sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Quem é radical?

Outro dia, vendo o estilo de vida que eu levo e que estou construindo, um camarada me qualificou de "radical". Não falou com a intenção de ofender, mas isso me causou uma reflexão:
Não seria muito mais radical alguém que caga numa privada e dá a descarga todos os dias, mesmo sabendo que toda essa merda está indo direto para um rio, antes limpo e cristalino, cheio de peixes, pitus, lontras e jacarés, matando todas essas formas de vida e transformando o rio num grande, nojento, fétido esgotão a céu aberto?
Não seria muiro mais radical alguém que compra no supermercado a vida inteira "alimentos" produzidos a partir da conversão de fertilizantes químicos, entupidos de agrotóxicos, e que para sua produção destróem florestas, rios e mares, transformando-os em desertos estéreis e poluídos?
Não seria muito mais radical alguém que acha normal andar 50 a 100 km de carro todos os dias, para tarefas corriqueiras como ir ao trabalho ou escola, lançando assim toneladas de gases poluentes na atmosfera, causando o aquecimento global, além de alimentar uma indústria petroquímica e automobilística, altamente destrutivas?
Não seria muito mais radical alguém que acha normal consumir produtos em demasia, de forma descartável, gerando toneladas de lixo que se acumula no planeta a cada dia? Ou usar eletricidade de forma desenfreada (direta ou indiretamente), sendo portanto cúmplice do alagamento e destruição total de milhares ou milhões de quilômetros quadrados de florestas para cada nova hidrelétrica?
Concluí que, quem leva esse estilo de vida e não faz nada para mudá-lo, é que é extremamente radical: 
Ou radicalmente ignorante, por não saber de nada disso,
Ou radicalmente filhadaputa, por saber, mas não se importar,
Ou radicalmente apático, por saber, se importar, e não fazer merda nenhuma para mudar essa condição.
Sob essa óptica, sou provavelmente o menos radical de todas as pessoas que conheço!
O camarada ficou um pouco embaraçado, achou que exagerei no tom da resposta. 
Tive que pedir desculpas, não quis atacar ninguém, pessoalmente. 
Foi só uma reflexão...

Cássio São Thomé

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial