sábado, 17 de setembro de 2016

A formação e o fortalecimento do sistema nervoso - Carin Primavesi

A mãe de Zezinho, aluno da 2ª série (atual 3º ano do ensino fundamental), é chamada toda semana na escola. O garoto precisa ir ao psiquiatra, dizem a professora e a coordenadora. Sua hiperatividade é exacerbada, não fica quieto na aula, atrapalha os outros, não consegue prestar atenção. Mas a mãe não quer lher dar medicamentos. A professora e a coordenadora dão um ultimato: assim ele não poderá continuar na escola. Ou ele é medicado e sossega, ou vai ser expulso! Ninguém consegue dar aula com esse menino junto! Além de ele ir mal, pois não presta atenção, em casa não faz as lições, fica só pulando de lá pra cá. Pressionada, a mãe procurou auxílio médico e terapêutico. Inicialmente foi analisada a maneira como a família lidava com ele. Mãe e filho ainda viviam numa simbiose edípica, que já deveria ter sido resolvida: ele dormia uma vez por semana na cama dos pais, às 23h ainda tomava uma mamadeira e dormia com um ursinho da época de bebê. A família foi aconselhada a modificar hábitos e atitudes inadequadas, fazendo os diversos desmames que ainda não tinham sido feitos. Para fortalecimento de seu sistema nervoso, foram-lhe receitados um vermífugo e depois um complexo vitamínico mineral amplo junto com levedura de cerveja, rica em vitaminas do tipo B.
A dependência mãe-filho foi rompida e o menino modificou seu comportamento, demonstrando interesse e comprometimento na realização das tarefas escolares. Depois, à medida que seu sistema nervoso se fortalecia, conseguiu ficar menos agitado e aumentar sua capacidade de concentração. A felicidade dos pais era indescritível! A coordenadora e a professora ficaram admiradíssimas e quiseram saber como ocorrera tamanha mudança. Em dois anos ainda se tornou o melhor aluno da turma! [...]

Marcela está no 4º ano do ensino fundamental e é extremamente lenta. Sua melhor nota é 1,5. Lê com dificuldade, escreve com tanto vagar que não consegue copiar as coisas do quadro, e até para falar ela é lenta. A conselho médico iniciou um tratamento com vermífugo, tomou vitamina B1 com alguns aminoácidos essenciais e um complexo vitamínico mineral amplo que continha também cobre e zinco. Após três meses, seu desempenho escolar melhorou consideravelmente: tirou 8,5 em matemática e 8 em português. Ela está radiante. As notas levantaram sua autoestima. "Eu não sou burra", diz ela. Mas nem era problema de inteligência. Suas notas foram para 9. A mãe interrompeu o tratamento com os fortificantes, "porque dava um trabalho extra e a menina já estava boa". Dois meses após a parada do fortalecimento do sistema nervoso, ela voltou à estaca inicial. [...]

Um empresário desabafa: "Nossa filha de 8 anos não consegue se concentrar, não entende o que é ensinado na escola, não fica sentada quieta, pula constantemente de um lado para outro e tem sérios problemas de memorização. Ficamos desesperados, pois o que será dela no futuro? Apesar de minha esposa ser a diretora da escola, procuramos uma outra instituição de ensino, em que há bem menos crianças por sala de aula. Talvez recebendo uma atenção mais individualizada conseguisse aprender. Mas não adiantou nada, ficou tudo igual. Demos um vermífugo, um complexo mineral que contém zinco e levedura de cerveja (vitaminas B com aminoácidos) e não dá para imaginar a imensa alegria que sentimos ao ver nossa filha mais concentrada, com vontade de estudar e tornando-se uma excelente aluna! Saiu um pesadelo do nosso coração, e a paz e a harmonia voltaram a reinar em casa." [...]

Numa criança com um sistema nervoso bem formado, em que os neurônios estão bem encapados com a mielina, que está suprida dos sais minerais necessários ao bom funcionamento cerebral, o impulso nervoso do pensamento percorre o trajeto neural na velocidade de um carro de corrida. Para ela tudo é fácil, consegue se concentrar com naturalidade, grava conhecimentos novos com agilidade na memória, pensa e aprende rapidamente, tem mais disposição física, pode executar várias atividades ao mesmo tempo, é calma e resolve seus desafios com lucidez e sabedoria. Enfim, é uma pessoa que todos admiram. Torna-se um adulto autoconfiante e feliz, colhendo resultados expressivos na família, no casamento, no trabalho e na sociedade. [...]

A formação e o fortalecimento do sistema nervoso dependem dos seguintes fatores e cuidados:
constituição genética no que diz respeito à boa formação e multiplicação das células nervosas;
estimulação diversificada, que forma diferenciados caminhos neurais;
pertencimento, valorização, sentir-se amado;
movimento e sol;
rotina diária, disciplina, regras e limites;
suficientes horas de sono, especialmente antes da meia-noite;
leite materno;
atenção ao papel nocivo de açúcares e farinhas refinadas;
cuidados com alimentos com excesso de agrotóxicos e substâncias neurotóxicas em geral;
alimentação apropriada - sais minerais e vitaminas;
controle das verminoses.

Carin Primavesi, do livro "Déficit De Atenção Tem Solução"

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