sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

21 Leis Ocultas do Universo

Um pouco de metafísica. Algumas das Leis mais importantes do Universo...

1- Lei da Atração:
Aquilo que focas a tua atenção atrais. Seja coisas positivas ou negativas. Exemplo: se fores amoroso atrais amor e experiências de amor.

2- Lei da Resistência:
Aquilo que resistes e receias atrais uma vez mais. Assim se assegura que a pessoa se livre dos seus medos lidando com eles.

3- Lei da Reflexão:
Aquilo que aprecias, receias ou desgostas nos outros tens em ti, e vice-versa. A pessoa apenas projeta no outro a parte de si que não torna consciente. Aquilo que resistes em ti, receias nos outros. Alguns ramos da Psicologia atual lidam com esta lei.

4- Lei da Manifestação:
Tudo se inicia com um pensamento, uma idéia. Quanto mais forte, mais repetitivo é este, mais depressa e imediatamente se manifesta. O pode criativo ilimitado que temos pode ser trabalhado e assim a pessoa subir acima das suas limitações.

5- Lei do Livre Arbítrio:
Em última análise, somos nós que criamos totalmente os nossos destinos. Apesar de haver destino, é dada a liberdade à pessoa de agir perante os eventos como quiser. Assim, desenvolvendo consciência elevada, desapego às coisas e aos resultados e às expectativas e cultivando ações positivas, elimina-se consequências desfavoráveis e perspectivas menos positivas.

6- Lei da Consequência:
Tudo surge de algo original anterior, cada evento, cada pensamento causa uma consequência (positiva ou negativa ao nosso julgamento). Assim executar actos negativos atrai actos negativos e actos positivos atrai de futuro actos positivos. Exemplo: se roubares acabarás por ser roubado em algo porque causaste uma desestabilização da harmonia do sistema universo. De maneira que um dia nos cansámos dos actos negativos, acabamos mais tarde por eliminar estes por nos surgirem consecutiva e repetidamente (seja como indivíduos ou como espécie humana). A Lei decorre eternamente até a transcendermos.

7- Lei da Harmonia:
Deriva da anterior, porque no universo tudo tenta atingir o equílibrio e a harmonia. Veja-se o caso do Planeta Terra e da Natureza!

8- Lei da Sabedoria e Conhecimento:
A sabedoria elimina as consequências negativas na vida. Exemplo: ao aprendermos a lidar com sensatez sobre as diveras coisas da vida com amor, consciência e dedicação, podemos ultrapassar a dor (e sorrir...)

9- Lei do Retorno e da Dádiva:
Um pouco similar às anteriores, aquilo que dás acabas por receber mais. Se dou mais amor e devoção de mim aos outros, mais receberei em retorno.
Comentário: se der soluços será que os outros vão dar também?

10-Lei da Evolução e Propósito:
Esta é a mais complicada de engulir para muitos cientistas. A evolução do Universo e da vida não acontece ao acaso. Existe um propósito e tudo é orquestrado de um modo espantosamente inteligente. Questão: como surgiu o DNA? Como surgiu a célula?
A evolução é no sentido da Consciência, do poder criativo e de manifestação. A evolução é no sentido do Amor.

11- Lei da Energia:
Como afirmam os físicos e em especial os físicos quânticos, tudo no universo é energia. E toda a energia é vibração. É apenas diferença em vibração que faz diferir cada coisa e cada ser. No Universo, a energia não se cria, não se perde, apenas se transforma. Isso aplica-se a tudo, inclusive à consciência. As diferenças na vibração fazem mudar as propriedades das coisas de forma que parecem diferentes à nossa percepção. Deste modo e evidentemente, há coisa que não são observáveis pela nossa percepção mas claro continuam e existir (exemplo: UVs, eletricidade...) Deste modo, formas de ser e objetos podem não ser manifestadamente visíveis mas mesmo assim existentes! Ou não são vísiveis mas são "sentíveis".
Mais harmonia faz, de acordo com a lei anterior, propulsionarmos a patamares de evolução mais elevados por simples naturalidade do universo.

12- Lei do Desapego:
É na resistência que está a causa de todos os nosso sofrimentos. Só porque resistimos com apego aquilo que já não funciona ou não é suposto possuirmos (na verdade não é suposto possuirmos nada). A aceitação das coisas, e nomeadamente da mutabilidade das coisas, dá-nos paz por sabermos que nada possuímos e tudo "desaparece" pois lentamente transforma-se. Cultivando esta atenção podemos ser mais facilmente felizes.
Comentário: é desta que as listas de compras vão reduzir-se! Lol

13- Lei da Gratitude:
Quanto mais dás, mais recebes. (Eu sei, eu sei, estou a repetir-me), o quanto mais dás, mais receberás (seja do que for e em que for)
Não vou brincar, mas na verdade dou muitas esmolinhas e na verdade vivo bem abastado.

14- Lei da Associação (da Exponencionalidade):
Simples- quando dois se juntam com o mesmo propósito ou intenção, a força é duplamente mais eficaz. Quando milhares se juntam, a força é enorme. Podemos criar satisfação global para todos deste modo.

15- Lei do Amor Incondicional:
A expressão do amor incondicional proporciona mais harmonia. Passo a explicar. Amor incondicional é aquele que dás sem pedir ou esperar nada em troca. Visto que assim é livre de medos, mais espaço para amor crias e mais facilidade de expressão de amor incondicional fica estabelecida. Conselho: ideal para as relações amorosas.

16- Lei da Afinidade:
Não me vou atrever a explicar, só digo que explica o sexo!
(tudo na vida não acontece por mero acaso, há afinidades que explicam propósitos e consequências ou o reverso, bem, não importa a ordem, perceberam não perceberam?)

17- Lei da Abundância:
Esta é para os políticos! E povo claro. Nós criamos a realidade que queremos. Ou melhor... Nós vemos a realidade que queremos. Mas a realidade que este universo é um universo de abundância. Veja-se a sua imensidão! Veja-se a quantidade de recursos que a Terra nos dá. Veja-se o quão pouco realmente necessitámos! Todos os seres humanos contém em si tudo e todo o potencial para fazer das suas vidas um paraíso ilimitado e de grande felicidade. No entanto a generalidade da espécie humana escolhe ver um planeta de escassez e assim cria a sua ilusória realidade. Exemplo: o planeta Terra contém 1,260,000,000,000,000,000,000 litros de água e 1,873,420,000,000 tonelada de biomassa em solo firme. Exemplo2: é muito simples plantar cenouras ou criar galinhas e as cenouras crescem à custa de 99% de água e ar. Lírico? Eu? Donde julgas que vem toda a tua comida?

18- Lei da Ordem Universal:
Basta estudar cosmologia (tou a brincar!.... ou não). Quando estudei biologia durante a universidade (e agradeço ao universo por tal oportunidade) fiquei surpreendido com a complexidade, ordem e propósito de todas as coisas que compõe o corpo, desde os orgãos às células, das moléculas aos átomos. Nada acontece por acaso. Tudo tem um propósito. Tudo serve outra coisa qualquer. A vida é funcional, adaptável e sustentável. Qualquer falta de balanço neste sistema apenas causa o sistema a tentar adaptar-se a ficar funcional e sustentável de novo (xiii... que erro foi ter queimado o petróleo todo). Não existem erros nem acasos como disse. Todas as lições são aprendidas e o propósito da evolução é seguido.
Como Agostinho da Silva disse: a tua maior liberdade está em escolheres seguir alegremente o teu destino, cumprindo-te.

19- Lei da Unidade:
É apenas por simples ilusão humana que parecemos separados ou as nossas consciências (e existências) parecem separadas

20- Lei do Compromisso:
Não sabia que nome dar a esta lei. Devido à lei anterior, uma forma de consciência só consegue ser realmente livre e totalmente realizada em felicidade quando conseguir libertar e dar essa felicidade a todos os outros seres. Por virtude da lei do Propósito, parece-me que a energia do universo quer andar sempre no sentido do Amor e tal acontecerá mais tarde ou mais cedo na história do universo.

21- Lei da Eternidade:
Na realidade não existe tempo. Basta usar um relógio e ver os ponteiros. Sim os ponteiros movem-se mas também o sol se move, também os meus dedos se movem. E também o tempo se move. Nota: onde estou eu? Aqui! Onde estava eu? Ainda estás aqui. Onde estarei eu? Olha, ainda estás aqui. Aqui, aqui, aqui. Agora, agora, agora. Já sabem a dica para viver? Amor incondicional.

Marcadores: , , , , , , ,

domingo, 30 de dezembro de 2012

Lúcio Aneu Séneca ou Sêneca

Há pessoas que não param de se atormentar com lembranças das coisas passadas; outras se afligem pelos males que virão. É tudo absurdo, pois o que já aconteceu não nos afeta e o futuro ainda não nos toca... Devemos contar cada dia como uma vida separada.
Cala-te primeiro se queres que os outros se calem.
Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.
Se quer ser amado, ame.
Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito.
É parte da cura o desejo de ser curado.
Possuir um bem, sem o partilhar, não tem qualquer atrativo.
Desventurado é aquele que por tal se julga.
A vida, sem uma meta, é completamente vazia.
Não se pode acreditar que é possível ser feliz procurando a infelicidade alheia.
A principal e mais grave punição para quem cometeu uma culpa está em sentir-se culpado.
Sou muito grande, e muito superior é o destino para o qual nasci, para que eu possa permanecer escravo do meu corpo.
Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.
Maior sou e para maiores coisas nasci do que para ser escravo da minha carne.
Nenhum bem sem um companheiro nos dá alegria.
Não te interesses sobre a quantidade, mas sim sobre a qualidade dos vossos amigos.
A virtude é difícil de se manifestar, precisa de alguém para orientá-la e dirigi-la. Mas os vícios são aprendidos sem mestre.
Ensinando aprende-se.
É muito comum acontecer de justamente quem viveu muito ter vivido pouco.
Quem é temido, teme: não pode ficar tranquilo quem é objeto do medo alheio.
Aquilo que foi doloroso suportar torna-se agradável depois de suportado; é natural sentir prazer no final do próprio sofrimento.
A supressão dos desejos é também um remédio útil contra o medo.
O amor não se define; sente-se.
Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes.
Poderoso é aquele que é senhor de si mesmo.
Não é da morte que temos medo, mas de pensar nela.
Não temos de nos preocupar em viver muito tempo, mas em viver em pleno.
O importante é viver bem, não viver por muito tempo; e muitas vezes vive bem quem não vive muito.
Uma ira desmedida acaba em loucura; por isso, evita a ira, para conservares não apenas o domínio de ti mesmo, mas também a tua própria saúde.
Alguns cessam de viver antes de começar a viver.
Nunca ninguém enriqueceu com dinheiro.
Cada um é tão infeliz quanto acredita sê-lo.
Infeliz é o espírito ansioso pelo futuro.
Existe muita diferença entre uma vida tranquila e uma vida ociosa.
Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.
É justamente através dos prazeres que nascem as causas da dor.
A maldade bebe a maior parte do veneno que produz.
O trabalho espanta os vícios que derivam do ócio.
Comporta-te com o teu inferior como gostarias que o teu superior se comportasse contigo.
Até mesmo de um corpúsculo disforme pode sair um espírito realmente forte e virtuoso.
A companhia da multidão é nociva: há sempre alguém que nos ensina a gostar de um vício, ou que, sem que percebamos, transmite-nos esse vício por completo ou em parte. Quanto mais numerosas forem as pessoas com as quais convivemos, maior é o perigo.
Que se cale aquele que fez um benefício. Que o divulgue aquele que o recebeu.
Podes conhecer o espírito de qualquer pessoa, se observares como ela se comporta ao elogiar e receber elogios.
Do mal não pode nascer o bem, assim como um figo não nasce de uma oliveira: o fruto corresponde à semente.
Uma grande riqueza é uma grande escravidão.
Comandar não significa dominar, mas cumprir um dever.
Nunca a fortuna põe um homem em tal altura que não precise de um amigo.
Diz todas estas coisas aos outros, mas de modo que, ao dizê-las, tu também possas ouvi-las.
Toda a felicidade é incerta e instável.
Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos. É justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis!
Aos outros perdoa sempre, a ti nunca.
Muitas vezes uma pequena oferta produz grandes efeitos.
Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir.
Um timoneiro que se preze continua a navegar mesmo com a vela despedaçada.
Não podemos evitar as paixões,mas podemos vencê-las.
Não é que ele queira prosseguir, na verdade ele não sabe estar parado.
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça.
O pobre carece de muitas coisas, mas o avarento carece de tudo.
O pobre não é o que tem pouco, mas sim o que deseja mais.
A amizade sempre é proveitosa, o amor às vezes é.
A coragem conduz às estrelas, e o medo à morte.
Quem pede com timidez dá ensejo à negativa.
Deus dotou o homem de uma boca e dois ouvidos para que ouça o dobro do que fala.
Grandes riquezas, grande escravidão.
Onde há alturas, há grandes precipícios. (quanto maior a altura, maior a queda)
Homem poderoso é aquele que tem poder sobre si mesmo.
O que você pensa de si mesmo é muito mais importante do que o que os outros pensam de você.
Quem depende do futuro está perdido no presente.
O destino/tempo conduz aquele que quer e arrasta aquele que não quer.
Se me oferecessem a Sabedoria com a condição de guardar só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria.
A adversidade faz do homem um sábio.
Podes fugir dos outros, mas não de ti mesmo.
A sorte respeita os valentes e oprime os covardes.
O amor nem sempre é proveitoso, mas a amizade sempre é.
Nossa mente nunca está bem a não ser quando está em paz consigo mesma.
É lento ensinar por teorias, mas breve e eficaz fazê-lo pelo exemplo/pela prática.
Quanto maior a pressa, maior a distância.

E, certamente, nada é pior do que nos acomodarmos ao clamor da maioria, convencidos de que o melhor é aquilo a que todos se submetem, considerar bons os exemplos numerosos e não viver racionalmente, mas sim por imitação.

A Sabedoria e a Alegria
Vou ensinar-te agora o modo de entenderes que não és ainda um sábio. O sábio autêntico vive em plena alegria, contente, tranquilo, imperturbável; vive em pé de igualdade com os deuses. Analisa-te então a ti próprio: se nunca te sentes triste, se nenhuma esperança te aflige o ânimo na expectativa do futuro, se dia e noite a tua alma se mantém igual a si mesma, isto é, plena de elevação e contente de si própria, então conseguiste atingir o máximo bem possível ao homem! Mas se, em toda a parte e sob todas as formas, não buscas senão o prazer, fica sabendo que tão longe estás da sabedoria como da alegria verdadeira. Pretendes obter a alegria, mas falharás o alvo se pensas vir a alcançá-la por meio das riquezas ou das honras, pois isso será o mesmo que tentar encontrar a alegria no meio da angústia; riquezas e honras, que buscas como se fossem fontes de satisfação e prazer, são apenas motivos para futuras dores.

Fazer publicidade da nossa virtude significa que nos preocupamos com a fama, e não com a virtude em si.
Não queres ser justo sem gozares da fama de o ser ?
Pois fica sabendo: muitas vezes não poderás ser justo sem que façam mau juízo de ti!
Em tal circunstância, se te comportares como sábio, até sentirás prazer em ser mal julgado por uma causa nobre.

Todos os homens querem viver felizes, mas, para descobrir o que torna a vida mais feliz, vai-se tentando, pois não é fácil alcançar a felicidade, uma vez que quanto mais a procuramos mais dela nos afastamos. Podemos no enganar no caminho, tomar a direção errada; quanto maior a pressa, maior a distância.

Lúcio Aneu Séneca ou Lúcio Aneu Sêneca ou Lucius Annaeus Seneca
Fonte

Marcadores: , , , , , , , , , , , , ,