quinta-feira, 20 de julho de 2017

Evoluindo a qualidade de sua alimentação - Flávio Passos

[...] muitos de nós desenvolveram uma relação de dependência química ou emocional, para não dizer vício, com vários alimentos que nos desequilibram. Alguns são viciados em refrigerantes, outros em açúcar ou farinha, outros em drogas, lícitas ou ilícitas. Vício, hábito, não importa o nome – no caminho da vida saudável, é preciso aprender a escolher com consciência, e não por impulso.

Isso requer força de vontade, uma ferramenta da consciência que em muitos encontra-se atrofiada por falta de uso. Por esse e outros motivos, a maior parte das pessoas falha quando estabelece o propósito de seguir uma dieta – seja para perda de peso, ou qualquer outro motivo. Em muitos casos a pessoa começa bem, mas logo perde o foco e não consegue sustentar suas escolhas, retornando ao padrão destrutivo que teve a intenção de vencer.

O PRINCÍPIO DA ADIÇÃO: UMA ESTRATÉGIA

Nossa sugestão é adotar uma estratégia. Sim, em algum momento é necessário usar a força de vontade para romper com alguns hábitos, mas esse é um passo mais avançado. O ideal é começar a trilhar um caminho de evolução de qualidade de alimentação com mais leveza, sem se reprimir, sem se privar e sem lutar contra si mesmo.

A estratégia proposta é simples: num primeiro momento, não se preocupe com o que você come. Não se preocupe em riscar nada de seu cardápio. Não subtraia seus prazeres. Ao invés disso, concentre seus esforços em ACRESCENTAR, em adicionar alimentos ricos e funcionais na sua dieta. Concentre-se em adicionar no desjejum, lanches, almoço e/ou jantar alimentos ricos, nutritivos e puros que irão suprir as necessidades nutricionais de seu corpo, equilibrando-o e gerando saciedade.

Você já visitou uma festa infantil estando com fome? Um estrago não? Frituras, doces, brigadeiros, refrigerantes… fica difícil recusar qualquer coisa. O corpo está buscando nutrição, e vai procurar no que tem por perto.

Experimente fazer diferente: faça uma refeição nutritiva minutos antes de ir para a festa e perceba como é simples evitar aquilo que você sabe que não deve comer.

Esse é o método mais simples para aprender a comer bem, independente das condições, local ou circunstância. Um corpo abastecido, próspero em nutrientes, fica satisfeito. A partir dessa satisfação fica mais fácil fazer uma escolha consciente. [...]

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial