segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Conheça Kuzya, o gato que trabalha em uma biblioteca

Muitas vezes nossos pensamentos sobre gatos são remetidos a animais preguiçosos, egoístas, “comilões” e até exímios enganadores. De fato, na literatura e no cinema, estes felinos foram representados por figuras bastante conhecidas como o Frajola, Garfield e muitos outros.

Mas não seria preconceito designar tantos adjetivos ruins para animais que embora não sejam os melhores amigos do homem, também podem demonstrar afeto? E o que aconteceria se colocássemos um gato (exercendo uma profissão) para ficar em um lugar que se exige atenção e leitura, como uma biblioteca? Podendo ser mais um caso da “reversal russa” (famosa piada da Internet), Kuzya, um gato que diferentemente do que é demonstrado na televisão ou nos livros, é um grande amigo do homem.

Kuzya apareceu na Biblioteca de Novorossiysk, na Rússia, agradando a todos que ali passavam e inclusive aos funcionários, que passaram a alimentar o felino.

Porém, Kuzya não poderia morar em uma biblioteca ou em qualquer outro espaço público, já que não possuía documentos formais que o permitisse ficar em tais locais. Desta maneira, os funcionários passaram a buscar um “passaporte de gato”, recebendo um implante de chip de vacina antirrábica.
Agora com a autorização de morar na biblioteca, Kuzya passou a atrair a atenção de mais pessoas, de maneira que muitos outros novos visitantes começaram a frequentar mais a biblioteca devido a presença do gato. Mais do que isso: todos passaram a emprestar mais livros.

Kuzya foi promovido de “pet” ou “animal de estimação” para “assistente de bibliotecário”, havendo até a assinatura da administração da biblioteca para oficializar a promoção. O salário? 30 pacotes de comida para gato por mês e outros adicionais.
Com sua gravata e andando pela biblioteca, Kuzya já está almejando a função de bibliotecário.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial