sábado, 29 de junho de 2013

Projeto Fotográfico mostra “Natureza Intocada”, através das lentes de Sebastião Salgado

Sebastião Salgado é um célebre da fotografia brasileira, reconhecido mundialmente por suas fotos monocromáticas, belas composições expressivas e um olhar de águia documentarista. É um brasileiro a serviço da arte fotográfica e um fotógrafo a serviço da causa humanitária.

Apreensivo com o desgaste do planeta, questionando a singularidade do mesmo e dos lugares inóspitos não alcançados pela modernidade – virgens aos olhos da ganância do homem – Sebastião Salgado parte rumo a uma série de viagens, que o fez acumular material para, a posteriori, transformar no seu mais novo projeto: Genesis.

Dentre milhares de fotografias, Sebastião Salgado selecionou 245 fotos que transpassam uma atmosfera imaculada, de um planeta que – apesar de todo massivo e constante desgaste – cultiva lugares ainda preservados. Com uma boa dose valorativa, opino de maneira sentimental: Quando vi as fotos, me sensibilizei; alguém esperançoso sorriu dentro de mim, como se todas as afirmações constantes do mundo moderno, gladiador, que engole qualquer chão de terra e sensibilidade, ainda não tivesse vencido a batalha-do-mais-forte.

As fotos estão expostas no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, depois de ficar em temporada pelos ares londrinos. No mês de setembro, a exposição irá para São Paulo, e, em maio de 2014, para Belo Horizonte.

Sebastião Salgado viajou pelos lugares mais longínquos, entre 2004 e 2011, se deparou com tribos isoladas, montanhas, desertos suntuosos, terras gélidas, florestas selvagens e animais em extinção, climas, culturas e belezas das mais diversas, tudo pertencente a um mesmo embrião. Sebastião Salgado percorreu pela Antártida, Ilhas Galápagos, Nova Guiné, Indonésia, Madagascar, Etiópia etc.

O projeto exalta a imensidão do nosso planeta, mostra como somos ínfimos, perto da natureza. Sebastião Salgado guia nossos olhares a uma viagem de conhecimento íntimo com o lugar-comum que todos pertencemos e que, com consciência e compaixão, deveríamos preservar. Nem eu, e acredito que, nem Sebastião Salgado, estamos clamando falso ativismo em prol do planeta, não é um discurso hipócrita e tampouco é um discurso. Deixe que a imagem, que o poder da fotografia do Sebastião Salgado, fale mais que o texto acima, que a impulsividade de fazer pouco caso de toda e qualquer causa ecológica.

Genesis, como o nome sugere, nos faz pensar na origem, na formação dos seres, e as imagens do projeto exaltam o que há de mais esperançoso na humanidade. Ainda existe vida sem o sofrimento ecológico-social que o homem criou, sem os moldes e preceitos da modernidade.

Marcadores: , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial