segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cinira Riedel De Figueiredo - Leis Ocultas Para Uma Vida Melhor 1955

Está chegando o momento de sentir o homem, em sua mente e coração, as responsabilidades que lhe cabem como precursor de um novo século que erguerá a bandeira do amor e da verdade e terá como lema a cooperação em vez da competição. O individualismo vai aos poucos cedendo seu lugar ao cooperativismo, e do entrelaçar da vida física, emocional e mental entre os homens de todas as nações virá o almejado sonho de todos os instrutores espirituais: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei".
No entanto tudo quanto está por vir depende de nossa própria criação; é o fruto que será colhido por aqueles que plantaram a árvore em terreno fértil e dela cuidaram com carinho e devoção. Sem isto os dias irão se sucedendo sem que a flor maravilhosa do novo ciclo venha engalanar as frontes juvenis que a aguardam, ansiosas e em luta para o início de uma nova forma de viver dentro dos princípios da fraternidade universal.
Para que o apagar das luzes deste século não vá criar sombras ao século vindouro faz-se mister que cada indivíduo sinta a sua imensa responsabilidade. É do reto cumprimento do dever de cada um, responsável por si e pela sociedade de que faz parte, que há de nascer a Nova Civilização, sem guerras e sem lutas.
Estamos todos conscientes de que somos uma enorme família humana, residindo em qualquer parte ou país, pertencente a esta ou aquela raça ou religião.
Conhecemos o papel que estamos representando no cenário do mundo e portanto cabe a cada um sentir o dever de se sair bem. - Não queremos, naturalmente, ao reentrarmos em cena no século vindouro (karma e reencarnação: leis naturais!), sofrer as consequências dos erros e falta de senso de responsabilidade que agora tivemos.
A Vida é como uma máquina em constante movimento. Não podemos nos descuidar do seu mecanismo pois corremos o risco de nela nos ferirmos. O homem que se descuida de sua máquina pessoal, que é a sua Personalidade, corre o risco de prejudicar-lhe o funcionamento, e o Grande Artista, que é o seu Espírito, não poderá se manifestar. Em tempo algum foi tão importante o zelo pela boa formação da Personalidade humana como na época atual.
De todos os seres existentes neste planeta, diz-se que o gênero humano é o maior responsável pelo desenvolvimento e crescimento das formas; somos os verdadeiros representantes de Deus na Terra porque trazemos ligada à nossa mente e coração aquela Centelha Divina feita à Sua Imagem e Semelhança.
De cada homem e mulher depende o aprimoramento de tudo quanto nasce, cresce, vivo e se transforma sobre a Terra, porque de fato nada morre. Que imensa responsabilidade cabe ao homem em relação aos reinos inferiores da Natureza! Assim como ajuda um filho em seu crescimento, deve ajudar a planta ou o animal com o mesmo carinho e dedicação a seguir a sua rota na senda da Evolução.
Quando nos aproximamos de uma mata virgem ou de um jardim cultivado, invade-nos a alma uma sensação de paz e bemaventurança. Na Natureza encontramos o maior estímulo para o nosso trabalho. Ela nos dá o exemplo de serviço ao próximo sem pedir nada de volta. A Natureza é como a Criança. Não tem noção da sua responsabilidade no papel que representa perante Deus, e na sua inconsciência, sofrendo as agruras e ingratidões dos homens, está sempre lhes dando perfume e beleza: uma frondosa árvore abriga tanto o rico como o pobre, o santo como o criminoso, sem pedir-lhes conta do que fazem. A música entoada pelo farfalhar da brisa ou pelo deslizar do córrego é uma canção que enleva a alma e afasta dores e apreensões.
O que ela não possui na sua pureza e virgindade compete ao homem orientá-la, guiando-lhe os passos sem sacrificar sua beleza original. Quantas plantas não vemos mais belas e aperfeiçoadas pela mão humana que lhes dedica carinho e verenação! Quantos animais não se aproximam da individualização graças ao amor do seu dono! É preciso no entanto auxiliá-los sem interferir de maneira brusca que lhes prejudique a evolução normal.
Educar-se um animal a chicote para à sua custa ganhar dinheiro, prenderem-se pássaros para deliciar os ouvidos com o seu gorgeio, sacrificarem-se plantas pelo prazer brutal de destruir, tudo isto é contra as Leis Naturais e o homem receberá em troca consequências más de seus maus atos. Guiá-los porém dando-lhes formas-pensamento de bondade que eles recebem e delas se aproveitam para a sua evolução é o caminho certo.
A Vida se manifesta através da Forma e portanto quando surge uma Nova Era é preciso que as Formas se aprimorem para a Vida se manifestar melhor.
Que as crianças sejam melhor tratadas e educadas a fim de que quando adultas possam representar melhor o Espírito da Nova Raça; - É bem verdade que tudo isto está sendo em grande parte apenas pregado pelos pioneiros da Nova Civilização, que se encontram tanto em meio de educadores como de cientistas e religiosos. Suas palavras são sons que fixam na atmosfera, e outros virão com maior poder, encontrarão uma sociedade melhor organizada e realizarão este Ideal.
O findar deste século está sendo marcado pela luta do Velho contra o Novo. É preciso porém que o homem atual não se esqueça de que ele é o maior ou único responsável pelo fruto que vai colher a futura geração.
Dediquemos neste fim de século toda a atenção à nossa responsabilidade para com as gerações vindouras, e conhecedores de certas Leis Naturais (chegaremos lá!) que regem os destinos do homem e do universo, ponhamo-nos em campo, no afã de bem servir o próximo, e leguemos à humanidade o que de bom colhemos das gerações passadas. O Conhecimento das Leis Sábias da Evolução, Reencarnação e Karma, que tanto nos serviu para melhor compreendermos esta dolorosa desigualdade social e o aparente desequilíbrio do nosso século, será o Guardião das Gerações Futuras, que dele se servirão para estabelecer o reinado da harmonia e da paz.

Três leis básicas regem os destinos da humanidade: A Lei da Evolução, A Lei da Reencarnação e A Lei do Karma (ou Carma).
O conceito destas Leis, como reguladores dos destinos tanto dos homens como do universo e de tudo quanto nele nasce, cresce, vive e morre, abre-nos um panorama da Vida, iluminado por uma alegria e paaz interiores, que é produto da compreensão inteligente dos problemas comuns a toda a humanidade.
O homem desde os primórdios de sua existência terrena trouxe a concepção de um universo estático onde ele deixou de ser agente para tornar-se paciente, sujeito a todos os acontecimentos que o cercam e dominam no decorrer dos séculos e milênios. Esta ideia, lançada geralmente pelas religiões, tornou o homem inativo, um mero espectador à espera do desenrolar de um quadro, na certeza de que a sua vez chegará, onde a cena se desenvolve já sabida e preparada. Este conceito errôneo arrasta a humanidade para um sempre crescente acumular de dívidas em vez de libertar-se delas. - E como resultado a vida se transforma frequentemente ora em drama, ora em comédia, perdendo o seu objetivo real. Inconsciente das suas próprias responsabilidades, vai o homem como o nadador que segue a correnteza sem fazer esforço. E daí provém o conceito falso da passividade e inércia de Deus, a atuar como protetor ou juiz dos seus filhos e a viver permanentemente nos premiando ou castigando conforme sejam bons ou maus os nossos atos. -
A ideia de um universo estático desapareceu com o desenvolvimento da Ciência. O sentido dinâmico do universo trouxe como consequência uma nova concepção de Deus e da Natureza do homem. Se o homem foi feito à imagem do seu Criador conforme rezsam os textos sagrados, ele é um ser criativo e destrutivo ao mesmo tempo. É deste conceito que aparece uma nova ideia de Deus e do Homem e surge um Novo Mundo onde o Ser Humano deixa de ser simples ator para ser o Criador Do Seu Próprio Destino.
Descobre que está andando ora mais depressa, ora mais vagarosamente; com flores ou espinhos colocados por ele mesmo, arrancando espinhos ou gozando o perfume da flores, o homem caminha sem desânimos procurando segundo as suas forças as ascensões mais rápidas ou as estradas mais suaves, na certeza de que dele depende o atingimento da paz e da felicidade; dentro do Tempo e do Espaço somos verdadeiros caranguejos a carregar nas costas a nossa casa, andando ora para a frente e ora para trás.
Esta Personalidade obedece aos ditames de uma Consciência Superior que se desperta poderá levá-lo ao cume da montanha com a mesma suavidade com que um barco se desliza em um lago azul, manso e sereno.
Sob dois aspectos podemos encarar a Lei da Evolução. Primeiramente pela descida do Espírito à Matéria, ou melhor, pelo seu mergulhar na Forma, e segundo pela libertação da mesma.
Perguntar-se-ia naturalmente o porque dessa limitação para depois libertar-se, ao que responderíamos que Nada Cresce Ou Se Desenvolve Sem Ser Pelo Esforço Próprio. Quando conscientes disso, compreendem as palavras de Jesus: "sede perfeitos como perfeito é o Vosso Pai que está no Céu".
O Estudo e Conhecimento da Lei da Evolução, a ciência de que a alma se desenvolve ou melhor se desabrocha neste círculo criador por ela mesma até libertar-se dele dá ao espírito elementos para seguir a linha reta, o caminho sem curvas, e não se prender em filosofias falsas ou dogmas religiosos. É a lei magna e primordial de que dependem outras leis que regem o destino do homem e do universo.
A Lei da Reencarnação não foi como muitos supõem uma descoberta do século passado. Desde tempos imemoriais que a história, as religiões e as filosofias, das mais antigas no oriente e no ocidente, falam que as almas renascem em corpos mortais. Se lermos as escrituras antigas, bem como a literatura dos povos de antanho, veremos que basearam a sua filosofia, religião e mesmo arte nesta Lei Maravilhosa que não limita a vida espiritual entre o berço e o túmulo. -
No século passado o Espiritismo e a Teosofia franquearam ao mundo o Conhecimento desta Lei. Como consequência a humanidade atual adquiriu um Novo Conceito da Vida e uma Nova Concepção dos Problemas Religiosos e Sociais. Aceitando essa Lei o homem tem diante de si um caminho mais amplo a seguir, uma nova investidura que o leva ao sentido real dos princípios da fraternidade e igualdade. Consciente de ser uma alma em evolução, cria um corpo provisório para a sua manifestação dentro de determinado número de anos e continua a sua jornada em outros corpos de sua criação.
A alma sente a responsabilidade que lhes cabe no momento em que está encarnada, pois está preparando ou organizando uma sociedade na qual ela mesma novamente viverá. Estabeleceu também um sentido verdadeiro de justiça e igualdade. Sabe que se semear ventos colherá tempestades e que se semear boas árvores frutíferas colherá bons frutos.
Está igualmente ciente de que todos somos iguais, porque a cor da pele, a raça ou a nação em que ela nasce ou o sexo a que pertença são formas suscetíveis de mudança rápida de uma encarnação para outra, podendo sofrer as consequências do mau uso ou abuso de sua raça, sexo ou posição social.
Podemos afirmar que no século XXI a situação do mundo será estabelecida em bases totalmente diferentes das que predominam nos nossos dias, e que isto se dará em grande parte em consequência desta Lei se tornar acessível às mentes dos homens de todas as religiões e de cair no Domínio Público. Esta Lei é a força motora da transformação social que pouco a pouco está unindo as religiões e estabelecendo um novo modo de vida em todos os ambientes e em todas as classes sociais. De uma forma geral, sem preocupação de como se processa neste ou em outros mundos, ela vai realizando o seu objetivo e impelindo a humanidade para dias melhores.
A vida de uma alma é como a existência da lagarta que desejando o contato mais direto com o sol e a Terra, gera em meio de uma casca para dela se libertar depois pelo próprio esforço.
A alma quando está fora do corpo, embora goze de liberdade maior do que encerrada nele, sente o desejo de reencarnar. Encaminha-se para uma morada terrena porque aqui tem deveres a cumprir e dívidas a pagar. A Reencarnação é Lei Compulsória para a Alma enquanto ela tiver Karma a esgotar, sendo portanto infantil a idéia de que não mais voltaremos a este mundo segundo o nosso desejo pessoal.
Neste vaivém constante da alma trocando corpos, existe uma continuidade ou sequência que a leva sempre para a frente. Não há possibilidade de retrocesso e embora numa existência os erros pessoais sejam graves e os males causados a outrem os piores possíveis, ela estará progredindo sempre. - Os erros praticados formam o mau karma para a encarnação futura, bem como os sentimentos de Amor levarão a alma para mais perto de seu Cristo Interior.
O que diferencia o animal do homem é que o primeiro vive unicamente do instinto ao passo que o segundo, mesmo selvagem, possui uma consciência individual mais ou menos desenvolvida. De experiência em experiência, de erro em erro, de luta em luta e de dor em dor, ele vai sentindo a responsabilidade individual e vida após vida melhora as suas condições kármicas. - Com o decorrer dos séculos vai-se modificando e aquele selvagem semi-animal se transforma no pai amoroso e gentil, no esposo afetuoso, na mulher dedicada e carinhosa, até se tornar um Grande Ser, amante e auxiliar de toda a humanidade.
Esta Lei é Compulsória como já dissemos, porém não por imposição de Deus e sim por criação nossa. Só o homem cria a obrigatoriedade dessa lei e só ele pode libertar-se dela. Nem deuses ou santos, súplicas ou pedidos, desejos ou anseios de à Terra não mais voltar realizarão este objetivo. Só uma vida completamente liberta do Eu Pessoal após a extinção de todo Karma acumulado dará ao homem o poder de libertar-se da escravidão terrena, em cujas gaiolas se fechou por sua vontade própria. -
Em gaiolas douradas ou de ferro, em ambientes bons ou maus, em raça branca ou preta, ele é o único responsável pela sua situação; esta é a Lei Maravilhosa que auxilia o homem a ir se libertando de seus erros e adquirindo as qualidades necessárias. Não fosse ela, como poderíamos aceitar a Justiça Divina se uns nascem em mansardas infectas e outros em berços de cetim? Quando uns vêm à Terra coroados, outros escravos? Quando alguns vêm com aptidões artísticas e inteligência clara e lúcida, e outros como imbecis?
Como poderíamos compreender a Lei da Evolução sem a sua Correspondente Lei da Reencarnação? Estas considerações nos levam a uma clareza interior proveniente não de crença ou aceitação dogmatizada de qualquer doutrina, mas de um raciocínio lógico resultante de um Esclarecimento Espiritual, conquistado pelo próprio indivíduo.
A Lei da Reencarnação, criteriosamente concebida e aceita por investigação pessoal, vem resolver problemas sociais e religiosos: Imaginemos um governante que tenha em suas mãos o destino de uma nação e de milhões de indivíduos e esteja ligado internacionalmente a outros povos e nações com poderes muitas vezes de influir em seus destinos. Se ele soubesse e tivesse real consciência de que a Morte é uma ilusão e de que à Terra voltaria nascendo nesse ou naquele país, nesta ou naquela raça, jamais seria, como tem sido muitos deles, perseguidor de povos e de raças. Sentiria na sua carne antecipadamente o efeito de sua Ação e mudaria naturalmente de atitude. Se ele soubesse que decretando a pena de morte a um ser humano, estaria possibilitando a sua volta à Terra como filho talvez do mártir que tanto poderia perdoá-lo como tornar-se seu algoz, desapareceriam todas estas Leis Desumanas Contrárias às Leis Divinas.
Se toda a nossa organização social fosse baseada no Conhecimento das Leis Da Evolução, Reencarnação e Karma, o mundo já estaria em condições melhores de entendimento pessoal e coletivo.
A teoria desta Lei Sábia, Poderosa e Infalível (a Lei Da Reencarnação) está se infiltrando em todas as religiões e filosofias e está sendo o Edifício Cultural da tão falada Nova Era, em que o Espírito de Competição terá cedido seu lugar ao de Cooperação. - Queiram ou não os homens que tem interesse particular em não deixá-la cair no Domínio Público, estas forças serão insuficientes para detê-la: as almas que atualmente se reencarnam já são conscientes de suas vidas anteriores, e basta uma simples leitura ou uma conversa comum para despertar na consciência vigílica aquilo que já fazia parte do seu subconsciente.
O estudo das religiões e filosofias orientais que felizmente tem invadido o ocidente bem como o da antiga literatura grega, principalmente de Pitágores, Sócrates e Platão, tão repletas das ideias reencarnacionistas iniciáticas, vem contribuindo para a revolução mental do nosso século. Tudo isto nos leva a crer que a generalização do Conhecimento da Lei da Reencarnação está contribuindo poderosamente para o despertamento do Novo Mundo, o surgir de uma nova aurora e o reinado da harmonia e paz entre os povos e nações.
Muito ao contrário do que se imagina, como consequência de certos ensinos religiosos de que para cada corpo é criada uma alma na hora do seu nascimento, são as almas que criam corpos, uns após outros, para a sua manifestação no mundo da Matéria. A ligação da alma com a Terra se faz por meio da sua Personalidade. A própria alma a constrói para por seu intermédio poder descer aos mundos inferiores e ir aos poucos dele se libertando, enriquecida de qualidades e poderes próprios. A Personalidade é constituída dos corpos físico, emocional e mental: a Personalidade ou a pessoa que representa o Verdadeiro Eu durante toda a encarnação é formada pelo corpo físico com o seu duplo etérico mais o corpo de matéria astral e o corpo mental. Estes três corpos são formados em cada encarnação e por serem mortais desaparecem depois de terem realizado o seu trabalho em cada existência (na Natureza nada se perde, tudo se transforma!).
Quando uma pessoa tem sentimentos belos e nobres está contribuindo para a melhoria da matéria astral do planeta Terra, porque o seu corpo astral é um empréstimo dela. E quando este corpo astral se desfizer ou abandonar este plano, a matéria que lhe foi emprestada voltará ao grande laboratório astral da Terra, porém refinada e melhorada, contribuindo para a sua elevação. É como se uma pessoa nos empresta um objeto e nós o limpamos, cuidamos, tornamos brilhante e lho devolvemos em condições melhores, retribuindo-lhe assim a gentileza com outra gentileza. Se lho devolvemos sujo e estragado, lhe retribuimos a gentileza com uma grosseria. Esclarecido isto vemos que a Reencarnação das almas contribui não apenas para a evolução individual dos Egos que se manifestam, como também para a evolução da matéria astral do planeta que habitamos.
Morremos portanto 3 vezes cada encarnação, porém enquanto não nos libertamos dela (porque temos karma a resgatar), nosso ego recolhe um átomo permanente que registra os acontecimentos de nossa vida terrena e serve como liame de nossas existências para ser cumprido o nosso karma.
O ego liberto dos corpos com os quais trabalhou, gozou e sofreu durante a existência física, emocional e mental é de novo atraído à Terra e tem que constituir novos corpos para a sua manifestação. Esta atração está na razão direta do material que ele devolveu aos mundos que habitou. Se devolveu ao mundo mental, melhorado, o material adquirido para a última existência, receberá material melhor para a formação do seu novo corpo mental e terá melhores possibilidades mentais na futura encarnação. Se devolveu ao mundo astral material melhor também do que o adquirido, poderá obter outro ainda melhor para a formação do novo corpo astral. O mesmo se dá com o físico: se cuidou dele e não o prejudicou com os abusos de um ébrio ou algum degenerado, naturalmente atrairá matéria etérica para formar um novo duplo etérico do qual o novo corpo físico será a reprodução. Mas se estas condições forem contrárias, seus corpos trarão limitações tremendas, lutas incontáveis que ele mesmo terá que vencer para melhorá-las na próxima existência.
Uma criança quando nasce reflete uma continuação daquilo que já foi na vida passada, embora completamente diferente a sua raça, sexo ou nacionalidade. O Karma pode levá-la para países longínquos em meios diferentes, porém aquela continuidade existirá sempre, em sua evolução normal.
Das três Leis que regem os destinos do homem e do universo - evolução, reencarnação e karma - a do Karma é a reguladora das outras duas.
Karma é uma palavra sânscrita dificilmente traduzível que significa ao mesmo tempo ação e reação. É a Lei de causa e efeito enunciada pelos ditos populares: "quem semeia ventos colhe tempestades"; "uma boa árvore só pode produzir bons frutos". Ao homem traz ela a consciência de que uma folha não cai do galho de uma árvore sem uma razão e de que nenhuma palavra má deixa de criar consequências funestas. Da mesma forma, um simples sorriso enviado a alguém produz momentos de alegria a quem o enviou.
Consciente desta Lei a atitude humana deve se modificar naturalmente. É o seu esquecimento ou ignorância o produtor das lutas e guerras.
Se ao organizarmos um pomar ou um jardim depositarmos sob a terra sementes ruins, colheremos maus frutos ou nem mesmo colheremos porque não vingarão e o resultado será a miséria e a fome. Também se a humanidade atual compreendesse que todas as misérias, fome, dor, luto e desemprego é resultante do seu Karma e não da Vontade De Deus e que ela própria é a responsável por tudo quanto lhe acontece, seria mais previdente e evitaria de continuar esta interminável luta. Todavia ignorante disto e semeando mal, aumenta cada dia mais as possibilidades de transmitir às gerações futuras, reencarnação das gerações presentes, maiores aflições e situações difíceis.
Vemos então que as reencarnações de uma alma bem como a sua situação favorável ou desfavorável depende unicamente dela mesma; só quando libertar de seu Karma é que o homem se libertará das reencarnações (samsara).
Quão mal compreendida tem sido esta Lei! Uns a tomam passivamente, tudo explicando pelo Karma. Aceitam as suas consequência sem o espírito analítico e entregam-se ao sofrimento com as clássicas palavras confortadoras, mas também estagnadoras: "É o meu Karma"; "Deus assim o determinou"; "Seja feita a Sua vontade".
Não é somente a sementeira que produz maus frutos; a inércia também os gera, e às vezes piores. - Para libertar-se do Karma, cabe-lhe agir sempre no sentido de aproveitar todas as oportunidades de bem servir. Quando o indivíduo age bem, não só cria bom carma futuro, como anula maus karmas anteriores. Assim, se um homem que por haver pecado pelo egoísmo sofre as consequências numa limitação pessoal esforça-se por ser útil em vez de se conformar passivamente com a sua limitação, melhora suas futuras possibilidades cármicas. Colaborando na evolução alheia libera forças que poderão muito antes do que se espera libertá-lo do mau karma com benéficos reflexos em sua vida material, moral, intelectual e espiritual.
Não é portanto tão difícil ao homem libertar-se de seu mau karma e ao mesmo tempo tornar-se útil à sociedade que ele prejudicou no passado.
Os dois motivos que os arrastam para esta situação são como dissemos não apenas a prática de más ações, mas também a inércia.
Quando age egoisticamente em benefício próprio muitas vezes prejudicando os outros, o indivíduo faz mau karma. E como toda ação gera uma reação, sua atitude lhe trará como resultado o sofrimento que o levará aparentemente para trás, porém este sofrimento o impulsionará novamente para a frente. É como o corredor que dando um passo atrás ganha força e muitas vezes consegue vencer passando outros que o precedem. - Pior colheita é a daquele que com medo de perder permanece passivo!
Se os nossos sentimentos e pensamentos vão melhorar as condições astral e mental do planeta que habitamos, é lógico que a evolução de uma humanidade se desenvolve tanto individual como coletivamente. - Assim como um de nossos órgãos que esteja doente prejudica os outros, também cada indivíduo que compõe a sociedade e se degenera está contribuindo para o prejuízo geral. Da mesma forma, cada indivíduo que se destaque socialmente e se torne um pioneiro de ideias ou ações que favoreçam a execução do plano estabelecido por Deus para os homens estará colaborando na melhoria social e auxiliando a redenção do mundo. Na menor palavra, sentimento ou pensamento bom ou mau, ele está movimentando a matéria de qualquer um desses planos da Personalidade e criando karma.
A ação e reação do karma agem independentemente nos três planos/corpos/mundos: o físico, o emocional e o mental ou ação, sentimento e pensamento. Daí a existência de karma físico, emocional e mental, que podem diferir entre si:
Se um indivíduo dá uma esmola apenas com a mão sem sentir a dor do humilde que se arroja aos seus pés nem lhe dirigir um pensamento de amor e simpatia, podendo mesmo desejar livrar-se dele, fez naturalmente um bom karma material. O que ele deu lhe será devolvido em condições materiais favoráveis, pois a Lei age direta e independentemente em cada plano; mas tendo endurecido o mental e o astral, serão ruins seus karmas astral e mental, trazendo-lhe deficiências mentais e morais para a próxima existência. É por esta razão que encontramos pessoas ricas e infelizes, limitadas moral e mentalmente. O mesmo se dá com pessoas pobres, com o coração cheio de amor e desejosas de dar aquilo que não possuem.
Dos três karmas, o que merece nossa maior atenção é o mental. Como a matéria do plano mental é mais sutil, ela age com mais rapidez do que a astral e a física; portanto é mais fácil realizar bom karma mental do que os outros, mas também é mais fácil realizá-lo mau. O homem pensa, sente e age ao mesmo tempo, mas foi o pensamento que, embora inconscientemente, guiou o sentimento e a ação.
Um indivíduo com mau karma físico ou emocional, porém com boas possibilidades mentais, poderá vencer o karma com toda a rapidez; ao passo que o dotado de bom karma físico e emocional mas limitado mentalmente terá que pagar "olho por olho e dente por dente" até que seja capaz de atuar mentalmente para modificar as suas condições físicas e emocionais.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial