terça-feira, 22 de agosto de 2017

Os diferentes tipos de Ômega 3 (Flávio Passos)

É comum a falta de discernimento entre os diferentes tipos de ômega 3.
Por este motivo, muitos acreditam que podem suprir todas as necessidades de ômega 3 consumindo linhaça e chia, alimentos vegetais que oferecem dentro de si o ALA, um tipo de ômega 3 de cadeia curta que tem forma e função diferentes do DHA ou do EPA.
O ideal é que ambos os tipos estejam disponíveis ao organismo, mas o DHA (em especial) e o EPA são os mais relevantes e não podem faltar.
Embora o corpo consiga converter uma pequena quantidade de DHA a partir do ômega 3 vegetal (ALA), pesquisas atuais demonstram que a taxa de conversão é muito baixa. Na maioria dos casos fica abaixo de 0,5%, podendo alcançar até 3%. Ou seja: é insuficiente. Se você é vegetariano ou vegano, um complemento de DHA e EPA é essencial, seja de origem vegetal (algas) ou de origem animal (óleo de peixe, krill ou moluscos).
Se você não é nem vegetariano e nem vegano, provavelmente se beneficiaria de um bom complemento de DHA.
Ocorre que a média de consumo populacional é de, em média, 100mg a 200mg de DHA por dia, bem abaixo dos recomendados 650mg de DHA e 100mg de EPA que os cientistas recomendam para indivíduos saudáveis.
A recomendação é maior para gestantes e em caso de tratamento de patologias neurológicas diversas. Sempre consulte seu nutricionista ou médico de prevenção para conhecer a indicação adequada para sua individualidade.
Um dos grandes problemas da dieta ocidental moderna é a carência de ômega 3 e o excesso de ômega 6 (encontrado principalmente nos óleos ultraprocessados, como milho e girassol).
Quando os níveis de ômega 6 estão maiores que o desejável e os níveis de ômega 3 abaixo do ideal, o organismo fica pré-disposto a inflamações diversas – fator que contribui para a causa e a piora de inúmeros problemas de saúde.
De acordo com pesquisas publicadas nos EUA (Chicago e Kentucky) e na Holanda (Rotterdam), níveis adequados de DHA fazem com que a comunicação entre as células nervosas fique melhor, mais rápida e mais eficiente, sendo que os níveis baixos de DHA no cérebro ou nos olhos podem retardar a sinalização entre as células, resultando em deficiência visual ou função cerebral alterada.
A deficiência de ômega 3 está associada à baixa inteligência, depressão, problemas cardíacos, câncer e desenvolvimento de doenças degenerativas como Alzheimer.
Por todos estes motivos, é fundamental estar atento para a obtenção diária deste nutriente essencial, seja através de alimentos ou de complementos.
O DHA é tão essencial para o funcionamento excelente da Saúde do cérebro e sistema nervoso e da visão quanto a água é fundamental para a Saúde das plantas.

Elemento fundamental para a vida, o DHA é o mais importante ácido graxo essencial ômega 3 de cadeia longa. Ele recebe o título de “essencial" porque efetivamente precisa ser obtido através da nutrição, pois o corpo não é capaz de produzi-lo dentro de si a partir de outras matérias primas.
Ele é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso, desde a fase embrionária até sua completa formação. Por este motivo é um dos elementos que constituem o leite materno.
Quanto maior a concentração de DHA no leite materno (algo que depende da qualidade da nutrição da mãe), melhor será o desenvolvimento do sistema nervoso.
Ao longo da vida, o corpo continua a requerer o DHA como algo crucial para seu pleno funcionamento.
60% do cérebro é composto de gordura, e até 40% desta gordura é DHA.
Um substancial corpo de pesquisas demonstra que o nutriente ômega 3 DHA é matéria prima essencial para a otimização da mente, proporcionando uma notável evolução no desempenho da memória, da capacidade de aprendizado, do humor e da qualidade do comportamento - resultado direto de um sistema nervoso bem nutrido e próspero.
A atitude de proporcionar amplo estoque deste nutriente ao corpo pode auxiliar a proteger o o sistema nervoso contra a degeneração causada pela idade, assim como na prevenção de derrames, alzheimer e perda de memória.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial