sábado, 26 de dezembro de 2015

Rei da Grande Luz

Houve, certa vez, um rei que governou seu reino com notável êxito. Por causa de sua sabedoria ele era chamado Rei da Grande Luz. A todos explicava os princípios de sua bem sucedida administração. Ei-los:
A melhor maneira para um governante administrar o seu país é, antes de tudo, governar-se a si próprio. Um governante deve apresentar-se perante o seu povo, com o coração compassivo, deve ensinar e conduzi-lo a remover todas as impurezas de suas mentes. A felicidade que advém dos bons ensinamentos em muito excede a alegria que as coisas materiais do mundo podem oferecer. Portanto, ele deveria dar a seu povo um bom ensinamento e manter suas mentes e corpos tranqüilos. [...]
Cada um tem diferente visão das coisas, de acordo com o estado de sua mente. Alguns consideram a cidade em que moram como boa e bonita, outros a consideram como suja e arruinada. Tudo depende do estado de suas mentes.
Aqueles que respeitam os bons ensinamentos podem ver, nas vulgares árvores e pedras, todas as belas luzes e cores da lazulita, enquanto os gananciosos, que não sabem como controlar sua próprias mentes, são cegos mesmo aos esplendores de um palácio de ouro.
Assim se passa com tudo, na vida cotidiana de uma nação. A mente é a fonte de tudo, e, consequentemente, o governante deve primeiro levar o povo a disciplinar as suas próprias mentes.
3. O princípio fundamental para uma sábia administração é como aquele do Rei da Grande Luz: levar o povo a disciplinar suas mentes.
Treinar a mente significa buscar a Iluminação e, assim, o sábio governante deve, primeiro, dirigir sua atenção ao ensinamento de Buda.
Se um governante tiver fé em Buda, for devotado a Seus ensinamentos, apreciar e respeitar os homens virtuosos e compassivos, então, não haverá favoritismo ou parcialidade para com amigos ou inimigos, e seu país continuará sempre próspero.
Se um país for próspero, não lhe será necessário atacar outro país e não precisará de armas de ataque.
Quando o povo está feliz e satisfeito, as diferenças de classe desaparecem, as boas ações são promovidas, as virtudes aumentadas, e os homens passam a se respeitar uns aos outros. Nesse clima, todos prosperarão; o tempo e a temperatura se tronarão normais; o sol, a lua e as estrelas brilharão naturalmente; a chuvas e os ventos virão regularmente; e as calamidades da natureza desaparecerão.

Fonte: livro "A Doutrina de Buda".

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial