domingo, 13 de agosto de 2017

Quem fala que o governo da Venezuela é uma ditadura, não sabe nada sobre democracia (Thomas de Toledo)

Quem fala que o governo da Venezuela é uma ditadura, não sabe nada sobre democracia. Primeiro, que numa ditadura não se tem votações, mas desde que Chávez foi eleito em 1998, já houve 18 eleições e plebiscitos com ampla participação popular e todos os resultados foram respeitados. Numa ditadura não há liberdade de imprensa, mas na Venezuela qualquer jornal que você comprar nas bancas e as redes privadas de televisão ficam 24h por dia atacando o governo sem serem punidas por isto.
Há mais um dado que desestabiliza qualquer sistema democrático: a ingerência dos Estados Unidos que financia a oposição. Ser de oposição a Maduro na Venezuela não é "opinião política". Trata-se de negócio, uma vez que os Estados Unidos fornecem uma "ajuda" milionária anual aos grupos oposicionistas. Para saber sobre isto, basta entrar no site do Congresso dos Estados Unidos e ler a justificativa orçamentária. Apenas no ano passado, foi dado 6,5 milhões de dólares aos golpistas venezuelanos. Essa é a dotação do Congresso, sem contar o que NED fornece por fora e as operações secretas da CIA que não precisam ser justificadas.
O que fazem com todo esse dinheiro? Financiam anúncios e reportagens na mídia contra o governo, promovem lideranças fakes, bancam "black blocs" para atacarem prédios públicos, contratam paramilitares colombianos para assassinar militantes chavistas, pagam caminhoneiros para não levarem os produtos ao destino final e empresários para retirarem produtos das prateleiras a fim de gerar escassez e inflação. Aí veem dizer que na Venezuela tem "presos políticos" e fica uma pergunta: quem se envolve com terrorismo, assassinato e sabotagem não deve ser condenado só por que se declara "oposição ao governo"? Ou seja, na Venezuela se dizer "de oposição" dá álibi para ser criminoso comum.
Tudo isto é "teoria da conspiração"? Não. Guerras econômicas, híbridas e de 4a geração no vocabulário científico.
Mas afinal, o povo venezuelano em sua maioria apoia a Revolução Bolivariana por que? A Carta Capital publicou uma interessante matéria apresentando esses dados: antes de Chávez, em 1998, o país tinha 70% de sua população abaixo da linha da pobreza, 40% na pobreza extrema e 21% da população estavam subnutridos. A desigualdade, medida pelo índice de Gini, foi reduzida em 54%. A pobreza despencou para 21%, em 2010, e a extrema pobreza caiu para 7,3%, em 2010. Antes de Chávez não havia um Estado de Bem Estar Social que foi implantado desde o lançamento das "missiones". O analfabetismo foi erradicado e a saúde pública universalizou-se, reduzindo a mortalidade infantil drasticamente e aumentando a expectativa de vida ao nascer. Todos os índices sociais melhoraram a despeito de o governo não ter conseguido reverter a dependência da economia ao petróleo.
De quem não sabe dessas informações, é perdoável que se repita o Globo papagaia há 18 anos contra a Venezuela, a Revolução Bolivariana e seus líderes. Mas quem estuda, tem conhecimento desses fatos e vem se posicionar publicamente contra o governo Maduro, quando Trump ameaça atacar a Venezuela, só tem um nome: mal caratismo.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial