sábado, 26 de dezembro de 2015

Quem defende o Socialismo...

"Quem defende o socialismo sonha ver um mundo no qual não exista pobreza, miséria, fome e guerra. O socialismo é, portanto, um ideal de solidariedade, de igualdade e de justiça. Sem, é claro, negar a liberdade individual e as escolhas pessoais de cada um.
Desde que o socialismo foi proposto, antes mesmo de Marx, o objetivo sempre foi garantir com que todos tenham acesso à modernidade, à tecnologia e aos avanços que o capitalismo cria mas que sempre são restritos à classe dos endinheirados. Pobreza é o capitalismo que alimenta por que ela é lucrativa e funcional ao sistema. O socialismo, ao contrário, é um regime de riqueza, mas não para poucos à custa do trabalho de muitos. O socialismo é a riqueza para muitos sem que ninguém seja explorado e no qual todos usufruam.
Infelizmente as primeiras experiências socialistas erraram e por isto foram derrotadas. Mas não tem como negarmos que o sufrágio universal, o voto feminino, a igualdade racial, o direito à paz e à cultura foram conquistas socialistas. Se estamos usando Internet e telefone celular, isto se deve à invenção dos foguetes, satélites e da exploração do espaço sideral que foram obras socialistas.
Citar alguns líderes socialistas e chamá-los de assassinos é assumir um lado da história que foi contado pelos vencedores da Guerra Fria. Uma história contada pelos mesmos que jogaram bombas atômicas no Japão e invadiram a Coreia, Vietnã, Iraque, Afeganistão, Síria, etc para lucrar com guerras. Portanto, se pedem que deixemos de acreditar no socialismo pelo erro de nossos antecessores, devemos lembrar que muitos cristãos sabem o que foi a inquisição e nem por isto deixaram de seguir sua fé.
Sem dúvidas que os donos das grandes multinacionais que controlam os meios de comunicação, a indústria do cinema, da informação e da educação não querem que saibamos o que de fato é o socialismo. Fazem isto por que eles são os únicos que se beneficiam do sistema capitalista tal como está estabelecido.
O fato é que quando deixamos de acreditar ser possível construir uma sociedade que supere as contradições do capitalismo, absorvendo suas qualidades (tecnologia, dinamismo, etc) mas vencendo seus defeitos (fome, miséria, guerra e pobreza), caíremos em uma zona de conforto que jamais ajudará o mundo a se transformar.
Se antes de nós a geração anterior ousou, tentou e não conseguiu, teremos que seguir nesta luta para no futuro sermos lembrados como aqueles que venceram e triunfaram. O socialismo virá, mais cedo ou mais tarde. E virá para beneficiar a todos. Que brilhe no céu a Estrela Vermelha".

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial