sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O que você está fazendo a respeito?

Pela primeira vez na história os cientistas encontraram resíduos de fibras de plástico e outros quimicos em estômagos de criaturas marinhas que vivem no fundo do oceano mais profundo da Terra - na Trincheira de Mariana.
Os resultados chocantes mostram que nenhuma parte dos oceanos do mundo permanece inalterada pela poluição humana.
Verificou-se que 100% das criaturas analisadas ingeriu alguma forma de material sintético, incluindo nylon, PVC e PVA.
O Dr. Alan Jamieson, professor de ecologia marinha e líder do estudo, disse que os resultados foram "imediatos e surpreendentes".
"Esta é uma descoberta muito preocupante. Isolar fibras plásticas de dentro de animais de quase 11 km de profundidade mostra a extensão do problema ".
"Isso é global", acrescentou.
Elena Polisano, Oceans Campaigner para Greenpeace UK, disse: "Os resíduos de plástico foram descobertos em todos os lugares. Está no Ártico, no meio do Pacífico, no fundo da Trincheira das Marianas, em baleias, tartarugas e até 90% das aves marinhas.
"Nós estamos produzindo mais e mais embalagens descartáveis, e isso vai durar séculos. Não se trata de indivíduos irresponsáveis que estão sendo desarticulados, trata-se de uma indústria produzindo trilhões de itens plásticos descartáveis de uso único - sacos, garrafas, etc. - sem pensar nas conseqüências.
Precisamos repensar de forma urgente como usamos o plástico, e em como ele deve ser recolhido e reciclado".
Mais de oito milhões de toneladas de plástico circulam nos oceanos todos os anos. Com uma estimativa de 300 milhões de toneladas de resíduos que agora arrasa nossos mares, estima-se que haverá mais plástico do que peixes até 2050.
Pensa-se que nossos mares agora contêm cerca de 51 trilhões de partículas microplasticas - 500 vezes mais do que o número de estrelas em nossa galáxia.
Esta poluição está prejudicando mais de 600 espécies em todo o mundo, em meio ao que muitos agora consideram como a sexta extinção em massa da vida na Terra.
O que você está fazendo a respeito?
📸: Justin Hofman

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial