segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

23 escritores que foram rejeitados antes do 1º livro publicado

Walt Disney foi demitido de um jornal por não ser criativo e nem ter boas ideias. The Beatles não teve chance com a Decca Records, por não ter futuro no show business. Einstein foi expulso da escola por ser mentalmente lento. Enfim, uma infinidade de grandes personalidades não recebeu a chance esperada no início da carreira e, após certo tempo de sofrimento, acabaram como celebridades internacionais.

Na literatura não é diferente. Vários autores, hoje conhecidos e consagrados, não receberam atenção de editoras e firam rejeitados. Alguns deles várias vezes por várias editoras diferentes. Abaixo, 20 casos das mais conhecidas celebridades literárias que começaram a carreira recebendo um doloroso não de seus editores.

Lolita, de Vladmir Nabokov
Uma editora, nem um pouco visionária, recebeu Nabokov com as seguintes palavras sobre “Lolita”: “Esmagadoramente nauseante, mesmo para uma freudiana iluminada. A coisa toda é um cruzamento de incerteza entre a realidade hedionda e a fantasia improvável. Muitas vezes torna-se um devaneio neurótico selvagem. Eu recomendo que ele seja enterrado sob uma pedra durante mil anos”.
O Senhor das Moscas, de William Golding
O livro, que narra a vida de um grupo de crianças preso numa ilha deserta, sem nenhum adulto por perto, foi rejeitado 20 vezes antes de ser publicado.
O Espião que saiu do frio, de John Le Carré
O autor de clássicos como “O Espião que sabia demais” e “O Jardineiro Fiel” recebeu uma negativa ao tentar publicar sua primeira obra. O editor alegou que Le Carré não tinha futuro.
E o vento levou, de Margaret Mitchell
O livro que deu origem ao clássico filme homônimo foi rejeitado 38 vezes antes de ser aceito por uma editora e publicado.
O Diário da Princesa, de Meg Cabot
O livro passou por 17 editoras distintas antes de ser finalmente publicado.
Santuário, de William Faulkner
Considerado por Mario Vargas Llosa como um livro irresistível, “Santuário” foi chamado de impublicável.
Gertrude Stein
Gertrude apenas apresentava seus poemas às pessoas mais intimas por não ser aceita por nenhuma editora. Teve o 1º deles publicado apenas 20 anos após ter começado a escrever.
O Diário de Anne Frank
A comovente história da garota judia foi rejeitada 15 vezes antes de ser finalmente publicada e virar um dos maiores best-sellers da história.
The Tale of Peter Rabbit, de Beatrix Potter
A escritora inglesa teve que publicar a história infantil por conta própria ao não ser aceita por nenhuma editora.
Carrie, a Estranha, de Stephen King
Antes mesmo de tentar publicar a história, King jogou o esboço de Carrie no lixo. Sua esposa remexeu a lixeira e leu a história. Gostou e incentivou King. Após isso, o escritor norte-americano foi rejeitado 30 vezes antes de tê-la publicada.
Louisa May Alcott
Ao tentar se tornar escritora, Louisa, autora de obras renomadas como “Mulherzinhas”, foi recomendada a continuar apenas na área do ensino.
Marcel Proust
O autor francês, dono do clássico “Em Busca do Tempo Perdido”, teve que pagar pela publicação de sua primeira obra.
Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas, de Robert M. Pirsing
A belíssima obra de Pirsing foi rejeitada 121 vezes antes de ter sua publicação aceita por uma editora. Depois de tantas negativas, a obra acabou entrando até mesmo no Guinness, como o sucesso de vendas mais rejeitado.
On the Road, de Jack Kerouac
A famosa obra de Kerouac foi recebida pelas seguintes palavras de um editor: “Sua prosa frenética e embaralhada expressa perfeitamente as viagens febris da Geração Beat. Mas isso é suficiente? Acho que não”.
E. E. Cummings
Após receber várias negativas de diversas editoras, Cummings escreveu o livro “Não, obrigado”, nomeando todos os editores que lhe negaram publicação.
Rudyard Kipling
O autor de “O Livro da Selva” não recebeu uma simples negativa em suas tentativas de publicação. O editor alegou que Kipling não sabia usar o inglês corretamente.
A Wrinkle in Time, de Madeleine L’Engle
Este clássico livro de ficção científica foi rejeitado 26 vezes antes de receber inúmeros renomados prêmios norte-americanos.
A Revolução dos Bichos, de George Orwell
“A Revolução dos Bichos” não foi publicada de imediato. O editor alegou que não havia mercado para histórias de animais nos EUA.
Duna, de Frank Herbert
Uma das maiores obras de ficção científica de todos os tempos foi rejeitada 23 vezes antes de ser publicada.
O Misterioso Caso de Styles, de Agatha Christie
Após ser rejeitada por seis editoras, a Rainha do Crime teve que esperar mais quatro anos para ter seu primeiro livro publicado. Hoje, é a vendedora mais traduzida da história.
James Joyce
O autor de “Ulisses” foi rejeitado 22 vezes antes de ser publicado.
Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling
Rowling foi rejeitada 12 vezes e ainda recebeu um insulto de um dos editores, ao recomendar que a escritora “não perdesse mais nem um dia de trabalho”.
Ardil 22, de Joseph Hellen
Apesar de não ter tido grandes dificuldades para ser publicado, recebeu uma dura crítica do The New York Times: “Nem parece ser escrito, em vez disso, ele dá a impressão de ter sido gritou para o papel. O que resta é um entulho de piadas ácidas”.
Enfim, a relação destes 20 escritores é uma ótima motivação para centenas de escritores espalhados pelo mundo para não desistirem. Assim, acredite no seu trabalho sempre que em breve, provavelmente, alguém acreditará no seu e publicará sua obra.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial