sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O que está por trás do mapa do mundo de Piri Reis? Um dos mapas mais misteriosos do mundo

  
O mapa de Piri Reis pode ser considerado um dos objetos mais enigmáticos da história da escrita do homem.

Apesar de apenas restarem fragmentos deste documento que, certamente, era um mapa do  mundo completo, pode-se afirmar que se trata de um mapa do ano de 1513, elaborado pelo cartógrafo e almirante otomano Piri Reis, em que constam desenhos de terras impossíveis de serem conhecidas na época.

Não existe um consenso científico que explique como apenas poucos anos depois da chegada dos europeus à América alguém poderia descrever com tanta precisão pontos geográficos como a Cordilheira dos Antes, a Costa Leste dos Estados Unidos, o rio Amazonas, a Patagônia argentina, a mítica Terra do Fogo e, o que é ainda mais intrigante, o continente antártico sem gelo e com detalhes sobre a sua topográfica, alguns desconhecidos até hoje.

Para adicionar ainda mais ingredientes ao mistério, o marinheiro otomano alegou ter se baseado nos conhecimentos dos "antigos reis dos mares", um histórico pseudônimo para a civilização de Atlântida.

Realmente é difícil encontrar uma resposta que explique como que naquela época era possível alguém saber que a Terra do Fogo, no extremo sul do continente americano, está ligada por uma estreita faixa de terra submarina ao continente antártico, fato que só se tornou conhecido no século passado com uso de imagens de satélite, submarinos e câmeras infravermelhas.

De acordo com especialistas, para observar alguma coisa do tipo, Reis deveria ter visitado o lugar há 11 mil anos, antes que as linhas costeiras, detalhadas com perfeição em seu mapa, estivessem cobertas por camadas de gelo com dois quilômetros de espessura.

Porém, há ainda algo mais curioso neste mapa. Na parte sobre o continente africano, estão alguns rios caudalosos que atravessam a região que hoje é o deserto do Saara.

Os estudos modernos indicam que esta mesma região era banhada por grandes rios há mais de 8 mil anos, que atravessavam grandes extensões de terra. Diante de todos estes fatos, a grande pergunta é: como era possível saber isso tudo no ano de 1513?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial