sábado, 15 de novembro de 2014

Ram Bahadur Bomjon ou Palden Dorje, o "novo Buda"

Adolescente no Nepal foi considerado o novo buda depois de ter ficado meses sem comer e beber.
Ram Bahadur Bomjon em meditação (Nepal, 2006).

Palden Dorje, nome budista de Ram Bahadur Bomjon, (Ratanapuri, Nepal, 9 de abril de 1990) é um jovem budista nepalense que vem recebendo milhares de visitantes e a atenção da mídia por estar meditando durante meses seguidos sem, aparentemente, consumir alimentos ou água.

Dorje iniciou a sua meditação em 16 de maio de 2005, desapareceu de sua cidade em 11 de março de 2006, reaparecendo em outra localidade do Nepal em 26 de dezembro de 2006. Desapareceu novamente em 8 de março de 2007. Em 26 de março de 2007, foi encontrado por inspetores da polícia, meditando dentro de um fosso quadrado de sete pés de profundidade, em um outro ponto de Ratanapuri.

Em um documentário produzido pela Discovery Channel, Dorje foi filmado meditando ao lado das raízes de uma imensa árvore por cinco dias consecutivos, tempo que acredita-se que o ser humano é capaz de sobreviver sem consumo de água. Além da Discovery Channel comprovar que ele sequer se moveu durante esse período, especialistas em nutrição ficaram pasmos com o fato de que sua pele não ficou ressecada e que, mesmo estando a no máximo 15 graus Celsius (e talvez abaixo de zero durante a noite), por vezes gotas de suor escorriam pelo seu rosto.

Em 19 de Janeiro de 2006, as suas vestes pegaram fogo espontaneamente, mas nenhum vestígio de queimaduras foi encontrado no seu corpo apesar de prolongados minutos de exposição ao fogo, conforme testemunha um vídeo recolhido pelos seus fiéis em Bara.

Pregação pública em 2007
No dia 2 de Agosto de 2007, Palden Dorje dirigiu-se a uma multidão na floresta Hallori no distrito Bara, Nepal do Sul. Um aviso sobre a pregação do menino foi transmitido por uma estação de rádio local, e o comitê também convidou pessoas por telefone. Aproximadamente três mil pessoas reuniram-se no local.7 8

Trecho de seu discurso:

"Estou meditando no desapego deste mundo caótico do oceano da emoção, no nosso desinteresse da raiva e tentação, sem sair do caminho por um só momento, estou renunciando a minha própria ligação à minha vida e a minha casa para sempre, estou trabalhando para salvar todos os seres vivos. Mas neste mundo indisciplinado, a prática da minha vida é reduzida ao mero entretenimento.

Jamais ofereça obstáculos, raiva e descrença, no caminho da missão da minha meditação. Só lhes estou mostrando o caminho; vocês devem buscá-lo em vocês próprios. Quem serei, o que farei, os dias próximos revelarão. A salvação humana, a salvação de todos os seres vivos, e a paz no mundo é o meu objetivo e o meu caminho." “Namo Buda sangaya, Namo Buda sangaya, namo sangaya.”

Pregação Pública em 2008
Um trecho extraído do discurso de Palden Dorje, registrado em vídeo e ocorrido em novembro de 2008:9

"Apesar de haver tantas ideologias e religiões, eles estão falando todos sobre a mesma coisa. Os seres humanos são incapazes de ver além das suas religiões e ideologias. Alguns obstinadamente seguem as suas religiões só para descobrir que se arrependem de sua vida inteira. Embora os textos religiosos pareçam ser diferentes, eles personificam as mesmas idéias.

Hoje estamos à procura de um fim à violência e o caminho à bondade amorosa. Ainda assim, isto não é encontrado em lugar algum e hoje pessoas estão assustadas, aterrorizadas e sem paz. Elas são impelidas à agitação devido ao seu materialismo.

Se a geração em guerra pode ser modificada pelo meu caminho de meditação, então o mundo pode ser transformado. Trarei à luz os muitos textos budistas e o caminho de sabedoria pela meditação. A idéia da conexão Maitri entre o eu e o mais alto Eu, mesmo no mundo de hoje, está lentamente enraizando.

O Kali Yuga (era) causou fraqueza e falta de respeito e devoção entre seres humanos. As pessoas esqueceram a conexão entre o si-mesmo e o Eu mais alto, devido à perseguição de prazeres passageiros. Um dia todas as tais inclinações ao prazer temporário e ao materialismo desaparecerão de nossas religiões.

Para liberar todos os seres sensíveis e mostrar o mundo o caminho à paz, falarei a todos os seres humanos e os seguidores espirituais dos ensinos do Dharma sobre a sabedoria e compreensão da conexão Maitri.

Já dediquei a minha vida pelo bem de seres sensíveis indefesos. Que eles possam ser esclarecidos, iluminados, pela presença desta sabedoria que liga todos os seres sensíveis em conjunto. Este Grande Veículo, o Yampa Dharma, não é só para mim. É para a libertação de todos os seres indefesos.

Estive meditando com muita dificuldade, e me tornei professor de todo o Dharma ou o primeiro Dharma de todos, o Srawan Dharma. O primeiro dharma é o Dharma Universal (lei universal). O outro dharma (objetivo de vida) é o voto do Bodhisattva: conduzir todos os seres sensíveis indefesos à libertação. Maitreya Buda é manifesto em centenas de Jimphen Budas (aqueles que manifestam Maitri)

O mundo inteiro e a nossa filosofia vai se modificar e melhorará, no instante em que forem vistos do ponto de vista da meditação. Uma vez que a visão modifica-se, os seres sensíveis não podem ser mais infelizes ou maus. Assim o mundo inteiro pode modificar os seus caminhos. Com a orientação própria, será dado a seres sensíveis indefesos a graça para ganhar a sabedoria do caminho à liberação. Esta é a forma de conhecimento Maitri "não-ser", que liberta e dá poderes milagrosos."

Mais informações 2

Documentário "The Boy with Divine Powers" ("Novo Buda") da Discovery Channel

Em português


Em Inglês


Mais informações, como vídeos, biografia e ensinamentos

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial