segunda-feira, 19 de junho de 2017

Faz 5 anos que fundador do WikiLeaks está 'retido' na embaixada equatoriana em Londres

Nesta segunda-feira (19), fará cinco anos que o criador do site WikiLeaks, Julian Assange, recebeu asilo político na Embaixada do Equador na capital britânica, evitando, deste modo, sua extradição e detenção.

No verão de 2010, na Suécia começou um processo judicial contra Assange, iniciado pela demanda de duas mulheres por assédio sexual. O fundador do WikiLeaks negou seu envolvimento nestes crimes, insistindo que todos os contatos se tinham dado com consentimento mútuo, enquanto as mulheres apresentaram queixa "por vingança e sob pressão policial". [...]

Ao longo dos cinco anos que Assange tem estado na Embaixada equatoriana, o ativista nunca saiu à rua, exceto os vários casos em que discursou da sua varanda perante a mídia. Porém, o fundador do WikiLeaks nunca parou de trabalhar, de publicar matérias novas da organização e de comunicar com seus apoiadores.

Além disso, se destaca que Assange faz os depoimentos às autoridades judiciais sem sair do edifício. Os advogados e partidários do ativista expressam preocupação pela sua saúde, que ficou significativamente abalada devido à falta de ar fresco, passeios e luz solar.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial