quinta-feira, 15 de junho de 2017

Emissões de metano aceleram aquecimento global mais que CO2

O gás é muito mais potente do que o dióxido de carbono como agente responsável pelo efeito estufa: ele retém 28 vezes mais calor [do que o CO2], assim acelerando as mudanças climáticas.

[...]

Uma questão interessante para os climatologistas e ambientalistas é de quem realmente é a culpa pelas altas emissões de metano dos últimos anos. Fontes naturais são, por exemplo, processos de putrefação em pântanos e outras áreas úmidas. No setor da pecuária, o metano é produzido no estômago das vacas. Ele também é liberado por plantações de arroz e aterros sanitários. Além disso, pode vazar de campos de petróleo e gás e de gasodutos.

[...]

Stephanie Töwe, ativista de agricultura sustentável do Greenpeace, diz não se surpreender com os resultados do estudo: "A agricultura desempenha um papel cada vez mais importante nas negociações climáticas, porque a pecuária é a maior fonte de metano." Não se trata apenas do maior número de animais, mas também das grandes quantidades de esterco armazenadas ou utilizadas incorretamente.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial