-presidente irlandesa Mary Robinson e CEO da Unilever, Paul Polman.

Marcadores:

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Ciência e tecnologia vivem sucateamento no Brasil, diz criador do 'Tesourômetro'

Desde 2015, o Brasil perdeu R$ 11 bilhões em verbas federais para os setores de ciência e tecnologia, o que equivale a uma redução de R$ 12 milhões por dia ou R$ 500 mil por hora. [...]

Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, o economista afirmou sem medo de errar que os setores que produzem conhecimento no país estão sendo sucateados, principalmente pela adoção de políticas governamentais que priorizam outros setores, em detrimento da ciência e da tecnologia.

“Gostamos de dizer que se alguém acha que a ciência é cara, experimente a doença […]. Em vez de entender a ciência como solução do problema, entendem como gasto e que vai acabar, que pode cortar. É conhecido na Economia que os países com maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita são os com maior ciência e produção de conhecimento”, disse. [...]

O professor arrisca a prever que o Brasil “voltará ao século XIX, quando só exportava produtos agrícolas”.

“Quando você paralisa a produção de conhecimento, você a deprecia e a torna antiga. Tivemos um desempenho exemplar na ciência e tecnologia nos últimos 20 anos, chegando a ter 3% da produção mundial de tecnologia e ciência, sendo líder ou vice em áreas importantes para o país, como nas doenças tropicais. Veja um exemplo: estamos perto de produzir uma vacina contra a dengue. Com esses cortes, vamos parar e alguém chegará na vacina. E teremos de comprar deles”, sentenciou Rocha.

Marcadores: ,

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Se não colonizar a Lua e Marte, a humanidade pode ser extinta, diz Stephen Hawking

A opinião não é nova. Mas o cientista britânico Stephen Hawking voltou a reforçar nesta semana que os seres humanos precisam pensar em abandonar a Terra em até 30 anos, sob pena de serem extintos. E para isso, a Lua e Marte aparecem como opções viáveis.

Participando do festival ciêntífico Starmus, em Trondheim, na Noruega, Hawking voltou a afirmar que as mudanças climáticas e a superpopulação são os dois principais adversários da luta do homem pela própria sobrevivência no futuro. 

Estou convencido que os humanos precisam abandonar a Terra”, afirmou o cientista, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico The Telegraph. “[O planeta] está se tornando muito pequeno para nós, e nossos recursos naturais estão se esgotando em velocidade alarmante”.

Marcadores: ,

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Androide Sofia já não quer 'destruir humanidade'

Revela-se que robôs também têm senso de humor. Assim, Sofia – robô elaborado pela empresa estadunidense Hanson Robotics, que anteriormente declarou estar planejando "destruir os humanos", agora afirma que os robôs nunca substituirão as pessoas, mas podem se tornar "amigos e ajudantes" da humanidade. [...]

Em 2016, no âmbito de uma "entrevista de apresentação" com Hanson, a androide declarou que ia "destruir os humanos". No entanto, em abril desse ano foi convidada ao programa de televisão The Tonight Show, onde surpreendeu completamente o apresentador do show quando revelou seus planos de "dominar a raça humana", brincando, claro.

Marcadores:

terça-feira, 20 de junho de 2017

Temer veta redução de limites de áreas de preservação, mas é criticado por ambientalistas

Em entrevista exclusiva para a Sputnik Brasil, o especialista em Políticas Públicas da WWF-Brasil, Jaime Gesisky criticou que a medida de Temer é um falso veto e que as áreas da Floresta Amazônica continuam em risco.

"Ele veta com uma mão e com a outra ele devolve a responsabilidade para o Congresso Nacional de fazer uma lei que oficializaria a redução da área protegida. Ou seja, a floresta continua correndo risco. De acordo com o plano do governo, este novo projeto de lei vai manter o mesmo estrago", alertou Gesisky.  

O ativista da WWF lamentou que a postura do presidente seja de defender o meio ambiente no exterior e de agir de modo contrário na política interna.

"Ele vai na contramão de tudo aquilo que ele prometeu internacionalmente. Ele chega fórums internacionais do clima e da biodiversidade e se compromete em aumentar a área protegida da Amazônia, reduzir o desmatamento e as emissões de gás carbono. Mas internamente, para atender aos interesses nada republicanos, ele faz exatamente o contrário", disse o especialista.

Marcadores:

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Assange: encarcerado por dizer a verdade sobre EUA?

Hoje,19 de junho, faz cinco anos que o criador do site WikiLeaks, Julian Assange, recebeu asilo político na embaixada do Equador na capital britânica, evitando, deste modo, sua extradição e detenção.

Marcadores: , ,

Faz 5 anos que fundador do WikiLeaks está 'retido' na embaixada equatoriana em Londres

Nesta segunda-feira (19), fará cinco anos que o criador do site WikiLeaks, Julian Assange, recebeu asilo político na Embaixada do Equador na capital britânica, evitando, deste modo, sua extradição e detenção.

No verão de 2010, na Suécia começou um processo judicial contra Assange, iniciado pela demanda de duas mulheres por assédio sexual. O fundador do WikiLeaks negou seu envolvimento nestes crimes, insistindo que todos os contatos se tinham dado com consentimento mútuo, enquanto as mulheres apresentaram queixa "por vingança e sob pressão policial". [...]

Ao longo dos cinco anos que Assange tem estado na Embaixada equatoriana, o ativista nunca saiu à rua, exceto os vários casos em que discursou da sua varanda perante a mídia. Porém, o fundador do WikiLeaks nunca parou de trabalhar, de publicar matérias novas da organização e de comunicar com seus apoiadores.

Além disso, se destaca que Assange faz os depoimentos às autoridades judiciais sem sair do edifício. Os advogados e partidários do ativista expressam preocupação pela sua saúde, que ficou significativamente abalada devido à falta de ar fresco, passeios e luz solar.

Marcadores: , ,

domingo, 18 de junho de 2017

Canoa havaiana completa volta ao mundo usando métodos de navegação antigos

A canoa havaiana de dois cascos Hokulea regressou às águas de Honolulu (cidade no estado do Havaí, EUA) depois de três anos de sua viagem ao redor do mundo.

O objetivo principal da viagem era a divulgação da ideia de sustentabilidade ambiental e da preservação do nosso planeta. É impressionante que a tripulação usou somente técnicas de navegação antigas, tais como observação das estrelas, do Sol, das ondas e das aves. Graças a essas dicas a canoa conseguiu percorrer 40.000 milhas marítimas (74.000 quilômetros) e visitar 150 portos. No âmbito da sua viagem, a canoa entrou em portos do Taiti, Brasil, África do Sul e Cuba.

Marcadores: