quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O que é Tantra - Otávio Leal

Tantra não é somente sexo, não é Kama-Sutra, nem um místico prometendo orgasmo cósmico ou uma suposta “casa de massagens” ou grupos de sexo grupal. Não é tara ou desvios sexuais. Talvez somente algo em torno de 5% de todos os textos e ensinamentos tântricos é de contexto sexual. Neste livro é abordado o maithuna – ato sexual tântrico, mas que fique bem claro: o Tantra não é somente sexo. O tantrismo não é seita ou religião, apesar de estreitar as relações entre o homem e os aspectos sutis do Universo. Não é magia, apesar de possuir rituais mágicos, e não possui nenhuma prática de sacramentos maléficos.
 É uma prática que não apresenta nenhuma contra-indicação apesar de alguns livros escritos por leigos afirmarem isso. Pelo contrário, Tantra visa muita saúde, bem-estar, alegria consciência e muito amor-próprio.
Como filosofia de vida prática e não especulativa não há energia gasta no “por quê” e sim no “como”; um exemplo é em vez de se preocupar com o “por quê” do sofrimento, se busca o “como” ser feliz, daí o Tantra é conhecido como uma filosofia comportamental que o estimula a saber quem você é, como ser feliz, livre, energético e, dentro do possível, auto-suficiente.
O Tantra aponta em direção a tudo que é natural no ser humano, o contato com a natureza, a descoberta do seu ser por meio do amor e do respeito ao próximo, a exaltação do companheiro em nível de deus/deusa tudo com a maior naturalidade e desprendimento, sem tabus ou regras retrógradas e anti-libertárias.
O Tantra estuda várias áreas da vida, sendo assim, ele estuda a própria vida. É uma maneira integral, holística de vivenciar e sentir a origem e o desenvolvimento dos seres. Dentro das práticas tântricas, temos acesso a centenas de itens, como a Alquimia, a Psicologia dos Budas, o Yoga em suas múltiplas divisões, a Astrologia, a Matemática, a Geometria, as mais diferentes técnicas de Meditações, a Magia, a Massagem, a Gemoterapia, a Medicina Sagrada, o Maithuna (ato sexual sagrado), a Aromaterapia, o conhecimento das divindades, das egrégoras e muito mais. Tudo para alcançar uma vida mais consciente e feliz. O Tantra recorre à verdade da experiência, à sensação, à certeza obtida a partir daquilo que é palpável. Suas técnicas funcionam há milhares de anos porque seus praticantes sentem o caminho da Transcendência, da ruptura do ciclo de Reencarnação (Samsara). O praticante tântrico é prático, não tem dogmas, ele busca o real; percebe que é parte integrante de toda a forma de vida no Universo. Não há separação nem a dualidade de certo/errado, bom/mal, moral/imoral etc. [...]

Otávio Leal

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial