domingo, 30 de julho de 2017

Plantas indicadoras e sanadoras (Ana Primavesi)

Para saber o que acontece com um solo parece que a única maneira é de amostrá-lo e fazer análises. Isso demora às vezes três meses e o agricultor não sabe o que fazer para salvar sua cultura. 

Por outro lado, todos sabem interpretar o grau de seca pelas plantas. Assim, onde aparece o facheiro (Pilosocereus pachycladus Rit.) e o mandacaru (Cereus jamacuru P.DC.) são regiões semiáridas com pouca chuva e longos períodos de seca e o mandacaru muitas vezes cresce em lugares quase sem solos, muito ressequidos, que também o xique-xique (PilocereusGounelli,K.Schum.) prefere. Onde cresce o algarobeiro (Prosopis juliflora), o solo normalmente é arenoso, mas com um nível freático não muito fundo ou até bastante superficial.

Em solos arenosos, em pastos decaídos pela renovação frequente, aparece o rabo-de-burro (Adropogon bicornis,L.) que indica a formação de uma camada impermeável em 80 a 100 cm de profundidade que estagna água da chuva. Rompendo esta camada o rabo-de-burro desaparece como por milagre.

Sabe-se até da Bíblia que na Babilônia plantava-se primeiro o trigo. Mas como os solos salinizavam pela irrigação mal feita, mais tarde somente conseguiram plantar cevada e quando o pH subiu mais, as colheitas baixaram mais e a Babilônia mal nutrida foi vencida pelos assírios.

Mas existem exemplos mais recentes. Assim, meu pai vivia e trabalhava, no início do século passado, numa região onde o povo se nutria de pão de centeio e aveia, que também servia para os cavalos. Mas os campos eram cada vez mais tomados pela papoula e as colheitas eram a cada ano, menores. Muitas propriedades já não conseguiram mais nutrir as famílias que ali viviam. Por quê? Levei amostras de solos para a Universidade onde estudei e fiz análises. O pH e o cálcio eram altos. Aconselhei meu pai a plantar trigo e cevada. Ele não gostou. “Sempre, por mais de mil anos, a população daqui comeu pão de centeio. Pensa que dezenas de gerações de pessoas eram todos burros, e somente você é inteligente?”- ele falou. Disse para ele que acreditei somente que o pH mudou e ele deveria tentar plantar trigo e cevada uma vez que centeio e aveia gostam de pH baixo. Ele tentou e o resultado foi mais do que surpreendente. As colheitas foram elevadas, maiores do que as melhores de centeio de que se tinha lembrança.

Atualmente, graças à genética, as culturas foram adaptadas a todos os países, solos, latitudes e altitudes. Assim, na Europa Central se planta milho em lugar de centeio, as batatinhas desceram dos Andes e se espalharam pelo hemisfério Norte, a soja saiu da china e se espalhou pelo mundo. Mas as plantas nativas ainda crescem conforme o solo e suas condições e ao clima.

Nos solos tropicais, sabe-se que a enorme biodiversidade é a base de sua produtividade. Cada modificação pequena do solo dá origem a outras plantas, outras associações vegetais, e conforme o solo melhora ou piora, há outras sucessões vegetais. A natureza lança mão das plantas nativas para corrigir deficiências ou excessos minerais, compactações, capas endurecidas, água estagnada, enfim tenta restabelecer sua condição ótima de maior produtividade. E todos sabem que um solo, abandonado sob vegetação nativa, a capoeira, se refaz completamente, tanto física como quimicamente. De onde vêm os nutrientes? Qual o segredo? O que fazem as plantas nativas que chamamos de invasoras? Sabe-se que são INDICADORAS, específicas para a situação que devem corrigir. E portanto, são também SANADORAS.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial