sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Interromper a emissão de CO2 não acabaria com o aquecimento global

Um estudo da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, alega que nosso planeta pode atingir uma temperatura alarmante com bem menos CO2 do que se imagina.
O estudo baseia-se em uma simulação climática onde a atmosfera terrestre carregada com 1,8 trilhões de toneladas de CO2 subitamente interrompe a emissão do gás. Esta interrupção poderia ocasionar um aparente esfriamento na Terra, porém, após 100 anos, o gás já presente na atmosfera daria início a um processo de aquecimento.
Passados 400 anos da interrupção, a simulação indica que a temperatura terrestre aumentaria em 3,7ºC. O aumento parece pequeno, porém, desde tempos anteriores à Revolução Industrial, a temperatura terrestre aumentou em “apenas” 0,85ºC.
Entidades responsáveis estimam que um aumento de 2ºC na temperatura poderia ocasionar efeitos drásticos na Terra. Para que isto seja evitado, as autoridades se esforçam para que a emissão de CO2 não exceda 1 trilhão de toneladas (sendo que metade disto já foi liberado em nossa atmosfera), entretanto, Thomas Frölicher, coordenador do estudo, afirma que esta estimativa pode estar equivocada.
“Se nossos resultados estão corretos, o limite da emissão de gás visando manter o aumento da temperatura terrestre abaixo dos 2ºC deve ser de 750 bilhões de toneladas, e não do 1 trilhão estimado”, disse o coordenador.

O trabalho de Frölicher e seus colegas rebate uma série de estudos que afirmam que a interrupção na emissão de C02 faria com que a temperatura na Terra se mantivesse constante ou em declínio.
“Os cientistas imaginavam que a temperatura se manteria constante ou em declínio caso a emissão fosse interrompida, mas agora nós provamos que a possibilidade de que a temperatura continue aumentando gradativamente não pode ser excluída.”, disse Frölicher. “Isto mostra o quão difícil é reverter as alterações climáticas – nós podemos interromper as emissões, mas mesmo assim vamos ter que lidar com o problema do aquecimento da temperatura terrestre.” 

Marcadores: , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial