sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Nosso jardim interior

Era uma vez um menino de 10 anos que morava numa casa com um belo jardim. No entanto, com o passar do tempo, o menino começou a cultivar o hábito de jogar tudo que é tipo de lixo, descarte e sobras de alimento em seu quintal. Ele consumia seu leite de caixinha, e logo jogava a caixinha no quintal.
Com o passar do tempo, o lixo foi acumulando, acumulando e isso foi atraindo para a residência todo tipo de moscas, baratas, ratos e outros insetos. O lixo também começou a exalar um odor fétido que empesteava todo ar e invadia a casa e as redondezas, fazendo as pessoas se afastarem da propriedade. Ratos, baratas e moscas começaram então a penetrar no interior da casa gerando muitos infortúnios e contragostos.
Do outro lado da cidade, havia outra casa com quintal onde morava outro menino de 10 anos. Ao contrário do primeiro, esse outro garoto não jogava seu lixo no quintal. Ao invés disso, semeava e plantava flores de diversos tipos. Com o tempo, todos viram florescer um jardim muito bem cuidado, com muito verde e beleza estonteante. O jardim exalava um perfume de flores que fazia as pessoas pararem em frente à residência e sentirem o agradável aroma que impregnava todo o ar. Ao contrário do outro menino, o jardim verde e colorido atraía beija-flores, borboletas, canários e outros tipos de pássaros, muito belos e cantantes. Nessa casa todos estavam mais felizes, tranquilos e leves.
A mãe do menino que cultivava o belo jardim florido sempre lhe dizia:
– Meu filho, se você quer atrair os pássaros, as borboletas e um aroma suave e perfumado para sua casa, não pode jamais traze-los à força. Você deve simplesmente cuidar do seu jardim, fazer brotar nele o verde da beleza, da alegria e da paz. Assim, naturalmente, eles virão a você, sem qualquer esforço de tua parte.
Essa estória tem muito a ver com a nossa vida interior. Muitas pessoas reclamam das pessoas indesejáveis que chegam às suas vidas e das situações negativas que as acometem: pessoas que nos fazem mal e situações que nos oprimem e nos fazem sofrer. É preciso entender que não adianta deixar lixo no quintal de sua vida e esperar que não cheire mal. Não adianta acumular todo tipo de podridão em nosso jardim interior e esperar que as borboletas, os pássaros e um suave perfume venham ao seu encontro.
Comece a cultivar o bem em seu interior… Deixe-o puro, leve e pacífico; plante as sementes da pureza, da leveza, da harmonia e da alegria. Passe a regar e adubar as flores da virtude, do amor e da paz. Assim, da mesma forma que os pássaros, as borboletas e o perfume vêm naturalmente a um jardim puro e verde… A beleza, a leveza, a harmonia e a alegria virão natural e espontaneamente ao seu encontro.
(Hugo Lapa)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial