sexta-feira, 14 de julho de 2017

Manteiga Clarificada (Ghee) - Como fazer


Ghee (pronuncia-se "gui"), o famoso "ouro líquido" citado nas escrituras ayurvédicas indianas e hoje muito empregado na culinária saudável.

É um óleo purificado da manteiga que quando preparado no processo tradicional de aquecimento e coação, toda a água, os elementos sólidos (incluindo lactose e caseína) do leite são removidos em sua quase totalidade. Assim, excetuando casos muito agudos de alergia alimentar, o Ghee é quase que universalmente aceito (e apreciado) pela digestão humana. (Obs: em casos de ALERGIA, seu consumo não é recomendado).

Tem aroma refinado e sabor leve, não contém sal e não necessita refrigeração. Ótimo óleo para cozinhar pois tem alto nível de resistência ao calor, e embrulha os nutrientes lipossolúveis e medicinais do alimento, ajudando em sua assimilação. Sim, uma sopa de legumes com uma colher de sopa de ghee nutre de forma mais eficiente do que uma sopa "light", sem gordura.

O óleo da manteiga é uma substância complexa e nutritiva. Tão benéfico que é prescrito como remédio pelos doutores da medicina Ayurveda.

É importante ressaltar que é fundamental que o Ghee seja originado de uma manteiga de qualidade, que depende 100% daquilo que a vaca come. Manteiga é uma das gorduras mais saudáveis do planeta, desde que proveniente de vacas que se alimentam de capim, e não de ração. Se a vaca come ração feita de milho transgênico (que carrega resíduos de glifosato, toxina potente) e toma vacinas com antibióticos, tudo isso será armazenado na manteiga também. Este é o critério primordial: grassfed (vacas que comem capim). Melhor do que uma manteiga simplesmente orgânica, quando a vaca se alimentou de milho orgânico. Milho não é comida de vaca, comida de vaca é capim.

A qualidade daquilo que a vaca come determina sua saúde, e a composição nutricional de sua manteiga. Exatamente como acontece com você: a qualidade do que você come determina a qualidade de sua vida.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial