quinta-feira, 23 de março de 2017

"Você não vai agradecer Jesus?" - Thomas de Toledo

Nos tempos de mestrado, morava ao lado de uma família evangélica que, vez ou outra, me convidava para almoçar com eles. Apesar de a comida ser boa, incomodava-me o fato de eles rezarem pra Jesus para agradecer ao alimento. Refletia: o que diabos Jesus tinha a ver com aquela comida? Ainda mais que como estava estudando economia, minha racionalidade andava mais aguçada do que o habitual. Um dia decidi convida-los a almoçar em casa. Aí agradeci em primeiro lugar à Mãe-Terra por ter germinado as sementes do arroz, do feijão e da mistura. Agradeci ao Pai-Sol por ter feito todo o processo de fotossíntese para essas plantas desenvolverem-se. Dei gratidão à água por ter regado tais plantas, ao adubo, e para não esquecer as aulas de Economia Política sobre o fetichismo da mercadoria, fiz a gratitude ao agricultor, ao transportador e ao feirante. Aí eles esperavam alguma coisa e perguntaram-me: "você não vai agradecer Jesus?". Respondi com muita bondade: "vejam bem, se Jesus estivesse aqui e tivesse transformado a água em vinho, multiplicado os pães e peixes, eu o agradeceria com prazer; mas como Jesus não participou do ciclo biológico das plantas ou da cadeia produtiva do alimento, agradecer a Jesus seria injustiça com Hermes, Buda, Krishna, Mohammed e Zoroastro que foram referências em suas religiões mas que também não participaram do processo". Eles comeram em silêncio e nunca mais me convidaram para almoçar com eles.

Ontem, postei um texto dizendo que quando ia almoçar na casa de evangélicos, ouvia quieto suas rezas, mas quando os convidei para irem em casa, agradeci ao Sol, à Terra e aos agricultores, sem mencionar Jesus. Fui chamado de intolerante, de arrogante, disso e daquilo. Só por que em minha casa apresentei uma forma diferente de olhar a realidade? Deixemos claro uma coisa: em casa, cada um cultua ou deixa de cultuar o que escolher. Não é por que vivemos num país onde a maior parte das pessoas segue a crença num determinado messias, que somos obrigados a render-nos a isto. Não sou cristão, não sou judeu e não sou muçulmano e nada do que os profetas dessas crenças fala me toca. O Deus Todo-Poderoso que venero chama-se Sol, a fonte de toda energia viva, e a Deusa Toda-Amorosa chama-se Terra, que acolheu a vida de todos nós. Ah, mas isso é paganismo politeísta? É sim! Prefiro acreditar em Deuses que sei que existem do que crer em um só, apenas por que está escrito num livro. Podem também chamar isso de ateísmo materialista. Deem o rótulo que quiserem, mas não venham tentar fazer comigo o que já fizeram nos últimos 2 mil anos e que escureceu a mente da humanidade.

Thomas de Toledo

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial