sexta-feira, 19 de julho de 2013

Rússia adota máquinas de escrever para evitar espionagem

Os russos realmente sabem ser bem espertos quando se trata de espionagem. Após as denúncias do ex-técnico da CIA, Edward Snowden, sobre os EUA estarem espionando informações confidencias via eletrônica – inclusive um dos principais alvos foi o Brasil -, o governo russo resolveu tomar uma medida de precaução: trocar os computadores pelas velhas e boas máquinas de escrever.

Não foi explicitado oficialmente que esse seja realmente o motivo da compra de mais de 486,540 rublos (cerca de R$ 30 mil) em máquinas de escrever elétricas, mas uma fonte da agência do Serviço Federal de Proteção da Rússia disse ao jornal Izvestiya que o propósito seria o de evitar o vazamento de informações pelos computadores. A encomenda foi divulgada no website de compras do Estado russo.

“Depois dos escândalos com a distribuição de documentos secretos pelo WikiLeaks, do que expôs Edward Snowden e de relatórios do primeiro-ministro Dmitry Medvedev serem espionados durante sua visita à reunião do G20 em Londres (em 2009), foi decidido que seria necessário expandir a prática de criar documentos em papel”, disse a fonte.

Acrescentou que as máquinas de escrever já estavam sendo usadas nos Ministérios da Defesa e de Emergência da Rússia para rascunhos e notas secretas e em relatórios preparados para o presidente, Vladimir Putin.

O plano é inteligente: além do conteúdo dos documentos digitados pelas máquinas não poderem ser acessados pela internet, cada máquina encomendada possui um tipo de grafia diferente, sendo possível assim identificar em qual delas cada documento foi datilografado.

Seria realmente uma medida interessante para ser adotada pelo Brasil – e por todos os outros países -, afinal, sendo os arquivos confidenciais, não há necessidade de veiculá-los pelo computador. Há poucos dias, o Brasil, em conjunto com outros países da América Latina, como Colômbia, México, Equador e Argentina assinaram uma declaração conjunta de repúdio aos atos de espionagem estadounidenses. É, estaremos todos nós voltando aos tempos dos filmes de espionagem da Guerra Fria?

Fonte

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial