Vivências
O vale de Daniel Do Vale.
sábado, 18 de janeiro de 2014
quinta-feira, 27 de junho de 2013
A Voz do Morro - Injúria 1960s
Tudo começou assim
Alguém se vingou em mim
Inventando o que eu não pratiquei
Pois é
Só deus sabe o quanto amei
Por te amar tanto chorei
E chorando levo a coisa até o fim
Não sei como foste acreditar
Em mentira tão vulgar
De um sujeito tão vulgar também
Sofri a maior decepção
Tentarei te esquecer
Pois te amar foi ilusão
Não sei o que foi te derrubar
O castelo que eu fiz
Em meu castelo era tão feliz
Marcadores: MPB, MÚSICA, NOEL ROSA, Paulinho da Viola, Samba
sexta-feira, 31 de maio de 2013
MAYSA - Chega De Saudade 1963
Marcadores: 1960s, 1963, Bossa Nova, BRASIL, Chega De Saudade, Cultura brasileira, JORNAL, MAYSA, MP3, MPB, MÚSICA, Samba
quinta-feira, 30 de maio de 2013
CHICO BUARQUE - Mulheres de Atenas 1976
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem imploram
Mais duras penas; cadenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos
Poder e força de Atenas
Quando eles embarcam soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam, sedentos
Querem arrancar, violentos
Carícias plenas, obscenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos
Bravos guerreiros de Atenas
Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Geram pros seus maridos,
Os novos filhos de Atenas.
Elas não têm gosto ou vontade,
Nem defeito, nem qualidade;
Têm medo apenas.
Não tem sonhos, só tem presságios.
O seu homem, mares, naufrágios...
Lindas sirenas, morenas.
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas
As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos
Orgulho e raça de Atenas
Marcadores: 1976, BRASIL, CHICO BUARQUE, Cultura brasileira, JORNAL, Meus Caros Amigos, MP3, MPB, Mulheres de Atenas, MÚSICA, Samba
CHICO BUARQUE - Homenagem Ao Malandro 1978
à nata da malandragem, que conheço de outros carnavais.
Eu fui à Lapa e perdi a viagem,
que aquela tal malandragem não existe mais.
Agora já não é normal, o que dá de malandro
regular profissional, malandro com o aparato de malandro oficial,
malandro candidato a malandro federal,
malandro com retrato na coluna social;
malandro com contrato, com gravata e capital, que nunca se dá mal.
Mas o malandro para valer, não espalha,
aposentou a navalha, tem mulher e filho e tralha e tal.
Dizem as más línguas que ele até trabalha,
Mora lá longe chacoalha, no trem da central
Marcadores: 1970s, 1978, BRASIL, CHICO BUARQUE, Cultura brasileira, Homenagem Ao Malandro, JORNAL, MP3, MPB, MÚSICA, Samba
sábado, 25 de maio de 2013
CHICO BUARQUE - Apesar de Você 1970s 1978
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai se dar mal
Etc. e tal
La, laiá, la laiá, la laiá
Marcadores: 1970s, 1978, Apesar de Você, BRASIL, CHICO BUARQUE, Cultura brasileira, JORNAL, MP3, MPB, MÚSICA, Samba
terça-feira, 7 de maio de 2013
Adoniran Barbosa - Vila Esperança
O meu primeiro carnaval
Vila Esperança, foi lá que eu conheci
Maria Rosa, meu primeiro amor
Como fui feliz, naquele fevereiro
Pois tudo para mim era primeiro
Primeira rosa, primeira esperança
Primeiro carnaval, primeiro amor criança
Numa volta no salão ela me olhou
Eu envolvi seu corpo em serpentina
E tive a alegria que tem todo Pierrô
Ao ver que descobriu sua Colombina
O carnaval passou, levou a minha rosa
Levou minha esperança, levou o amor criança
Levou minha Maria, levou minha alegria
Levou a fantasia, só deixou uma lembrança
Marcadores: ADONIRAN BARBOSA, BRASIL, Cultura brasileira, MP3, MPB, MÚSICA, Samba, Vila Esperança
sexta-feira, 3 de maio de 2013
Djavan - E Que Deus Ajude 1976
Eu vou mudar de profissão
Eu vou ser cantor
Eu vou pro Rio de Janeiro BIS
No Expresso Brasileiro
pelo mês de fevereiro
Já cansei de ser ferreiro
Seu doutor, oh seu doutor
O meu som alagoano
Conquistou americano
vivo vindo dos Estados Unidos
E pra saber meu paradeiro
Lá no Rio de Janeiro
Consultei meu padroeiro
Meu amigo
O meu amigo, o meu amigo
falou:
Vá com fé e Deus
E que Deus ajude
Que Deus te cuide
Deus não ilude
Marcadores: 1970s, 1976, BANDAS BRASILEIRAS, BRASIL, Djavan, E Que Deus Ajude, MP3, MPB, MÚSICA, Samba
Cartola - Corra e Olhe o Céu 1974
Te sinto mais bela
E fico na espera
Me sinto tão só
Mas!
O tempo que passa
Em dor maior
Bem maior...
Linda!
No que se apresenta
O triste se ausenta
Fez-se a alegria
Corra e olhe o céu
Que o sol vem trazer
Bom dia
Aaai!
Corra e olhe o céu
Que o sol vem trazer
Bom dia...
Linda!
Te sinto mais bela
Te fico na espera
Me sinto tão só
Mas!
O tempo que passa
Em dor maior
Bem maior...
Linda!
No que se apresenta
O triste se ausenta
Fez-se a alegria
Corra e olhe o céu
Que o sol vem trazer
Bom dia
Aaai!
Corra e olhe o céu
Que o sol vem trazer
Bom dia...
Marcadores: 1970s, 1974, BRASIL, Cartola, Corra E Olhe O Céu, Cultura brasileira, MP3, MPB, MÚSICA, Samba
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Cartola - Sim 1974
Sim,
Deve haver o perdão
Para mim
Senão nem sei qual será
O meu fim
Para ter uma companheira
Até promessas fiz
Consegui um grande amor
Mas eu não fui feliz
E com raiva para os céus
Os braços levantei
Blasfemei
Hoje todos são contra mim
Todos erram neste mundo
Não há exceção
Quando voltam a realidade
Conseguem perdão
Porque é que eu Senhor
Que errei pela vez primeira
Passo tantos dissabores
E luto contra a humanidade inteira
Marcadores: 1970s, 1974, BRASIL, Cartola, Cultura brasileira, MP3, MPB, MÚSICA, Samba, Sim
Cartola - O Mundo É Um Moinho 1976
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés
Marcadores: 1970s, 1976, BRASIL, Cartola, Cultura brasileira, MP3, MPB, MÚSICA, O Mundo É Um Moinho, Samba
Cartola - A Mesma Estória 1977
Não resiste
E vem me perguntar o que causou
Esta transformação
Já estou cansado de contar aquela estória
Que é sempre a mesma estória
Que resume-se em desilusão
Preciso andar pra não pensar
No que passou e não chorar
Viver em paz e sepultar de vez
A minha grande dor
Confiante despeço-me dos meus amigos
E da cidade
Só voltarei quando encontrar felicidade
Marcadores: 1970s, 1977, A Mesma Estória, BRASIL, Cartola, Cultura brasileira, MP3, MPB, MÚSICA, Samba, Verde Que Te Quero Rosa
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Adoniran Barbosa - Abrigo de Vagabundos
Trabalhando o ano inteiro
Numa cerâmica
Fabricando potes
e lá no alto da Moóca
Eu comprei um lindo lote dez de frente e dez de fundos
Construí minha maloca
Me disseram que sem planta
Não se pode construir
Mas quem trabalha tudo pode conseguir
João Saracura que é fiscal da Prefeitura
Foi um grande amigo, arranjou tudo pra mim
Por onde andará Joca e Matogrosso
Aqueles dois amigos
Que não quis me acompanhar
Andarão jogados na avenida São João
Ou vendo o sol quadrado na detenção
Minha maloca, a mais linda que eu já vi
Hoje está legalizada ninguém pode demolir
Minha maloca a mais deste mundo
Ofereço aos vagabundos
Que não têm onde dormir
Marcadores: 1960s, 1970s, ADONIRAN BARBOSA, BRASIL, Cultura brasileira, MP3, MPB, MÚSICA, Samba
segunda-feira, 25 de março de 2013
Chico Buarque - A Banda 1966
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...
Marcadores: 1960s, 1966, A Banda, BRASIL, CHICO BUARQUE, Cultura brasileira, JORNAL, MP3, MPB, MÚSICA, Samba
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Cartola - O Mundo É Um Moinho
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões a pó
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés
Marcadores: BRASIL, Cartola, Cultura brasileira, MPB, MÚSICA, O Mundo É Um Moinho, Samba, videos

