sábado, 24 de dezembro de 2016

Fonte da Juventude

Alternativas para combater desnutrição e obesidade no Brasil inspiram o documentário Fonte da Juventude, nova série do ‘Fantástico’

1º Episódio: As plantas que você pode comer e não sabia
2º Episódio: Crianças passam por alfabetização alimentar; entenda
3º Episódio: Rótulos podem confundir mais do que esclarecerem
4º Episódio: A produção de orgânicos em larga escala

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que a população mundial está cada vez mais obesa e que nas próximas duas décadas a má alimentação será responsável por 80% das causas básicas das doenças. Neste cenário alarmante, o consumo de frutas, legumes e verduras é um dos principais indicativos de um modo de vida saudável. O problema é que 90% das crianças do mundo não comem estes alimentos como deveriam. E, pela primeira vez na história, a expectativa de vida delas é menor que a de seus pais. O ‘Fantástico’ estreia no próximo domingo, dia 11, a nova série ‘Fonte da Juventude’, que desvenda o quadro alarmante de má nutrição no país, chamando a atenção para a biodiversidade na alimentação como alternativa para combater a desnutrição e a obesidade. Com direção de Estevão Ciavatta e narração de Regina Casé, ela mostra, em quatro episódios, os benefícios de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes para a promoção da saúde. O material é parte de um documentário, homônimo à série, que será lançado nos cinemas em 2017.

Com este amargo cenário em mente, o autor e diretor Estevão Ciavatta viajou pelos quatro cantos do Brasil a procura de histórias de famílias e comunidades que venceram os desafios de ter uma alimentação saudável usando ingredientes da flora brasileira. Nesta imersão, descobriu que a biodiversidade aliada ao resgate da nossa identidade cultural alimentar é o melhor caminho para a longevidade. Este conhecimento sobre o consumo de espécies nativas locais, passado de geração em geração, se torna um poderoso aliado para viver mais e melhor. “Sem restringir dietas, ou mesmo dar receitas, o documentário apresenta a biodiversidade como a chave para conhecermos os segredos da Fonte da Juventude”, diz Ciavatta, ressaltando que os episódios traçam um retrato dos hábitos alimentares dos brasileiros e comprovam que é possível ter uma nutrição saudável no país.

O primeiro episódio de ‘Fonte de Juventude’ lança um desafio: como comer bem independente da sua classe social. Os demais abordam a temática com foco na educação, saúde e meio-ambiente. Sempre mostrando a opinião de especialistas e trazendo exemplos de pessoas que encontraram soluções para ter uma alimentação saudável em suas mesas.

Fonte da Juventude’ é uma iniciativa do Novos Urbanos, plataforma de inovação social, e uma produção da Pindorama Filmes. Se tornou uma campanha de mobilização com objetivo de estimular o consumo de mais frutas, legumes e verduras. Com o apoio da Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, após a exibição na TV aberta e no cinema, o documentário será transformado em material educativo para ser usado nas escolas.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial