quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dalai Lama surpreende plateia e diz que se considera Comunista

“Eu me considero um marxista”, foi assim que Dalai Lama ganhou o destaque em vários noticiários do mundo – não tantos quanto deveria, na verdade.

O líder estava perante 150 estudantes, num tipo de conversa/palestra na Universidade americana de Minnesota, quando surpreendeu a todos: “Em relação às questões sócio-políticas, eu me considero um marxista. Mas não sou leninista”

Certo burburinho na plateia foi notado, pois líderes espirituais geralmente se omitem de questões políticas, ou não são politizados a ponto de declarar até qual vertente dentro da vertente maior, eles participam. Ainda mais se tratando do marxismo e, principalmente, do país onde ele cedeu tal declaração, o rei maior do capitalismo, a terra do Tio Sam.

Logo a conversa foi praticamente só redirecionada para esse assunto. Perguntaram, então, se ele não via certa contradição e incoerência na sua posição, por ser um ícone do budismo:  ”Marx não era contra a religião ou filosofia religiosa em si, mas contra as instituições religiosas aliadas a classe dirigente européia”.

Dalai ainda lembrou um fato curioso, quando ele encontrou o icônico ex-presidente chinês Mao Tsé-Tung, num reunião em Pequim. O líder político teria dito que a mente do líder espiritual é científica. Isso logo depois da célebre frase “a religião é veneno” – que lembra, inclusive, a afirmação de Marx ao dizer que a religião é o ópio do povo.

Fato é que  estou ao lado do budista, neste ponto. Marx era contra as instituições religiosas e sua frase não é uma singela crítica às crenças pessoais, mas sim ao que é feito a partir/para essa fé.

Em suma, curioso é pensar em, a partir das antigas propagandas políticas nos Eua e no Brasil, quantas criancinhas Dalai Lama já comeu.

Nós temos, inclusive, um super especial que analisa O Manifesto Comunista. Para acessar:
O Manifesto Comunista. Cap. 03 [final]. Literatura socialista e comunista – Karl Marx e Friedrich Engels.
O Manifesto Comunista. Cap. 02. Proletários e Comunistas. – Karl Marx e Friedrich Engels.
O Manifesto Comunista. Cap. 01. Burgueses e Proletários. – Karl Marx e Friedrich Engels.

Fonte

Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial