Neal Cassady, O Primeiro Terço 1968 1971
Recomendo.
Neal Cassady (1926-1968) é o herói insano que inspirou Kerouac a criar On the Road. Sem dúvida o beat mais genuíno de todos os tempos, Cassady narra aqui o "primeiro Terço" de sua vida: as desventuras de um garoto desamparado, criado entre vagabundos no árido Oeste americano, às voltas com reformatórios e pequenos furtos.
Quanto aos dois terços restantes, Cassady morreu (de overdose, à beira dos trilhos de uma ferrovia no México) antes de poder redigi-los. Perdido durante muitos anos, esse manuscrito foi encontrado em gavetas esquecidas, em 1969, e publicado pela editora City Lights, do poeta Lawrence Ferlinghetti, em 1971.
Quem leu On the Road e conhece a geração beat sabe o papel definitivo que Cassady ocupa no livro-chave e no movimento que se seguiu. Neste volume são publicadas também várias cartas e fragmentos escritos por Neal: neles estão narrados os primeiros encontros com Allen Ginsberg e Jack Kerouac, as prisões, os roubos de carro, os paraísos artificiais e até um pequeno e precioso ensaio, "História da Geração Hip".
Marcadores: 1968, 1971, LIVROS, NEAL CASSADY, O Primeiro Terço, RECOMENDO, The First Third
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial