terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Sete fatos políticos e pessoais de Mujica que devem ser seguidos de exemplo

O ano de 2013 foi um ano emblemático no Uruguai. Veja alguns fatos políticos e pessoais de Mujica que devem ser seguidos de exemplo
José "Pepe" Mujica caminhando pelo seu sitio

1. Legalização da maconha
Após uma jornada burocrática, chegou em 11 de dezembro no Senado a "Lei da Maconha". Por 16 votos a favor e 13 contra  a lei foi aprovada. O pequeno país sul-americano de Mujica será o primeiro do mundo a legalizar e regulamentar a produção, venda e o consumo da marijuana.  Jose Mujica quer que o Estado regule o comércio e uso dessa droga – a quarta mais consumida no país, e a mais consumida no mundo. É importante lembrar que a proibição da maconha não tem critério algum, já que a droga é menos nociva do que outras drogas legalizadas, como álcool, tabaco e alguns remédios psiquiátricos. Nesse artigo você poderá entender melhor como funcionará a produção e venda da maconha.

2. Legalização do Aborto
Entrou em vigor, em 3 de dezembro do ano passado, a Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez no país. O texto, que descriminaliza a prática, determina que todas as instituições de saúde públicas e privadas façam o aborto em mulheres que solicitem o procedimento nas primeiras 12 semanas de gestação – prazo que segundo estudo, o feto não sente dor. A aplicação da lei foi um sucesso, em seis meses de legalização, o país não registro mortes de mulheres que abortaram, nesse prazo foram realizados 2.550 abortos legais. No Brasil é diferente, a cada 2 dias, uma brasileira pobre morre por aborto inseguro, um problema de saúde pública ligado à criminalização da interrupção da gravidez.

3. Lei do Casamento Igualitário
Em 5 de agosto desse ano, entrou em vigor a Lei do Casamento Igualitário, que permite a união de casais homossexuais. Essa lei foi aprovada quatro meses antes de entrar em vigor, e teve inclusive respaldo da oposição. O processo é simples e de fácil entendimento. o Registro Civil uruguaio passou a receber inscrições para iniciar os trâmites legais e determinar a data da cerimônia do casamento também de homossexuais. Um grande passo para uma sociedade mais igualitária e menos preconceituosa.

4. Lei de democratização da Mídia
O Uruguai começou em dezembro a enfrentar históricas oligarquias midiáticas e levar a cabo uma lei que democratiza os meios de comunicação. Com 50 votos favoráveis dentre 85 parlamentares presentes, a Câmara dos Deputados encaminhou projeto ao Senado, que deve discuti-lo no começo de 2014. Argentina, Uruguai, Equador e diversos países da América Latina enfrentam a necessidade de democratizar a mídia, já o governo brasileiro encontra-se estagnado no debate do tema. Para compreender melhor o tema, leia na integra o projeto criado e aprovado na Argentina.

5. Doação de salário
Passando agora para algumas atitudes pessoais de Mujica, com certeza uma que chama atenção é o seu desapego financeiro. Sem demagogia, José Mujica doa 90% de seu salário. De cerca de 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, ele vive com apenas 1.250 dólares (2.538 reais ou 25.824 pesos uruguaios). Isso contrasta bastante com o cenário salarial politico e os constantes ''pedidos de aumento''. Sobre o pouco salário que lhe resta, Mujica diz: “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”.

6. Residência oficial para abrigar moradores de rua
José Mujica ofereceu em Junho deste ano, sua residência oficial para abrigar moradores de rua durante o próximo inverno caso faltasse vagas em abrigos oficiais do governo. Ele pediu que fosse feito um relatório listando os edifícios públicos disponíveis para serem utilizados pelos desabrigados e, após os resultados, avaliaria a necessidade da concessão da sede da Presidência. De acordo com uma revista semanal chamada Búsqueda,  Mujica ainda teria disponibilizado o palácio de Suarez y Reyes, prédio inabitado onde ocorrem apenas reuniões de governo.

7. Adoção de crianças e jovens pobres
Mujica pensa em adotar entre 30 e 40 crianças e jovens pobres para ensinar-lhes a trabalhar com a terra. "Tenho a ideia de agarrar 30 ou 40 guris pobres e levá-los pra viver comigo". Mujica disse que fará isso quando o deixar ''fardo pesado'' da posição presidencial. Vale lembrar que José Mujica deixará o cargo em 1º de março de 2015, já que no Uruguai, a reeleição é proibida.

José "Pepe" Mujica deixará um legado impar quando abandonar seu cargo. Um presidente pobre, carismático e eleito democraticamente que foge a todos os padrões estabelecidos. Devemos aprender com suas atitudes, sua coragem e sua ousadia em defender determinadas posições, consideradas hoje em dia, como absurdas, apesar de serem obvias.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial