domingo, 29 de setembro de 2013

A última foto conhecida de pessoas famosas antes de sua morte

É natural o massivo registro fotográfico de pessoas famosas em nossa sociedade. Fãs e admiradores desejam um recorte visual dessas pessoas em determinados momentos. Pensando nisso, foi publicado no IMGU — serviço de compartilhamento de imagens — um álbum com a última foto de pessoas conhecidas antes de suas mortes.

A lista é um pouco heterogênea quanto às ocupações e o período histórico em que essas figuras icônicas viveram. Temos desde líderes políticos até cantores e atores. Vale frisar que a alcunha de “última foto antes da morte de fulano” não é sempre tão precisa em alguns casos. Ademais, as informações sobre elas são um pouco escassas. Ainda assim, vale a curiosidade pela forte carga emocional que as imagens podem suscitar.

Abraham Lincoln

O presidente estadunidense governou o país de 1861 até o fatídico dia de seu assassinato em 15 de abril de 1865. Ele foi morto em seu camarote pelo ator Wilkes Booth durante a apresentação de uma peça no Teatro Ford, em Washington. A fotografia acima foi tirada por Henry J. Warren, no mês anterior ao assassinato, numa sessão de fotos na Casa Branca.

 Adolf Hitler

A foto acima é datada de dois dias antes de seu suicídio em 30 de abril de 1945. Nela, o líder nazista encontra-se ao lado de um de seus colaboradores, num búnquer na cidade de Berlim, examinando os danos do lugar provocados pelos bombardeios.

Albert Einstein

A foto registra o brilhante físico alemão com seus 76 anos de idade, provavelmente em sua casa perto da Universidade de Princeton. Foi tirada em março de 1955, mês anterior ao de sua morte devido a uma hemorragia interna causada por um aneurisma da aorta abdominal.

Amy Winehouse

Essa é apenas uma das fotos de uma sequência tirada quando a cantora britânica estava andando pelas ruas de Londres em 12 de Julho de 2011. No dia 23 do mesmo mês, foi encontrada morta em sua casa, segundo laudos médicos, por intoxicação alcoólica.

Anne Frank

Vítima do Holocausto, mundialmente conhecida a partir de seus relatos publicados no livro Diário de Anne Frank, a adolescente de origem judaica, com seus 13 anos, aparece na foto ao lado de sua irmã Margot. Dois anos depois, em 1944, a família de Anne foi capturada pelos nazistas e cada parente enviado a um campo de concentração diferente. A jovem morreu em março de 1945 pela doença de tifo no campo de Bergen-Belsen que matou cerca de 17.000 pessoas.

 Bob Marley

Na foto acima, tirada em Munique, o rei do reggae encontra-se junto de sua mãe Cedella Broker. Na ocasião, o cantor jamaicano pesava 40 quilos. Meses depois, após o veredito do Dr. Joseph Issels de que nada mais poderia ser feito contra sua doença, ele desejou regressar à Jamaica para viver os últimos dias com sua família. Entretanto, Bob Marley faleceu antes de chegar ao seu país, quando desembarcou em Miami em 11 de maio de 1981, no hospital Cedars of Lebanon.

Elvis Presley

Já um conhecido rei do rock foi fotografado pela última vez por volta da meia-noite do dia 16 de agosto de 1977, quando retornava para Graceland (sua residência) após uma consulta ao dentista. Horas depois, Ginger Alden, sua namorada, encontrou-o morto no banheiro. Elvis faleceu devido a uma arritmia cardíaca.

Freddie Mercury

O vocalista da banda Queen teve sua última fotografia tirada na primavera de 1991 em sua casa (Garden Lodge), onde viveu os últimos meses de sua vida. O cantor negava os boatos de que era portador do vírus da AIDS, mas acabou confirmando esse fato à imprensa no dia 23 de novembro desse mesmo ano. Menos de 24 horas depois, Freddie morria de pneumonia bronquial.

Heath Ledger

Dentre os seus mais conhecidos trabalhos está o papel do Coringa no filme The Dark Knight, personagem que lhe deu a estatueta de melhor ator coadjuvante em 2008. Destaque também pela interpretação de Ennis Del Mar em Brokeback Mountain. Essa foto foi tirada durante as gravações do filme The Imaginaruim of Doctor Parnassus. O ator de 28 anos faleceu em seu apartamento por intoxicação acidental de remédios prescritos em 22 de janeiro de 2008.

Jim Morrison

O vocalista da banda The Doors aparece com sua namorada, Pamela Courson, em frente ao Hotel de l’Oise, em Saint-Leu-d’Esserent, na França. A foto foi tirada por seu amigo Alain Ronay que tirou algumas outras do casal enquanto jantavam. Morreu no dia 3 de Julho de 1971, na banheira de sua casa, por ataque cardíaco.

Jimi Hendrix

Essa foto foi tirada por sua namorada, Monika Danneman, no dia 17 de setembro de 1970, perto do apartamento onde morava em Londres, um dia antes de sua morte. O músico norte-americano foi encontrado morto em seu apartamento por Monika, após ter ingerido uma excessiva quantidade de vinho tinto e pílulas para dormir. Entretanto, nem essa e outras explicações sobre sua morte foram corroboradas.

John Lennon

No dia 8 de dezembro de 1980, a última foto de John Lennon foi tirada por Paul Goresh na porta do edifício Dakota, em frente ao Central Park. Ele aparece dando um autógrafo para Mark Chappman, seu próprio assassino, que sacaria o revólver e efetuaria cinco disparos contra o músico.

Kurt Cobain

O fundador da banda Nirvana teve essa foto tirada durante uma sessão com o fotógrafo Jesse Frohman, cinco meses antes de seu suicídio em 5 de abril de 1994.

Lady Diana

A imagem registra claramente os últimos instantes de vida da Princesa Diana antes do acidente de carro na noite do dia 31 de agosto de 1997. A foto mostra apenas parte de seu cabelo enquanto está olhando para trás à procura dos fotógrafos que perseguem o veículo. Infelizmente, sua última foto está fortemente ligada ao motivo de sua morte.

Mahatma Gandhi

Respeitado líder político e espiritual, responsável pela independência da Índia e reconhecido por sua filosofia, Gandhi aparece na foto com o homem que iria matá-lo, em 30 de janeiro de 1948.

Steve Jobs

O diretor executivo da Apple aparece esquálido em sua última foto, pouco antes de ser vitimado pelo câncer contra o qual vinha lutando há anos. Jobs faleceu em 5 de outubro de 2011 aos 56 anos.

Chris McCandless (Into the Wild / Na Natureza Selvagem)

James Dean

Marilyn Monroe

Martin Luther King, Jr.

Veja mais
Fonte

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial