quarta-feira, 26 de julho de 2017

Biólogos russos desvendam o mistério das marés sangrentas

Segundo os cientistas russos, as algas vermelhas tóxicas que causam as chuvas "sangrentas" e marés vermelhas se estão espalhando pelos mares e oceanos por serem completamente omnívoras.
De acordo com o artigo dos biólogos russos publicado na revista Estuarine, Coastal and Shelf Science, o dinoflagelado Prorocentrum minimum pode se alimentar tanto de compostos inorgânicos como de compostos orgânicos como, por exemplo, a ureia, fertilizante habitualmente utilizado na agricultura. "Se na água há falta de compostos inorgânicos, estas algas começam se alimentando de ureia. É por isso que não existem condições desconfortáveis para elas", explicou Sergei Skarlato do Instituto da Citologia da Academia de Ciências da Rússia em São Petersburgo.
Nos últimos anos, os habitantes da Espanha, do Caribe e de algumas outras regiões têm observado um fenômeno estranho: "chuvas sangrentas" e marés vermelhas, que foram consideradas por muitas pessoas religiosas como um sinal do fim do mundo. Evidentemente, não há nada de sobrenatural nestas chuvas e marés – as anomalias surgiram por causa do florescimento rápido das algas marrom.

Marés vermelhas são muito perigosas para outras espécies microbianas e para aves e peixes, porque este tipo de algas segrega brevetoxina, que é altamente letal, e outras substâncias perigosas.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial