sábado, 20 de agosto de 2016

Cuidado com os alimentos tratados com agrotóxicos

Trecho do livro "Déficit de Atenção Tem Solução" de Carin Primavesi:
CUIDADO COM OS ALIMENTOS TRATADOS COM AGROTÓXICOS

Deve-se ter cuidados em ingerir alimentos que sabidamente contenham um excesso de agrotóxicos. Depois da proibição dos organoclorados, os organofosforados (como Malation, Paration, Clorpirifós, Diazinon) e os carbamatos (como o Carbaril) são os agentes mais utilizados em todo o mundo para o combate de insetos nocivos nas plantações. Frutas, verduras, legumes e grãos que foram pulverizados pesadamente com agrotóxicos atacam o sistema nervoso e podem até induzir demência. Especialmente cenoura, tomate, alface, batata, pimentão, morango e soja são pulverizados com uma carga elevada de defensivos. Atualmente a maioria dos produtos da terra é tratada com agrotóxicos e em todos são encontrados seus resíduos em menor ou maior quantidade, conforme a decadência dos solos em que foram cultivados e a frequência das pulverizações.
Em geral, o mecanismo de ação desses agrotóxicos no corpo humano está relacionado à inibição da acetil-colinesterase, enzima catalisadora do neurotransmissor acetilcolina, que tem um papel importante no desenvolvimento das conexões neurais. A acetilcolina controla as atividades de áreas cerebrais relacionadas com a atenção, concentração, aprendizagem e memória. Assim, pessoas que consomem de forma continuada alimentos com resíduos de agrotóxicos podem apresentar distúrbios comportamentais causados por danos neurológicos.
Verduras e frutas plantadas fora da época e do lugar apropriado para seu cultivo recebem muito mais defensivos do que quando cultivadas na época natural e no local ecológico. Por exemplo: a uva tem clima mais apropriado no Rio Grande do Sul do que no Nordeste. Assim, por safra, as uvas do Rio Grande do Sul recebem 30 pulverizações, enquanto que no Nordeste são necessárias 120. Lá, o coco é o ecótipo.
Até em alimentos orgânicos existem resíduos tóxicos, que evaporaram durante sua aplicação em culturas convencionais e caíram depois, com as chuvas, em culturas livres de agrotóxicos. Atualmente, até os ursos polares têm resíduos de agrotóxicos em sua gordura!
Mesmo assim, verduras, legumes, cereais e frutas da estação e da região são as mais saudáveis, porque recebem menos defensivos. Se uma verdura ou fruta teve de receber muitos defensivos, era porque estava muito deficiente em minerais nutritivos e, portanto, tem um valor biológico muito baixo.
A melhor opção ainda são os alimentos orgânicos oriundos de cultivos que implantaram o sistema ecológico de plantio. Esses são cultivados não só sem venenos, mas também em solos saudáveis, em que cada planta pode formar todas as substâncias que ela deveria produzir quando está sem deficiência: proteínas, hormônios, gorduras, enzimas e açúcares. O resultados são frutas, verduras, legumes e grãos bem formados, graúdos, bonitos e saborosos. [...]
Alimentos produzidos ecologicamente deveriam até ser mais baratos do que os com veneno, pois os agrotóxicos são muito caros e só são necessários em plantações oriundas de solos degradados, que precisam de muito investimento para produzir algo. [...]

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial