sexta-feira, 19 de maio de 2017

A bomba biótica e os rios aéreos da Amazônia

E agora com vocês os rios aéreos ou voadores dentro do ciclo hidrológico. A floresta, como a Amazônia, funciona como uma bomba d’água na América do Sul! <3 Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e carregada pelos ventos alíseos. Ao seguir terra adentro, a umidade cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da transpiração da árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade e se formam os rios aéreos, que continuam a transportar grandiosos volumes de água rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante. Quando os rios voadores encontram a barreira natural formada pela Cordilheira dos Andes, eles fazem a curva, partindo em direção ao sul, rumo às regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e aos países vizinhos.

Os rios voadores ligam os ventos alísios carregados de umidade do Atlântico equatorial com os ventos sobre a grande floresta, até os Andes, e daí para a parte meridional da América do Sul. Tudo isso só é possível por causa da 💚bomba biótica💚
Fonte

A gente já ouviu falar que a Amazônia é o pulmão do mundo, mas vai além disso. O professor Antonio Nobre no relatório que unifica 200 pesquisas mostrou que na verdade a floresta é o CORAÇÃO do mundo e pulsa a circulação de água doce em suas artérias de rios voadores.
Fonte

A bomba biótica da Floresta Amazônica funciona como o coração do ciclo hidrológico e sistema circulatório na América do Sul. Temos dois corpos de água, o oceano azul, que já conhecemos, e o oceano verde, a floresta. A transpiração da floresta é tão grande quanto a do oceano, mas a condensação de nuvens na floresta é muito maior por causa do "pó de pirlimpimpim" (como chamou o professor), que são as partículas de odores das plantas que estão no ar! Essas partículas são atraídas por água, ou seja, buscam moléculas de água no ar e se juntam com a umidade da transpiração das árvores (que o professor chama de "geisers da floresta") formando nuvens! Porque a condensação é maior na floresta, a pressão abaixa e puxa o ar úmido do oceano. Eis a bomba biótica. Daí a Amazonia envia essas nuvens em forma de rios voadores para o sul do continente. Se os familiares rios são análogos às veias, que drenam a água usada e a retornam para a origem no oceano, os rios aéreos são as artérias, que trazem a água fresca, renovada na evaporação do oceano.
Fonte

Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 4 de fevereiro de 2019 às 22:04 , Anonymous Anônimo disse...

Parabens pelo post!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial