segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Sol nas Casas

O Sol representa as autoridades, a vitalidade, o poder, o ego, a autoestima, o olho direito, a figura do pai e a figura do marido. Psicologicamente, representa o “eu interior”, a essência e a busca pela individualidade.

A seguir, confira um pequeno resumo sobre os efeitos do Sol em cada casa astrológica:

Sol na casa I – Na via positiva, é um posicionamento que pode indicar autoestima elevada, comportamento autossuficiente, boa saúde e poder de liderança. Na via negativa, sugere egocentrismo. O Sol na casa I, juntamente com o ascendente e seu senhor, pode influir nas características físicas do nativo.

Sol na casa II – Com o Sol na casa II o nativo busca a essência e se auto afirma à medida que conquista a segurança material. Na via positiva, o nativo tem boa compreensão dos seus valores (morais e financeiros). Na via negativa, pode tornar-se ambicioso, associando sua existência ao acúmulo de dinheiro e bens.

Sol na casa III – Aqui o indivíduo busca sua essência através da comunicação e da interação com o meio próximo. O que o nativo busca é a troca; ele quer observar, descobrir e interagir com o que está ao redor. Na via negativa, pode gerar arrogantes intelectuais. Na positiva, favorece a eloquência, oratória, escrita e o relacionamento com os irmãos, vizinhos e pessoas que fazem parte do dia-a-dia.

Sol na casa IV – Com o sol na casa IV o nativo tende a buscar sua essência através tradições familiares e das raízes. Na via positiva, pode ver o lar como um porto seguro, ter boa saúde na velhice e compreensão natural da palavra “acolhimento”. Na negativa, pode sentir que precisa se desvencilhar do lar e do passado para encontrar sua própria identidade.

Sol na casa V – Aqui o nativo busca sua identidade através da expressão criativa e dos romances. Sua vitalidade é abastecida quando ele vê no mundo um produto dele mesmo. É um posicionamento que favorece a criação artística, os romances e a relação com os filhos. Com o Sol nesta casa, o nativo entende que a vida é prazer, gratificação e só funciona se houver entusiasmo.

Sol na casa VI – O nativo desenvolve sua identidade à medida que tem a oportunidade de servir ao próximo. Na via positiva, o posicionamento favorece a relação com animais de pequeno porte (que são dependentes, exigem cuidado e  reforçam a questão da busca pela essência através do servir) e com assuntos práticos como a relação com empregados e os cuidados com a saúde. Na via negativa, pode haver saúde frágil e sentimento de “escravidão”.

Sol na casa VII – O Sol na casa VII é um paradoxo, porque o Sol fala sobre a expressão do ego e sobre o lado único do indivíduo, enquanto a casa VII representa a figura do “outro” e dos parceiros. Na via negativa, o Sol na casa VII pode sugerir dependência, já que a essência é expressa através do par. Na positiva, sugere o entendimento da importância de olhar para o próximo.

Sol na casa VIII – O Sol na casa VIII indica que descobrimento da essência chega através dos valores dos outros – é comum ver nativos com esse posicionamento trabalhando em imobiliárias, bancos ou lidando com as posses dos outros - da morte e das transformações. O nativo com o Sol na casa VIII se encontra à medida que compreende que é preciso perder para ganhar.

Sol na casa IX – O nativo com Sol na Casa IX busca a essência através da expansão dos horizontes. Ele quer estar em contato com culturas diferentes e busca um significado maior para sua existência. Estudos superiores, longas viagens e o entendimento de temas como a filosofia e religião podem ajudar o nativo a desenvolver sua identidade. Aqui o Sol encontra seu júbilo (posicionamento considerado “ideal”).

Sol na casa X – Aqui o nativo busca o prestígio e a aprovação social para sentir-se em contato com sua essência. Na via positiva, pode alcançar posições de poder e destacar-se socialmente. Na via negativa, torna-se dependente do status e das posições sociais.

Sol na casa XI – Com o sol na casa XI, o nativo busca a expressão da sua individualidade através do coletivo. Sente-se satisfeito entre os amigos e engajado em causas de grupo. O nativo com esse posicionamento pode identificar facilmente o que será “tendência no futuro”, justamente pela necessidade de observar o grupo.

Sol na casa XII – A Astrologia Moderna associa a casa XII à dissolução do ego, portanto, ter o Sol nesta casa também pode ser um paradoxo. O nativo com Sol na casa XII tende a buscar a solidão para estar em contato com a própria essência. Na via negativa, o desenvolvimento da identidade se dá de maneira inconsciente e nebulosa, como se o nativo não tivesse as rédeas da própria vida. Na via positiva, desenvolve-se a compaixão e a habilidade de compreender a importância do acaso e da meditação. 

Por fim, deixo uma dica para quem quer interpretar os outros aspectos do seu mapa sozinho. Tenha em mente o seguinte conceito, propagado por Howard Sasportas:

“Os planetas mostram o que está acontecendo, os signos mostram como está acontecendo e as casas mostram onde está acontecendo.”

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial