sábado, 9 de junho de 2012

Sempre Há Uma Luz, Sérgio Luís (Por Renato Russo) 2001 2008

Trechos do livro
Recomendo. Livro espírita do Renato Russo.

Sinopse: Ídolo na Terra, letrista e vocalista de famosa banda de pop-rock, Ruggeri Rubens (Renato Russo) chega ao Mundo Espiritual, depois de morrer vitimado pela AIDS. "Meus olhos cerraram-se e eu me sentia cada vez mais só. Seria mais uma noite de sono, à custa de drogas que me inebriavam o corpo, drogas que nunca me tornaram mais feliz..." ele conta. Perplexo, descobre e realidade espiritual e assiste ao "filme de sua vida", fazendo um aprendizado intensivo e regenerador. "Ninguém faz ideia do que passei do lado de cá, por ser ignorante moral. Não há pessoas ruins, só ignorantes; é isso aí!", ele diz. Agora Ruggeri Rubens traz até nós a sua dramática experiência, em uma narrativa pontuada por fortes emoções e ensinamentos imprescindíveis. Esta é a sua história.


O Amor não está nas pessoas, não está restrito ao coração ou ao desejo, não se confunde com o sentimento entre criaturas, que é limitado. É amplo, genérico, unviersal, divisível, tolerante, paciente, supera a tudo e a todas as situações adversas, perdoa, tudo crê, tudo faz, tudo suporta... lembra de tuas letras? Tu o disseste através de tuas canções. Só não soubeste como praticá-lo, como senti-lo em sua inteireza.
Shangri-la, Xanadu, Canaã, Éden... tudo é verdade! E por que não?! Eu estou num paraíso, onde se vive, se trabalha, se respira, pois todos se respeitam... o preço: boa-vontade, caridade, tolerância, paciência, reforma interior; mas, ainda não é o céu... esse é mais longe.
Quando somos pequenos, temos medo do escuro, de bruxas, do lobisomem, de fantasmas... devíamos ter medo de nós mesmos, pois somos nós que nos projetamos para baixo. A nossa Vontade é uma terrível arma. Mal direcionada, provoca a destruição. Bem direcionada, torna-se uma fonte inesgotável de Criação e benfazeja. Doravante (de agora em diante), escolho a segunda opção. Todos temos esse direito: o de Escolha.
Se te desordenas sentimentalmente e acredita que és um derrotado, certamente hás de sê-lo. Se velas pela felicidade interior e retidão de sentimentos, decerto, hás de libertar-te das algemas que te prendem à dor.
A Doutrina está nos livros mas a Liberdade está no âmago no desejo no sentimento no coração que se torna puro pela caridade prática e compreensão das leis eternas...
Os limites de nossa realidade
Revoltado, levantei-me e chutei tudo que encontrei pela frente. Desesperado, chorei feito criança contrariada.
- A pior mentira é aquela em que mentimos para si mesmo.
- O que quer dizer com isso?
- Que você se sente um farrapo e é essa a sua verdade momentânea.
Sim, sempre há uma luz... tanto é que os insetos a procuram.
Devo buscar a luz, tal como os insetos?
Isso! Fez progressos. Só que depende de você... há uma opção dentre três: procurar a luz como guerreiro ou como inseto ou simplesmente não procurá-la... o que prefere?
- Por que não o vi?
- Deus está em toda parte, nem por isso o vê. Embora não sendo Deus, mas tendo-o descoberto em mim, eis que posso estar onde quero e me é permitido. Jesus nos disse: "o espírito sopra onde quer". Se não me vistes, foi porque não o quisestes, ou não vos colocastes em condições para tanto, mas a partir do momento em que teve Vontade, e isso vos foi permitido, viu-me.
Só não saíste daqui ainda porque pensa que a filosofia lhe é externa. Achas que acumulastes muitos conhecimentos e isso, supões, fez de você um sábio, um tanto dono de si; por tal razão, reluta em pensar como um inseto, um pequeno e insignificante inseto. Orgulho?
Comece a pensar como um inseto. Guerreiros têm vontade próprias, mas os insetos...
Sapiência
...fazem a vontade de quem os criou.
O dia após a noite. A calmaria após a procela. Dormir para acordar. Sofrer para valorizar. Doar para receber. Amar para ser amado. Morrer para renascer. Perder-se para reencontrar-se. A chave da felicidade está em reconhecermos que, quando a dor é iminente, o lenitivo virá logo em seguida.
Desde que partira da Terra, no mundo encontrado, tudo transpirava Justiça. O que se diria, pensava ou fazia tinha reflexos visíveis e imediatos.
Por que ultimamente as pessoas têm me perguntado tantas coisas?
Porque as respostas estão em Você. És o universo de si.
Amar não tem preço e não é preciso que se diga. Pense nisso, doravante...
Isso mesmo! "Nem tudo sabe a nossa vã filosofia", por William Shakespeare. Lestes isso? Era um escritor voraz, sábio, contudo, entre a Sapiência adquirida pela leitura que nos angaria conhecimentos e a realidade daquilo que ainda está oculto, há grande distância; é preciso que compreendamos que como espíritos imortais, não somos homens ou mulheres, características tão peculiares ao globo em que vivemos, tão necessárias para a função reprodutiva e trocas energéticas através do lídimo ato sexual. Somos espíritas, essência de Deus, inteligências, faíscas do eterno amor universal. Então a partir dos conceitos 'sexo', distinção entre sexos, macho e fêmea, dominante e dominado, teremos uma teia milenar de preconceitos, cujas presas somos nós mesmos, sofrendo o reflexo daquilo que ajudamos a construir ou destruir. É a lei do retorno!
No mundo preocupamo-nos em ter, não em ser, daí vem nossos desajustes.
Mesmo na densa escuridão, seres luminescentes vagueiam em busca de Vida.
Hodierno: nos dias de hoje.
Destarte: sendo assim / deste modo...
Agruras: dificuldades.
Guarida: covil de feras; abrigo, asilo, refúgio, proteção.
Lembre-se doravante que o Espírito não tem sexos determinados. Esses são estados transitórios, escolas de aprendizado e reeducação, no progresso da alma errante em...
A face oculta de Deus
...busca da perfeição, muitas vezes à escolha do espírito reencarnante e noutras vezes, por imposição da Justiça Soberana, em contraposição às inúmeras transgressões realizadas no terreno sexual.
O que meu instrutor dizia fazia sentido, contudo, meu raciocínio ainda não aceitava os fatos como me eram expostos.
- O quê?! Filosofando enquanto outros sofrem?
- E o que posso fazer num ambiente desses onde só vejo pesares?
Esculápio: médico.
É o que chamamos de retrocognição ou regressões de memória espontâneas, que de espontâneas têm muito pouco. Nossa mente é a depositária de nossas experiências, desde a monera até o anjo. É uma espécie de computador do eterno, compreende?
Séculos são moléculas de segundos para o átomo da eternidade.
Compreendendo o pretérito, vos conformeis no presente, arquitetando melhor o futuro. Se observar melhor, verás que está sendo de grande utilidade.
Registrados no Tempo.
A ignorância nos leva a cometer abusos indizíveis. Valorizamos o que nos é externo, inclusive as pessoas e coisas. Achamos que o Amor está no próximo, nas paixões efêmeras ou nas coisas da Matéria. Na verdade, se ele não estiver em nós, tudo o que vem do exterior nos parecerá insuficiente para nos suprir o equilíbrio, daí caímos no vazio, solidão, nos perdendo em conjecturas absurdas, idealizando modelos de vida que não temos capacidade para ser ou manter, formulando relacionamentos que apenas forjam uma aparência do nosso verdadeiro "Eu" Interior.
Não cai uma só folha ao solo sem a vontade de nosso Pai.
Tempos imemoriais.
Leis preexistentes emanadas do Alto.
A consciência reflete predisposições que nos imantam a regiões onde se agrupam mentes que refletem anseios semelhantes.
Até mesmo Sodom algum dia reconhecerá os erros cometidos e cansado procurará como muitos a libertação.
Seres eternizados
Não forceis situações; porém, deixes que aconteça naturalmente. A Deus cabe a permissão de descortinarmos o véu de outrora.
Cada caso é diferente. Cada ser é um universo e nenhuma situação é igual a outra.
Não tenho asas, mas aprendi a impulsionar uma força interior que me permite, como espírito eterno e liberto temporariamente do veículo carnal, alçar vôos pelo espaço cósmico (volitação).
Meu Deus! Que loucura! Estava ficando louco. Só podia ser isso! Louco! Nossas vidas foram conturbadas. Recebi muitas críticas. Indignado, resolvi vingar-me da sociedade medíocre e hipócrita escrevendo romances.
Amar, na mais lídima acepção do termo, não implica infringir leis naturais. Homem e homem, mulher e mulher, podem pois se amarem, contudo, respeitando os limites, as regras, as leis, a disciplina, estatuídos pelo Eterno, para felicidade mútua. Fora isso, incorremos no abuso e todo abuso terá o retorno contrário.
Do pó viemos... ao pó retornaremos - em relação ao que é da matéria, tal é a lei!
Egrégora: força magnética resultante de milhares ou milhões de pensamentos uníssonos.
Abracei-o sem temores. Começava a sentir o que ele dizia. O Amor não se confundia com o Instinto; estava muito além disso.
Precisa de Deus! Somos apenas coadjuvantes. Tens que descobri-Lo em Ti. Deus é o Amor e é isso que estais em busca. Nós todos... mas, não temais. Estamos juntos... eu, você... milhares, bilhões. Somos uma imensa Legião.
Excelso: alto.
Sofremos inúmeras transformações para chegarmos aqui e agora. A reencarnação foi bênção a fim de que atingíssemos o estado atual. Agradecemos a Deus por tudo.
Para uns, a caminhada começou há séculos. Para outros, a partir de agora! Alguns nem começaram ainda. Espero estar contribuindo de alguma forma com a evolução. O Mestre nos disse: Bem-aventurados os que têm ouvidos para ouvir. Amigos, a música do céu já começou e vocês nem estão captando. Portanto, abram os ouvidos, mas... abram também o coração e a razão. -
O espírito sopra onde quer
Deveríamos nos livrar (de 1 vez por todas) da sedução das Palavras.
A gente não muda por ter "morrido", ainda continuo o mesmo, só que mais consciente do que devo fazer doravante, para não ser mais como um alienado, perambulando pelo mundo feito gado. Ainda penso e sinto como gente, como ser humano, como vivente. Ninguém faz ideia do que passei do lado de cá, por ser ignorante moral. Não há pessoas ruins, só ignorantes; é isso aí! -
Exíguo: pouco.
Deus não está a nosso favor, quando queremos descortinar certas coisas ocultas, e na forma que desejamos. E vejam que digo a verdade, pois O Filho mais elevado que Ele nos enviou, "nasceu para servir e não para ser servido". -
"Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo, da água e do espírito, da reforma íntima e da prática do seu Evangelho Divino". -
"É morrendo que se vive para a Vida Eterna". - 
Meu filho, terás valorosa estrada pela frente. Use coração, mente e capacidades para engrandecer a si, aos seus, às pessoas que sequer conhece, que estão no seu mundo ou fora dele, pois somos todos parte de uma imensa família: o Universo!
Ainda teremos muito pra contar. O teu mundo começa agora... apenas estais começando.
Ti voglio bene, figlio. Ti amo.
O Segredo está em doar-se ao próximo, sujando as mãos, o corpo e a mente com a caridade.
Músicos artistas literatos resportistas atores... todos que lidam com o expressionismo, que possam reformular seus conceitos de atuação, em suas respectivas áreas. São importantes, mas não são ídolos, não são deuses! São apenas pessoas que desejam ser felizes. Não se permitam iludir pelo mérito das riquezas, pois tudo isso se torna vago diante do palco da eternidade, onde nos sentiremos insignificantes se não praticarmos a caridade, se não tivermos a humildade para reconhecer que Deus Só Há Um, e que a reforma íntima é o único passe para o time dos vencedores.
O Amor..., Você e Algo Mais
Método deve ser essencialmente economia de princípios.
Lembrem-se: por mais que tudo possa parecer perdido em suas vidas, quando a existência já não sorrir, quando a dor quiser ocupar devagarinho o espaço da felicidade; quando as lágrimas sufocarem a ventura, saibam: sempre haverá uma luz... Sempre existirá um caminho... e não estaremos sozinhos, acreditem!
Amem-nos, mas sejam vocês mesmos! Cada um tem uma realidade diferente, uma trilha, um destino, uma luz! Procurem!
O inseto tem armas mas não fere a flor que o alimenta.

Ruggeri Rubens (Renato Russo)

Marcadores: , , , ,

3 Comentários:

Às 21 de dezembro de 2013 às 20:16 , Blogger Unknown disse...

Gostaria de adquirir esse livro, mas não o encontro. Alguém poderia me dizer onde consigo?! Abraços.

 
Às 24 de novembro de 2014 às 23:39 , Blogger Alexandre Lobo disse...

http://www.saraiva.com.br/sempre-ha-uma-luz-450815.html?PAC_ID=30393&

 
Às 31 de agosto de 2016 às 19:44 , Blogger Unknown disse...

Na livraria Saraiva esta vendendo...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial